+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Configurar airaya

    Pessoal alguem pode me ajudar .. qual a melhor configuração usar para um p2p de 1 km usando airaya ?
    Obrigado

  2. #2

    Padrão Configuração

    Olá meu caro amigo luisolimpia

    A configuração será bem simples, poís a distância é relativamente pequena.
    Quando vc acessar o rádio com o ip 192.168.1.70 e digitar a senha e o usuário "Airaya", vc vai entrar na interface de configuração do rádio.

    Quando vc acessar lá embaixo na opção bridge mac adress vc vai na opção "add new", após isso vc verá a seguinte tela:

    http://img174.imageshack.us/img174/1...torial1lq6.jpg

    Nessa tela vc irá fazer as seguintes alterações:

    1)Na primeira opção "bridge mac adress", vc vai marcar o mac da outra bridge airaya que vc tem e que vc quer interligar nessa que vc está configurando, lembrando que se vc for interligar mais de uma a central(base) vai conter todos os mac's das estações e as estações só vai conter o mac da base.
    Se for apenas duas uma vai conter o mac da outra.
    2)Na segunda opção "Location identifier", vc vai marcar o id que vc setou da rede.(olhe mais abaixo para ver na onde vc define o id da rede)
    3)Em seguida dê um "add new bridge" e depois dê um reboot para gravar as configurações.( se for a base vai colocando todos os mac's que vc vai precisar e dê um reboot ao final do processo)
    Não se esqueça de fazer o mesmo processo na outra bridge só que mudando o que é necessário.

    Depois de vc definir isso precisamos definir o canal ,o id e a potência de transmissão, olhe na figura abaixo e faça o seguinte processo:

    http://img238.imageshack.us/img238/3...torial2tf5.jpg

    1)Na opção "Wireless Grid Id" defina qual vai ser o id da rede, ele é necessário quando vc vai adicionar uma bridge para ser interligada e vc terá que colocar o id da rede no "Location Identifier" com o mesmo nome que vc definir nessa opção.(lembrando que todas as bridges interligadas tem que ter o mesmo ID)
    2)Na opção "Country Code" é mais útil para a parte de canais, se vc alterar esta opção os canais que ela trabalha também alteram, vc pode deixar essa opção default nas duas ou definir o mesmo country code em ambas.
    3)Na opção "Wireless Mode" pode deixar default, isso define qual frequência vc vai trabalhar e a largura dos canais.
    4)Na opção "Radio frequency" vc vai definir qual canal que ela vai trabalhar, lembrando que todas as bridges que vc vai interligar tem que estar no mesmo canal, vc pode definir qualquer um, essa opção é mais útil quando vc tem um concorrente que já tenha um canal usado nos pontos dele , ai vc escolhe outro para não dar tanta interferência.
    5)Na opção "data rate" ele define automaticamente qual a melhor opção quando vc coloca em best que é o default dele, pode deixar default essa opção.
    6)Na opção "Transmit power" vc vai definir a potência de transmissão, essa opção é recomendado deixar no máximo , porque isso interfere na qualidade do sinal que chega nas bridges.

    Depois de tudo isso dê um update para ele guardar as configurações e em seguida dê um reboot para ele salvar elas.
    O rádio só precisa disso para se comunicar com o outro e ter uma estabilidade boa, se vc quiser colocar chave wep e segurança isso é opcional e mais seguro mais fica a seu critério ter ou não ter, mais é recomendado ter sim, também a mudanças de usuário e senha que vc também pode mudar para ter mais segurança ai, vc pode ver os gráficos da qualidade do sinal como estão a qualidade do sinal das demais bridges que estão remotas.
    Espero ter ajudado e se precisar do manual é só me passar o e-mail que eu te mando só que é em inglês.

  3. #3

    Smile Obrigado

    Meu caro amigo muito obrigado pela sua ajuda abraços