+ Responder ao Tópico



  1. #1
    mruas
    Visitante

    Padrão Tecnologia Para Todos!!!

    Andei observando os post's sobre o WIMAX, que vai quebrar muitos provedores de pequeno e médio portes, acredito que a união faz a força, sou pequeno provedor também e por isso abro esse tópico, ao meu ponto de vista isso é cartel tecnológico, não sou contra o desenvolvimento tecnológico, desde que ele traga benefício para todos, pra quê pagamos por uma licença caríssima, nos sujeitamos às exigências absurdas da ANATEL e quando ela bem entende, licita uma frequência pra uma determinada tecnologia que vai pôr por terra o investimento de centenas de provedores no País, onde estão REDE NETWORKS, ABRANET, GLOBALINFO, e por aí adiante, porque temos tb que ficar calados só esperando que eles tomem partido por nós, por fim, proponho uma ação junto ao Ministério Público Federal, ou se estiver falando besteira, que seja pra qualquer outro Ministério, obrigando aos fabricantes dessa tecnologia a extender sua produção também para as frequências livres e com preços compatíveis, assim que venham as TELES, todos os enteressados com certeza tem acesso à bons advogados, vamos amadurecer essa idéia, e começarmos a bater neles tb, movemos ações que se não impedirem a licitação dessas frequências, que pelomenos protele até que consigamos ser ouvidos. VAMOS À LUTA COMPANHEIROS!!!! Jacaré que não se cuida, vira bolsa de madame.

  2. #2
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Não quero defender a Anatel, muito pelo contrário, sou totalmente contra alguns desmandos que ocorrem por parte da mesma.

    Mas nessa questão de WiMax e as frequências liberadas para leilão (3.5 Ghz e 10.5 Ghz) desde o ano passado a mesma está brigando para que as operadoras (incumbents) não possam participar do leilão em suas regiões de atuação, mas até agora é voto vencido junto ao STF ou STJ (não lembro o certo) e ao MiniCom e o Sr. Ministro Hélio Costa.

    A Anatel tenta proteger, pelo menos o mínimo, contra a concorrência desleal e o monópolio dessa área de telecomunicações.

    Quanto aos fabricantes de equipamentos de RF para WiMAX, provavelmente trabalharão com frequências públicas, mas em menor volume que os de freqüência privada.

    Quanto à união e ações públicas, procure a Abramulti e/ou Manoel Santana que há algum tempo eles estão nesta batalha.

    Quanto à união entre provedores pequenos, sinceramente, nem nas associações eu vejo isto acontecer, para compra conjunta e negociação de LINKs em maior volume, que é algo básico.

    Mas é uma idéia que se funcionasse, realmente seria bom para todos, usuários e provedores.

  3. #3
    Avatar de marcelomg
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    São Lourenço do Sul, Brazil
    Posts
    1.471

    Padrão

    Já temos produtos 802.11n como o Gateway Wireless 802.11n 300 Mbps N-Draft (TEW-631BRP)
    e a Atheros XSPAN
    nesse link demostra a penetração de um sinal em comparação com a 802.11 g
    Atheros XSPAN :: Atheros XSPAN

    To loco pra testar essa tecnologia em otdoor, só q fico perdido pq são 3 antenas nesses routers.
    Última edição por marcelomg; 24-01-2007 às 13:31.

  4. #4
    mruas
    Visitante

    Padrão

    Realmente, vc tem razão, a culpa é mais nossa que deles, estão vendo nossa desunião e imaturidade comercial, e vão tirar proveito disso... vou entrar em contato com a ABRAMULTI, não sou dono do mundo, mais sou parte dele se somar a mais outra parte quem sabe podemos criar algo seguro pra nossa sobrevivência, já a ANATEL, bom, quem poderá nos defender!

  5. #5
    mruas
    Visitante

    Padrão

    Estes equipamentos já são homologados, podem ser adquiridos por provedores? Ou a coisa ainda está prematura... pelo menos é uma luz no fim do túnel!

  6. #6
    Avatar de marcelomg
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    São Lourenço do Sul, Brazil
    Posts
    1.471

    Padrão

    Citação Postado originalmente por mruas Ver Post
    Estes equipamentos já são homologados, podem ser adquiridos por provedores? Ou a coisa ainda está prematura... pelo menos é uma luz no fim do túnel!
    Amigo isso não é o Wimax é o 802.11n mas tem performance muito parecida com o Wimax, ainda não tem a certificação do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers Inc.) a vantagem é que pode chegar a 600 mbs e é compatível com o 802.11 b/g, ou seja vc pode ter clientes no ponto de acosso conectados a 11 mb com placas wifi 802.11b e outros a 100 mbs conectados com equipamentos 802.11n a performance em 802.11 b/g não muda, o legal disso é a interoperabilidade dos protocolos, em 802.11n a necessidade de visada direta diminui muito pq as canaletas são de 40 mhz e tem 256 sub portadoras contra 64 do wifi tradicional, esse numero de sub portadoras é o mesmo do Wimax, o que me deixa muito motivado a testar isso em outdoor podendo usar a mesma estrutura de antenas cabos etc... tudo em 2.4 ghz.

  7. #7
    mruas
    Visitante

    Padrão

    Estou me preparando para fazer alguns investimentos no meu pop, já cotei um pra atender 400 clientes usando 4 painéis setoriais da hyperlink de 17,8dbi e 2 AP's Link Power mod. AP2200, já possuo um pop com mesmas antenas e rádios AP2000, não tenho nada a dizer deles, poderia usar um desses pra conecções corporativas, usando as mesmas antenas, porém qual aparelho seria a ponta do cliente?