+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Como explicar overhead pra cliente?

    Esta semana um cliente novo que se diz técnico de informatica, toda hora fica ligando dizendo que nos testes de velocidade que ele faz de 1 em 1 minuto, a velocidade da 299kbps 280kbps. 295kbps

    o plano dele é de 300kbps. ja tentei explicar como funciona a internet, os roteadores o caminho que faz e que é impossivel pra qualquer provedor do mundo garantir a velocidade fora da rede do provedor.. aparentemente ele tinha entendido ai hj ele liga 6 horas da manha para o suporte para dizer que a velocidade ta dando 278. 290 295kbps 299 e que nao da 300k .


    a unica forma dele entender realmente como funciona é conseguir explicar pra ele o overhead do tcp/ip e o payload. so que nao encontrei de forma simples pra um "tecnico" 100% leigo em redes isto, dei uma busca no google e nao encontrei nada plausivel para leigos..

    alguem tem algum material sobre isso ou alguma dica de como proceder? pq se ele continuar nesta vou ter o maior prazer em perder este cliente pq nao dá , o pior é a arrogancia dele dizendo que é tecnico em informatica.

  2. #2

    Padrão

    Amigo trabalho em um provedor e tem esses tipos de "clientes" tb, tentei explicar isso tb e nada nunca eles entendiam ou naum queriam entender, entao para resolver isso fiz duas coisas, 1 na propria rede do provedor tem um serfidor de ftp ai testo a velocidade fazendo um download para o computador do cliente ai vai dar a velocidade certinha, porem isso para esses tecnicos de araque, naum sabem a diferença de kbits/s e kbytes/s entao tb aumento um pouco a velocidade desses clientes ex: contrato de 300kbps coloco no servidor ums 320kbps ou memso 330kbps.
    Um conselhor eh que naum adianta ensinar uma coisa para quem naum quer aprender

  3. #3
    acnunes
    Visitante

    Padrão

    Citação Postado originalmente por marcelovoax Ver Post
    Amigo trabalho em um provedor e tem esses tipos de "clientes" tb, tentei explicar isso tb e nada nunca eles entendiam ou naum queriam entender, entao para resolver isso fiz duas coisas, 1 na propria rede do provedor tem um serfidor de ftp ai testo a velocidade fazendo um download para o computador do cliente ai vai dar a velocidade certinha, porem isso para esses tecnicos de araque, naum sabem a diferença de kbits/s e kbytes/s entao tb aumento um pouco a velocidade desses clientes ex: contrato de 300kbps coloco no servidor ums 320kbps ou memso 330kbps.
    Um conselhor eh que naum adianta ensinar uma coisa para quem naum quer aprender
    colega falou tudo, eu faço a mesma coisa, eu aumento um pouquinho a velocidade e faço os testes pegando os arquivos do meu propio servidor e ainda dou uma explicação bem complicada pro cliente sobre internet que eles chegam as vezes dizer que sabem como é tudo mais concordando comigo e nem sabem o que eu estou falando.

  4. #4

    Padrão

    Por padrão deixo 15% a mais de velocidade liberada, utilizo IPFW2 com Dummynet pra limitar banda no FreeBSD.

    a pergunta mais frequente é porque aparece 100Mbps na placa de rede do cliente se ele paga por 300Kbps ou por 600Kbps.

    ... é a vida

  5. #5

    Padrão

    eh gostei da resposta dos amigos e obrigado pela ajuda, eu ja estava pensando em levar o livro de tanenbaum pra empresa e levar pra casa do cliente.

    aumentei a velocidade dele aqui pra 330kbps pra ver o que ele vai dizer...

    obrigado novamente pessoal! ja estava ficando louco!

  6. #6

    Padrão

    O melhor instrumento nestas horas e o contrato, informe no contrato a banda garantida tipo 50% ou 80%, pois técnicamente não tem como vc manter uma velocidade exata no medidor de velocidade só com downloads e mesmo assim corre o risco de programas ocultos gerar trafego e com isso dar diferença.
    O povo e assim mesmo, tem gente que reclama até quando mede e a velocidade da a maior. Mais em contrapartida são otimo, pois se estiver ocorrendo algum problema na repetidora, eles são os primeiros a ligar.