+ Responder ao Tópico

Padrão Altura das antenas !!!

Prezado amigo:
    Perdôe-me, pois tenho as melhores boas intenções; mas 10 e 16 metros não é altura para antenas em wireless!
    .
    Todos sabemos que qualquer enlace wireless 802.11x depende da "zona de fresnel", e sendo assim, só teremos enlace satisfatório desobstruindo a linha de visada para o ângulo de fresnel (analise o gráfico do "Rádio Mobile").
    .
    Para um enlace dessa distância, o primeiro ponto a ser levado em conta é primordialmente a altura da torre. Normalmente, vejo tais enlaces com torres de 60 ou 80 metros de altura. Experimenta colocar tais medidas no software e manda calcular.
    .
    Para uma alta taxa de throughput -15 à 25 MBps, nessa distância - eu sugeriria um par de "Wrap Board PC Engine" com cartão mini PCI Ubiquiti 5.8 GHz de 400 mW e Mikrotik instalado, mais a antena Pluton PTX 36. Acredito que ficaria superior a qualquer Terabeam, Teramax e outras do gênero.
    .
    Ou então, usa um par de rádios Alvarion 5.8 GHz. Tenho alguns funcionando aquí, e são o extremo: possuem as características "N-LOs" (sem visada) do Wi-Max, ou seja, funcionam por reflexão, ultrapassando obstáculos. Deve estam custando uns R$ 15.000,00 o par...
    .
    Se aceitar mais idéias, sugestões ou qualquer ajuda, posta aquí. Posso ajudá-lo com a idéias sobre torre e todo o restante do hardware...

Padrão

Poe um Canoppy 5.7 AP e SM com antena refletora.

Agora como falou o amigo aí, a altura das torres estão demasiadamente pequenas, embora o angulo de irradiação do Canoppy com refletora no AP e no SM fiquem em 6 graus.

Outra sugestão é colocar repetição entre os 2 pontos. A distância é muito grande, e qualquer chuvazinha grossa vai variar e muito a intensidade de sinal.

Padrão

Esquece o canopy, coloca 2 mikrotik em 5.8 con antenas de 37 dbi , pode ser plutom e aumenta a altura das torres, se nao e imposivel, mas tem que ter cuidado para a torre suportar uma parabola de 1.8 mts na ponta, com isso fica bom, outra coisa vc tem que ir no local e realmente verificar se teria visada direta, ja que o radiomobile nao consegue detectar pequenos bosques que poderiam atrapalhar a visada, eu fechei um enlace de 27km ontem, com dois radios alfa em 2.4ghz com 100mw e antenas aquario de 24dbi e o sinal ficou muito bom, so que tinha visada direta e zona de freznel totalmente limpa.

Padrão

Citação Postado originalmente por johnicar Ver Post
    Esquece o canopy, coloca 2 mikrotik em 5.8 con antenas de 37 dbi , pode ser plutom e aumenta a altura das torres, se nao e imposivel, mas tem que ter cuidado para a torre suportar uma parabola de 1.8 mts na ponta, com isso fica bom, outra coisa vc tem que ir no local e realmente verificar se teria visada direta, ja que o radiomobile nao consegue detectar pequenos bosques que poderiam atrapalhar a visada, eu fechei um enlace de 27km ontem, com dois radios alfa em 2.4ghz com 100mw e antenas aquario de 24dbi e o sinal ficou muito bom, so que tinha visada direta e zona de freznel totalmente limpa.
    Esquecer canopy e meter um trombolho de fonte, com placa-mae, processador, memorias e cartãozinho em placa adaptadora pci ? vixe..... fora ainda levar alimentação para tudo isso.. pig-tail, conector N.......

Canopy, poe, e refletora, segurança, estabilidade, praticidade.

Padrão

bom, mas quanto custa um sistema ese da motorola, ate pode ser mais partico, mas com certeza e mais caro, se tiver dinheiro sobrando para o investimento. e tb o canopy nao e tudo isso, e a manutencao, na hora que o canopy der pau o queimar tem que comprar um todo novo, acho que ahi que esta a vasntagem de usar coisas comuns e plaquinhas como tu dise, sao baratas, eu pesoalmente nao gosto de sistemas enlatados(tudo prontinho).

Padrão

Citação Postado originalmente por johnicar Ver Post
    bom, mas quanto custa um sistema ese da motorola, ate pode ser mais partico, mas com certeza e mais caro, se tiver dinheiro sobrando para o investimento. e tb o canopy nao e tudo isso, e a manutencao, na hora que o canopy der pau o queimar tem que comprar um todo novo, acho que ahi que esta a vasntagem de usar coisas comuns e plaquinhas como tu dise, sao baratas, eu pesoalmente nao gosto de sistemas enlatados(tudo prontinho).
    Um Sistema para ESTE CASO vai custar para ele exatos US$ 1.546,37, que equivalem a 1 AP 5.7GHz e 1 SM 5.7GHz com mais 2 refletores que darão para ele uma potência EIRP de 63 Watts, o que dará tranquilamente para cobrir esta distância. Temos na Ilha de Fernando de Noronha (uma ilha nem precisa dizer que tem 360 graus de maresia sempre) temos sistemas Canopy com mais de 1 ano sem rebotar. Imune a intempéries, desde que operamos com este tipo de rádio nunca precisamos fazer 1 RMA. Na ilha o que se estraga é antena, que precisa manutenção a cada 3 meses.

Estou partindo do pré-suposto que o Kryseck não está preocupado com custo, e sim qualidade e resolver o problema. Usamos também 2.4Ghz, e outros, não só o Canopy. Como se trata de um link com distância considerável, e me parece que ele precisa de o mínimo de intervenção, sugerí o Canopy pela experiência que nós temos na Ilha de Fernando de Noronha, onde estamos no continente e apenas de 3 em 3 meses, mando um técnico lá para desmontar 5 antenas refletoras para limpar a maresia e meter um white lub nelas. Se o link do Krysec fosse próximo, e em um lugar acessível não estaria indicando este produto que realmente é caro para quem tá iniciando.