+ Responder ao Tópico



  1. #1
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão Devo aumentar meu link?

    Primeiramente aos moderadores: postei aqui porque a maioria dos usuários do grupo é provedor de internet e tem experiência no assunto...

    Estou com um link de 2 mb Ip Dedicado da Brasil Telecom, atendendo cerca de 350 clientes, a maioria com 128k e alguns com 256k. Abaixo segue meu MRTG do roteador, o que vcs acham? Está na hora de pedir aumento de link? Se sim, o q seria mais interessante, mais 2 mb no mesmo roteador (Cisco 1721) ou outro link de 1,5 mb?
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         dia.png
Visualizações:	179
Tamanho: 	4,4 KB
ID:      	168   Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         semana.png
Visualizações:	154
Tamanho: 	5,1 KB
ID:      	169  

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         mes.png
Visualizações:	142
Tamanho: 	5,3 KB
ID:      	170  

  2. #2
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    olha vc pode colcoar mais 1 mb no mesmo roteador ou ate 512

    para suprir a falta de alguns kbps

  3. #3

    Padrão

    A BRTO nao disponibiliza link por demanda? se tiver, deve ser mais barato e vc pede essa demanda no horario de pico de seu provedor, das 10am as 10pm.

    pedei ai uns 512mb a mais e vai analizando... se precisar de mais pede mais 512 e por ai vai...

  4. #4
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Eles não tem esse esquema de demanda, axo que pra pequenos links assim. Eu atendo 7 cidades, sendo a maior de todas a minha mesmo.. Pelo que estive analisando, esses 2 mb atuais chegam para minha cidade, então estou pensando em contratar mais 1,5 mb pra atender as outras cidades, desta forma separando as redes.

  5. #5

    Padrão

    Segunda feira a demanda e bem maior, o bom e monitorar seu link como vc esta fazendo e fazer uma proporção user/link para nao deixar cair o padrao.., sobre a velocidade acho que tu vai ter que fazer balancemento(nao e o bixo da cara preta para o cisco) dai vc coloca 2 link de 1.5 como o amigo falou.

  6. #6

    Padrão

    com certeza esta na hora.. tenta manter a fração.. 100 users por mega !!

    esse mes tentei apoiar no meu squid... consegui até um certo ponto.. apos um certo numero de usuarios... a situação ficou feia...


    imagina que o grafico do mrtg sao MEDIAS entre 5 minutos... entao para o grafico estar chegando a 100% durante a tarde.. é que seu link ja esta saturado.. procure manter seu link até 90% .. quando começar a bater 90% .. ja providencie upgrade...

  7. #7

    Padrão

    Este cisco faz balanceamento sim, mas acredito que o Alexandre não queira gastar mais R$ 2048, com outro dedicado, e sim colocar um adsl de 1,5mb, correto ?

    se for este o caso, podes utilizar uma formula bem simples e muito eficiente mesmo.

    no servidor deixa todo o trafego sair pelo dedicado, e o squid transparente jogando toda a navegação pro adsl, assim a navegação vai ser SEMPRE rápida independentemente do estado do seu dedicado.

    Ontem mesmo fizemos isso no provedor de uma cidade vizinha a nossa.
    lá ele tem 2 Turbo games, 1Mb-dw e 512Kb-up

    para aumentar o dedicado vai precisar mais um par metálico e mais um modem e uma interface para esse cisco, ele suporta até dois links fisicos, ou seja 4Mb com a rede fisica brasil telecom.

  8. #8
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Filipe-WVIRTUAL Ver Post
    Este cisco faz balanceamento sim, mas acredito que o Alexandre não queira gastar mais R$ 2048, com outro dedicado, e sim colocar um adsl de 1,5mb, correto ?

    se for este o caso, podes utilizar uma formula bem simples e muito eficiente mesmo.

    no servidor deixa todo o trafego sair pelo dedicado, e o squid transparente jogando toda a navegação pro adsl, assim a navegação vai ser SEMPRE rápida independentemente do estado do seu dedicado.

    Ontem mesmo fizemos isso no provedor de uma cidade vizinha a nossa.
    lá ele tem 2 Turbo games, 1Mb-dw e 512Kb-up

    para aumentar o dedicado vai precisar mais um par metálico e mais um modem e uma interface para esse cisco, ele suporta até dois links fisicos, ou seja 4Mb com a rede fisica brasil telecom.

    Olá Filipe, não vou usar adsl não.. estou em vias de conseguir minha SCM. Minha intenção é usar um IP Diamante (Antigo IP Turbo) da Brasil Telecom. Não terei que me preocupar com balanceamento, pois irei dividir meus clientes em 2 redes, a única desvantagem que vejo é não poder contar com os, digamos, 3,5 mb juntos... Hoje pago 2.980,00 por esses 2 mb, se migrasse para 4 mb direto no cisco (eles, da BrT, fariam o balanceamento) ficaria em 5.400,00 mensais. Com esse 1,5 mb Ip Diamante, acredito q fique nuns 1500,00 mensais a mais, com garantia de 50% de banda. Já usei este tipo de circuito, e ele entregava os 2 mbs que tinha antes, dificilmente ficava nos 50%.

  9. #9

    Padrão

    Em que cidade você está ?

    esse dedicado ai está caro,

    vamos conversar, de repente eu consiga baixar pra você isso,
    em 4Mb full 2 portas 2048 brt corporate dá pra conseguir até R$ 3.900,00.

    Meu consutor da BRT aqui é ninja.

  10. #10
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Filipe-WVIRTUAL Ver Post
    Em que cidade você está ?

    esse dedicado ai está caro,

    vamos conversar, de repente eu consiga baixar pra você isso,
    em 4Mb full 2 portas 2048 brt corporate dá pra conseguir até R$ 3.900,00.

    Meu consutor da BRT aqui é ninja.
    Estou em Espumoso - RS, esse cenário aí (3.900,00 4 mbs) seria o ideal pra mim! O router é meu, comprei um cisco, pq a Brt queria 250,00 mensais de aluguel num. Se vc conseguir , favor me contatar em pvt pra mim te passar meu fone...

  11. #11

    Padrão

    acabei de falar com o consultor,
    sem desconto nenhum, o preço de tabela desse link de 4Mb é de R$ 4.600,00
    SEM DESCONTO
    ele precisa dos dados do teu contrato pra ver até que valor pode chegar,

    tem gvt aí ?
    se tiver isso baixa mais ainda


    mas ele já vai agitar tudo aqui,

    me manda um mail com os dados pra eu fazer a cotação.

  12. #12
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Filipe-WVIRTUAL Ver Post
    acabei de falar com o consultor,
    sem desconto nenhum, o preço de tabela desse link de 4Mb é de R$ 4.600,00
    SEM DESCONTO
    ele precisa dos dados do teu contrato pra ver até que valor pode chegar,

    tem gvt aí ?
    se tiver isso baixa mais ainda


    mas ele já vai agitar tudo aqui,

    me manda um mail com os dados pra eu fazer a cotação.
    tou te mandando uma MP com os dados! Aqui não tem GVT não, como concorrência deles somente Embratel, mas é a própria BRT q fornece a LP pra em bratel daqui a Passo Fundo, que é o POP mais perto da Embratel.

  13. #13
    Avatar de marcelomg
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    São Lourenço do Sul, Brazil
    Posts
    1.471

    Padrão

    Citação Postado originalmente por xandemartini Ver Post
    tou te mandando uma MP com os dados! Aqui não tem GVT não, como concorrência deles somente Embratel, mas é a própria BRT q fornece a LP pra em bratel daqui a Passo Fundo, que é o POP mais perto da Embratel.
    Com certeza a Brasil Telecom detem 1 dos 5 Bakbone do Brasil, tche adiciona meu msn ai marcelo.mg(arroba)bol.com.br já que somos conterrâneos e colegas de trabalho e fórum.