+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Unhappy Desempenho do cartão Atheros no Mikrotik

    Pessoal estou tendo um problemão com o Mikrotik.

    Eu tinha 6 Star-os na minha rede, todos os clientes com pppoe + ou - 300.

    Como estava tendo problema com travamento resolvi trocar para Mikrotik, no Star-os com 50 clientes on-line, o meu cartão (cliente) dava 6 Mbps de traoput e sempre pingando de 1 a 10 ms, apenas tirei o star-os e coloquei Mikrotik, bem parou de travar mas o cartao com 40 clientes agora da apenas 1.2 Mbps e com esse trafego o ping vai para 600 ms poxa ta uma carroça e a mecanica das maquinas e cartoes é a mesma, tudo P4 2.8 com 2 cartoes atheros 1 AG 530 A3 e outro (atendendo cliente) AG 530 A5.
    Sera que todos os meus clientes pegaram virus so de trocar de star-os para Mikrotik?( rsrsrsrsr) ou o Mikrotik é uma droga para gerenciar cartao? Penscei em ver se nao tem como atualizar o firware da plaquinha (atheros) ou talvez o drive do Mikrotik pois o cartao que atende cliente e o chiset 5413 e em drive reconhece como 5212 acho que pode estar tendo algum problema nesse ponto, tem alguem ai que possa me dar uma mão, se for o caso preciso ate de uma consultoria em meu provedor, que possa resolver o meu problema.

    caso precise de mais informações favor perguntar


    Aguardo resposta
    Muito obrigado pela atenção desde já.

  2. #2
    voidmain
    Visitante

    Padrão

    Realmente estranho, eu não tenho experiência com MikroTik rodando junto das interfaces Wireless. Eu uso APs ligados ao MK via Ethernet, mas o que posso ver é que a melhor opção para trabalhar com o MK seriam essas Atheros como o colega disse que usa. Gostaria que alguém te ajudasse, pois estou pensando em migrar para este modelo e não gostaria de ter uma surpresa desagradável como esta. Mas só pra saber, qual a versão do MK que vc usa?? Se for licenciada, qual o level??

    Pessoal do fórum, vamos ajudar o colega e outros que tenham a mesma dúvida...

    Abraços e boa sorte!

  3. #3

    Padrão Res...

    2.9.27 level 6 crack, mas ja tentei outras tipo v3 ou 2.9.38 licenciado e é tudo a mesma coisa ( nesse aspecto)

  4. #4
    Avatar de marcelomg
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    São Lourenço do Sul, Brazil
    Posts
    1.471

    Padrão

    Amigo, primeira coisa que vc deve perguntar é a si mesmo... qual é o meu conhecimento com o Mikrotik?
    Pq se vc pesquisar aqui no fórum, muita gente consegue um desempenho excelente com o Mikrotik, analise suas configurações, estrutura em geral, rede elétrica antenas, sou fâ do Mikrotik e do chipset Atheros pq conheço todo potencial dessa maravilhosa ferramenta que veio para ajudar em muito o dia a dia de nos administradores de rede.

  5. #5

    Smile Star-os e Mikrotik

    Citação Postado originalmente por marcelomg Ver Post
    Amigo, primeira coisa que vc deve perguntar é a si mesmo... qual é o meu conhecimento com o Mikrotik?
    Pq se vc pesquisar aqui no fórum, muita gente consegue um desempenho excelente com o Mikrotik, analise suas configurações, estrutura em geral, rede elétrica antenas, sou fâ do Mikrotik e do chipset Atheros pq conheço todo potencial dessa maravilhosa ferramenta que veio para ajudar em muito o dia a dia de nos administradores de rede.
    Boa Noite colega.

    Vou te informar qual o problema, para que reflita sobre o que acontece.

    Utilizo PPPoE em 100% do meus clientes, dai como vc ja sabe o pppeo faz um encapsulamento de dados da interface do cliente para a de ponto a tonto, o Mikrotik tem uma dificuldade al fazer esse processo pois perde muito tempo e processamento do cartão.

    Solução: Agilizar esse processo ou aumentar o processamento do "cartão" ( nao tem nada a ver com processamento de maquina).

    So que nao sei como fazer porque nao sou conhecedor profundo do Mikrotik.

    me desculpa a verdade, pois as vezes doi. sempre fui fã do Star-os e derrepente me vejo em ma situação, 6 torres travando 4 vezes por dia ( OBS maquinas diferentes com antenas diferentes) pedi suporte aos desenvolvedores do Star-os, me mandarão limpar as memorias das maquinas que poderiar estar sujas... O que eu fiz troquei de sistema pois no email que mandei a ele disse que ja tinha feito de tudo trocado antenas, cabo, placa e maquina so faltava trocar de sistema e foi o que fiz, resolvel quase todos os meus problemas so fiquei pendente no desempenho do cartao, onde ja testei os seguintes cartões:
    AG 530 a3
    AG 530 a5
    urbiquit sr2
    CM9
    G 520 b1
    G 510 *

    E todos apresentarão o mesmo problema acima relatado.

    entendo seu fanatismo por mikrotik e um sistema fantastico, mas como todos nos ja sabemos tem falhas. Nao estamos aqui para aponta-las mas sim para para resolve-las e é por isso que estamos aqui...

    Muito obrigado pelo post valeu
    Última edição por milbr.net; 06-01-2007 às 19:29.

  6. #6

    Padrão

    apenas uma coisa , sobre como o mk reconhece os chipset da atheros , o 5413 que aparece encima da placa wireless nao e o chipset e sim o chip receptor/tx e que eses chip chamados one chip ten dentro deles o chip 5212, algumas placas que tem o transeptor separado do chipset aparecem os dois 5212 e 51xx ou algo assim, acredito que seja alguma configuracao, mas ahi ainda nao posso ajudar , ja que estou engatinhando no MK.Vc ja tentou fazer um tester de troughput direto de uma maquina sem clientes conectados.

  7. #7

    Padrão

    Eu uso o star-os e não tenho de que reclamar dele, uso com adaptadores ricoh, e agora estou migrando para o star-os V3 pq o V2 não trabalha com bem com chipset atheros, montei 2 pops com o V3 essa semana e ta tudo zerado para os clientes estou mandando com a dwl 520 e para o ptp a ag 530 v5, cara ta muito bom o trafego muito bom mesmo, eu ja tentei usar o mikrotik e tive problemas com a atheros 5212, ai desanimei ficava subindo na torre direto travava muito, mas tem muita gente que usa e não tem problema, cada um forma uma conceito de trabalhar e se adapta melhor, eu me ajustei com o star-os e não mudo mais.


    Ale

  8. #8
    Avatar de marcelomg
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    São Lourenço do Sul, Brazil
    Posts
    1.471

    Padrão

    Amigos, desculpe se fui radical mas acho que condenar um sistema como o Mikrotik ou a Atheros não ta certo, mas como usuário do Mikrotik constato também travamentos aparentemente inexplicáveis.
    Mas todos problemas que tive consegui resolver com a ajuda do pessoal aqui e agradeço muito ao Under-Linux.
    Mas é isso ai, véio, da uma checada nas suas configurações, sabe meu MK travava com uma regra simples de bloqueio de vírus, não tem muito sentido mas acontece.

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por emaildoxandy Ver Post
    Eu uso o star-os e não tenho de que reclamar dele, uso com adaptadores ricoh, e agora estou migrando para o star-os V3 pq o V2 não trabalha com bem com chipset atheros, montei 2 pops com o V3 essa semana e ta tudo zerado para os clientes estou mandando com a dwl 520 e para o ptp a ag 530 v5, cara ta muito bom o trafego muito bom mesmo, eu ja tentei usar o mikrotik e tive problemas com a atheros 5212, ai desanimei ficava subindo na torre direto travava muito, mas tem muita gente que usa e não tem problema, cada um forma uma conceito de trabalhar e se adapta melhor, eu me ajustei com o star-os e não mudo mais.


    Ale
    Obrigado colega, o star-os tem uma falha que nos descobrimos que é o programa P2P ares, com protocolo warez.

    Toda vez que abriamos esse programa travava o micro e viemos descobrir que era pau da versao 2 e ja foi resolvido... porem se usa cartao pcmcia vc nao vai ter esse problema o problema que vai encontrar e o famoso reseting do cartao o sinal dos clientes some e depois aparece.
    Mas opinei por Mikrotik e nao Star-os pelo firewall ( é muito maus facil e mais completo que o star-os) e seus queues que tem, marcação de pacote que o star-os nao tinha ate a versão 3 chegar. sem falar o travamento por causa do warez esses 3 foram os motivos das trocas. ( isso depois de ter tentado muito suporte atualisações entre outras coisas)...


    Valeu pelo post!!!!

  10. #10

    Lightbulb

    Citação Postado originalmente por johnicar Ver Post
    apenas uma coisa , sobre como o mk reconhece os chipset da atheros , o 5413 que aparece encima da placa wireless nao e o chipset e sim o chip receptor/tx e que eses chip chamados one chip ten dentro deles o chip 5212, algumas placas que tem o transeptor separado do chipset aparecem os dois 5212 e 51xx ou algo assim, acredito que seja alguma configuracao, mas ahi ainda nao posso ajudar , ja que estou engatinhando no MK.Vc ja tentou fazer um tester de troughput direto de uma maquina sem clientes conectados.

    Já sim sem o PPPOE ele faz 4.5 Megas de troughput com PPPOE faz 1.2 Megas esse e meu problema ja mudei todos os tipos de opçoes corrspondente mas infelizmente nao da mesmo queria saber se alguem sabe como suavisar de alguma forma esse encapsulamento de pacotes que ele faz para aliviar o cartao...


    Valeu pelo post Obrigado!!!!!

  11. #11

    Padrão

    Tente identificar onde estar o gargalo se é no ptp, ou no pppoe, coloque o mk com servidor de ftp e baixe arquivos dos pontos remotos, isolando o problema fica melhor de resolver.

    Vc so falou a quantidade que tem de mk e não citou a estrutura.
    Cada mk vc utiliza como concentrador pppoe?
    Como e feito o ptp, wds, roteamento.. tunel pppoe....

    Se pode pagar, procure um consultor.


    Citação Postado originalmente por milbr.net Ver Post
    Já sim sem o PPPOE ele faz 4.5 Megas de troughput com PPPOE faz 1.2 Megas esse e meu problema ja mudei todos os tipos de opçoes corrspondente mas infelizmente nao da mesmo queria saber se alguem sabe como suavisar de alguma forma esse encapsulamento de pacotes que ele faz para aliviar o cartao...


    Valeu pelo post Obrigado!!!!!

  12. #12

    Smile

    Citação Postado originalmente por oyama Ver Post
    Tente identificar onde estar o gargalo se é no ptp, ou no pppoe, coloque o mk com servidor de ftp e baixe arquivos dos pontos remotos, isolando o problema fica melhor de resolver.

    Vc so falou a quantidade que tem de mk e não citou a estrutura.
    Cada mk vc utiliza como concentrador pppoe?
    Como e feito o ptp, wds, roteamento.. tunel pppoe....

    Se pode pagar, procure um consultor.
    Boa Tarde colega.

    A minha estrutura e muito simples, os MT estao com 2 placas AG530 uma atende cliente e a outra faz 5.8 para o provedor que tambem tem um MT mas fazendo apenas rotiamento sem banda nem FW nem nada entendeu.
    fiz o teste agora mesmo e nao importa se é para o MT o ftp ou para o servidor la embaixo, continua na mesma performance acima citada.

    caso tiver alguem para dar suporte por favor me indique ou me mande um email dele que quero suporte sim caso ele resolva estou disposto a pagar...

    Obrigado pelo post valeu!!!!!

  13. #13

    Padrão

    Bom, então seu problema e os ptp, quanto de snr ta dando os seus ptp? e a quanto esta conectado? veja se tem variação... e tente trocar o canal.. observer nas antenas que vc utiliza as faixa que ela trabalha e veja se vc nao setou na banda fora da faixa que ela foi projetada.

    Quanto ao consultor tem o sergio aqui do forum que e muito bom e presta consultoria a provedores.


    Citação Postado originalmente por milbr.net Ver Post
    Boa Tarde colega.

    A minha estrutura e muito simples, os MT estao com 2 placas AG530 uma atende cliente e a outra faz 5.8 para o provedor que tambem tem um MT mas fazendo apenas rotiamento sem banda nem FW nem nada entendeu.
    fiz o teste agora mesmo e nao importa se é para o MT o ftp ou para o servidor la embaixo, continua na mesma performance acima citada.

    caso tiver alguem para dar suporte por favor me indique ou me mande um email dele que quero suporte sim caso ele resolva estou disposto a pagar...

    Obrigado pelo post valeu!!!!!

  14. #14

    Padrão

    Citação Postado originalmente por oyama Ver Post
    Bom, então seu problema e os ptp, quanto de snr ta dando os seus ptp? e a quanto esta conectado? veja se tem variação... e tente trocar o canal.. observer nas antenas que vc utiliza as faixa que ela trabalha e veja se vc nao setou na banda fora da faixa que ela foi projetada.

    Quanto ao consultor tem o sergio aqui do forum que e muito bom e presta consultoria a provedores.
    Meu amigo poderia explicar o que é ptp e snr e como posso encontrar essas opções pois desconheco estes itens.
    Desculpe a ignorancia e muito obrigado pelo post valeu!!!!

  15. #15

    Padrão

    Apenas aproveitando o tópico.

    Usar PPPoE, consome mais recursos da máquina ou do cartão/placa pci ?
    Será que quando eu tiver uns 250 clientes, o MK não vai aguentar fazer PPPoE ??

    Abraços

  16. #16

    Padrão

    Maquina, alem de dar mais seguranca a tua rede desta forma vc economisa os cartoes ja que nao vai trafegar nda em "brodcast"


    Citação Postado originalmente por alamdias Ver Post
    Apenas aproveitando o tópico.

    Usar PPPoE, consome mais recursos da máquina ou do cartão/placa pci ?
    Será que quando eu tiver uns 250 clientes, o MK não vai aguentar fazer PPPoE ??

    Abraços

  17. #17

    Padrão

    Vou te passar uma msg em pvt do consultor ele vai te ajudar.. ptp e o enlace entre sua base e a repetidora e snr e o nivel de sinal..

    Citação Postado originalmente por milbr.net Ver Post
    Meu amigo poderia explicar o que é ptp e snr e como posso encontrar essas opções pois desconheco estes itens.
    Desculpe a ignorancia e muito obrigado pelo post valeu!!!!

  18. #18

    Padrão

    Citação Postado originalmente por oyama Ver Post
    Maquina, alem de dar mais seguranca a tua rede desta forma vc economisa os cartoes ja que nao vai trafegar nda em "brodcast"
    Vlw amigo.
    Hoje coloco nas pci um IP tipo 192.168.100.25, que não dá em nada, não navega etc.., já o PPPoE atribui sim um IP correto pro cara.

    Desse jeito tá rolando broadcast na minha rede ? será ? heheh

    Abraços