+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Tecnologia Mesh: uma solução?

    Teoricamente, trata-se do melhor sistema Wi-Fi até o momento, ao que poderia começar a ser utilizado pelos provedores.
    Pelo que entendí, apenas com uma alteração no protocolo de comunicação, (como alteração no firmware ou implementação de software no Mikrotik), já poderiamos tirar vantagens desse novo sistema.
    Estive lendo vários artigos a respeito desse novo conceito de Wi-Fi, mas apesar de tudo ainda me paira algumas dúvidas:
    .
    1 - Todos os equipamentos envolvidos utilizam o mesmo canal, ou ao repetir o sinal, cada um repete em canal diferente?
    .
    2 - Porquê a Mikrotik - apesar de tão avançada- ainda não implementou tal protocolo em seu SO? Isto seria possível, talvez até em breve?
    .
    3 - Será que algum expert do Under-Linux seria capaz de tal proeza, implementar esse sistema (veja no site OLSR) no Mikrotik?
    .
    Para os que ainda encontram-se desisformados a respeito dessa tecnologia, segue alguns links, lembrando que basta buscar no "Google" para encontrar mais uma infinidade de assuntos relacionados.
    .
    teleco.com.br
    Sala de leitura
    [ O L S R . O R G ]
    FrontPage - MeshCube Wiki
    .
    Acho o assunto por demais interessante a todos, e conto com a troca de conhecimentos entre todos que puderem cooperar com informações e explanações a respeito!

  2. #2
    Avatar de marcelomg
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    São Lourenço do Sul, Brazil
    Posts
    1.471

    Padrão

    Video aula da RNP
    http://200.19.119.112:9998/redeMesh.wmv
    COLE NO SEU PLAYER PREFERIDO.

  3. #3

    Padrão

    Bom pessoal eu estou estudando esses equipamentos ja a varios meses estou tentando uma solução...

    Bom esses sim são os mais legais vou postar exemplos e esperiencias

    1º esses equipamentos tiveram o preço reduzido por causa do imposto que hoje é de 1%, o governo federal reduziu o preço para esses equipamentos com essa tecnologia..

    2º O Mikrotik sim vai imprementar o protocolo para rede mesh mais vai ser o protocolo proprietario e só vai estar disponivel na versão 3.0 dele ou acimas dessas

    3º Acho que a grande questão vai ser a anatel como ela vai entender cada NÓ de rede... vai ter que ter licença para cada radio se vc tiver 20 radios vai ter que ter licença como se fosse um base

    4º Ja existem muitas empresas fazendo isso e uma outra maneira é fazer caseiro mesmo com radios Linksys com filmware alterado.

  4. #4

    Padrão

    eles trabalham em canais diferentes mais alguns tem o poder de fazer a troca de canal sozinho pra se livrar de interferencia.........

  5. #5
    Avatar de marcelomg
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    São Lourenço do Sul, Brazil
    Posts
    1.471

    Padrão

    é isso ai pessoal, vamos continuar com nosso debate, quem tiver + informações contribua com o tópico.

  6. #6

    Padrão

    Marcelo, o link da video aula, está quebrado ?

  7. #7
    Avatar de marcelomg
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    São Lourenço do Sul, Brazil
    Posts
    1.471

    Padrão

    Citação Postado originalmente por rps67 Ver Post
    Marcelo, o link da video aula, está quebrado ?
    Não, isso não é um link é uma simples url para o streaming, vc tem que copiar e abrir no windows media player ou winamp.