+ Responder ao Tópico

Padrão

Olá,
    Gente eu tinha pensando nisso mais fui conferir antes de falar, no site internacional do mikrotik em seu manual, tem-se a informação de que o web-proxy armazena em cache os objetos e que esses são considerados novos por um período de 72h, a não ser que o seu cabeçalho venha especificando um período maior.
    No meu pouco entendimento então a grande maioria das coisas que armazenamos em cache tem seu tempo de vida útil de apenas 3 dias. Caso alguem queria conferir olha aqui o fragmento do texto:

"Expire time of cache entries can be different for each HTML page (specified in headers). But, if there is no such header, the entry will be considered fresh for not more than 72 hours." http://www.mikrotik.com/testdocs/ros...p/webproxy.php

alexandersn
    Visitante

Padrão Opa!!! Amarrada ao Serial do HD!?

Citação Postado originalmente por Nazzi Ver Post
    Isso.. A licença pega o número de série do hd.. Se usar um hd pequeno e um dia for aumentar, vai ter que jogar a licença fora.. ou continuar sem fazer cache..

Pq 2 GB de cache é muito pouco.. ainda mais pra 200 clientes.. A não ser que você tenha um link sobrando.. Ai num faz muito caso.. Mas caso você queira economizar no link, no mínimo uns 40 Gb de cache serão necessários...
    Que isso... então ser meu HD for para o saco adeus minha licença? como é isto!? isto já ocorreu com alguém? como resolver isto quando ocorre?

Na verdade estarei cascatinhado o MK atrás de um SQUID, sendo assim, o MK estará solicitando ao SQUID as páginas e este SQUID tem 20GH de espaço em disco para Cache. Entre o SQUID e o MK tenho um backbone de 54Mbps e o cache do MK estarei trocando o disco e ficará com 07GB para cache. Qual a opinião dos amigos??? tá legal assim?

Outra coisa, qual seria o link bom para 250 clientes??? 512kbps é pouco?

Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Posts de Blog
    1

Padrão

Citação Postado originalmente por alexandersn Ver Post
    Que isso... então ser meu HD for para o saco adeus minha licença? como é isto!? isto já ocorreu com alguém? como resolver isto quando ocorre?
    Aqui eu uso memória flash, é mais confiável qdo se deixa o MK junto a antena na torre!

Citação Postado originalmente por alexandersn Ver Post
    Outra coisa, qual seria o link bom para 250 clientes??? 512kbps é pouco?
    Acredito ser pouco sim, o ideal para essa quantidade de clientes seria 2 mbps, mas depende do perfil de seu cliente. O pessoal aqui do fórum comentou num post de uns dias atrás que a razão seria de 1 mega por 100 clientes, então teoricamente seu link daria pra atender com qualidade 50 clientes, mas como falei, depende muito do perfil de seus clientes.

Padrão Sugestão LICENÇA PERMANENTE para Mikrotik !!!

Amigo, acata a sugestão da memória flash no lugar do HD ! Será a melhor coisa que poderá fazer. Não sofre desgaste, não esquenta, não sofre os efeitos de "queda de energia", não corrompe os dados e dura no mínimo 10 vezes mais.
    .
    Instale um adaptador Compact-Flash x IDE no micro e compre 2 cartões de memória flash de boa qualidade (Sandisk, Samsung ou outro).
    Instale o MK em 1 cartão, e configure o MK conforme seu hardware e sua necessidade.
    Quando estiver pronto, retire seu adaptador com o cartão e coloque em outro computador; e use o Ghost para fazer uma imagem do cartão flash. Grave esta imagem no HD do outro micro, e grave também em alguns CDs de boa qualidade (CD preto dura muito mais...).
    Troque o cartão pronto pelo outro virgem, e use novamente o Ghost para repor a imagem do cartão !
    .
    Assim, você terá 2 cartões prontos na mão: deu defeito em um, 5 segundos tá trocado (atenção: CF-IDE não suporta "Hot-Swap", tem que desligar para trocar).
    .
    Se não souber usar o Ghost, posta aquí (eu uso o Ghost 2003).

Padrão

E se eu "clonar" esse Compact Flash com o Mikrotik licenciado, e gravar essa imagem noutro compact flash e usar noutro rádio (mudando as configurações, é lógico), terá algum problema na minha rede, do tipo "conflito de licenças"???

Ingresso
    Jan 2006

Padrão

Citação Postado originalmente por _AGM_ Ver Post
    E se eu "clonar" esse Compact Flash com o Mikrotik licenciado, e gravar essa imagem noutro compact flash e usar noutro rádio (mudando as configurações, é lógico), terá algum problema na minha rede, do tipo "conflito de licenças"???
    teoricamente não teria conflito, pq um clone é igual ao outro