Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Dica!! Automatização de Backup MK !

    Bem pessoal,

    Como cansei de tentar fazer o danado enviar o arquivo de backup por email, não que seja culpa dele, meu servidor de email barra, se não tiver autenticação, bolei uma idéia utilizando o FTP.
    Criei um script que gera de 5 em 5 horas o arquivo de backup, de acordo com o script abaixo:

    /sy ba sav name=bkpdiario.backup

    Para criar esse agendamento vá em SYSTEM>SCHEDULER etc.. de acordo com a imagem anexada.
    Siga os passos.

    pronto, nosso MK de 5 em 5 horas vai gerar um BKP novo, mas como copiar este arquivo do MK, para dentro de nosso computador ? Simples, usando o comando FTP do MS-DOS. Observem abaixo.
    Passo 1:
    Crie um arquivo .txt com as seguintes linhas:

    open 192.168.10.XXX (IP do seu servidor)
    ftp (usuário do servidor)
    j2t4n8## (senha deste usuário)
    get bkpmt.backup (comando que pega o arquivo)
    bye (encerra a conexão)

    Agora, salve este arquivo como por exemplo.... FTP.TXT
    Nesta mesma pasta onde se encontra o FTP.TXT, crie um arquivo chamado pegabackup.bat com as seguintes linhas:

    ftp -s:FTP.TXT (o FTP.TXT é o arquivo que criamos acima)

    Pronto, salve o pegabackup.bat.

    Tem para download, no arquivo zipado, o ftp.txt e o .bat, é só alterar.

    Agora é só usar o agendador de tarefas do windows para rodar este pegabackup.bat, no intervalo que você quiser, mas isso não vou ensinar, vocês já são grandes demais.

    Observação importante !!!!
    Crie um grupo de usuário no MIKROTIK, chamado FTP e deixe marcado somente FTP como permissão, então crie um usuário FTP, como eu fiz, e deixe-o somente no grupo FTP, caso seu arquivo FTP.TXT vazar pela internet, esse usuário não vai servir para muita coisa.
    Abraços
    Alam Dias
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         passo1.jpg
Visualizações:	228
Tamanho: 	34,3 KB
ID:      	204  
    Arquivos Anexos Arquivos Anexos

  2. #2

    Padrão perfeito amigo

    valew pela dica, vai ajudar muito..
    Última edição por gilbertoandrade; 16-01-2007 às 10:36.

  3. #3
    Avatar de marcelomg
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    São Lourenço do Sul, Brazil
    Posts
    1.471

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alamdias Ver Post
    Bem pessoal,

    Como cansei de tentar fazer o danado enviar o arquivo de backup por email, não que seja culpa dele, meu servidor de email barra, se não tiver autenticação, bolei uma idéia utilizando o FTP....
    Alam Dias
    Show de bola! vou estudar agora como fazer o agendador de tarefas do windows
    hehehehe
    Abraços.

  4. #4
    Avatar de marcelomg
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    São Lourenço do Sul, Brazil
    Posts
    1.471

    Padrão

    Amigo, poe no WIKI!

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por marcelomg Ver Post
    Amigo, poe no WIKI!
    vou por.. vou ver se faço a do agendador de tarefas do windows tbm.

    Abraços

  6. #6

    Padrão

    Boa Alam,

    Manou muito bem nessa dica, pode fazer o wiki que ta show e vai ajudar a galera e muito que não conseguiu rodar o script do bkp por e-mail devido a problemas com o servidor de e-mail.
    Agora é só estudar o agendador do windows para terminar o serviço completo.

  7. #7

    Padrão

    Pronto pessoal, o WIKI está pronto completo inclusive com o agendador de tarefas, corrigam se estiver algo errado, tá uma correria só aqui, mas mesmo assim eu fiz, amo voces auehauehauhuae

    https://under-linux.org/wiki/index.p...ckup/backup-mk

    Abraços
    Alam Dias

  8. #8

    Padrão

    te amo cara
    IAjIAjiAhuhUahuHauHUA
    mao roda...parabens....

    abraços...t+

  9. #9

    Padrão

    Se alguém não conseguir backupear outras torres dentro da sua estrutura, basca redirecionar a porta 21 (FTP), para o IP de cada torre. A regra é semelhante a de redirecionamento de torres no server principal.

  10. #10

    Padrão

    amigo, eu tenho 6 mikrotik em meu provedor, só consegui fazer funcionar em 2. já repassei as configurações dos comandos, hora, user ftp, serviço de ftp ativo, etc... e não encontrei solução

    será q se passar o arquivo .bat pra ftp passivo vai resolver? valeu...

    ah, sua dica é muito boa mesmo, parabens...

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por speed_hunter Ver Post
    amigo, eu tenho 6 mikrotik em meu provedor, só consegui fazer funcionar em 2. já repassei as configurações dos comandos, hora, user ftp, serviço de ftp ativo, etc... e não encontrei solução

    será q se passar o arquivo .bat pra ftp passivo vai resolver? valeu...

    ah, sua dica é muito boa mesmo, parabens...
    Não entendi amigo. Seja mais claro.
    Abraços !
    Alam

  12. #12

    Padrão

    é o seguinte eu tenho 6 máquinas com MK em meu provedor, fiz o passo-a-passo q vc postou em todas as 6, copiosamente igual em cada uma, e o backup automatizado só funcionou em 2.
    acontece q, nos MK q não funcionou, quando tento fazer o backup ele se conecta certinho mas o arquivo q chega pra mim é de 0 kb, o arquivo de backup tem 0 kb de tamanho.
    eu utilizo autenticação PPPoE com ip válido e tentei tb fazer o backup com ip inválido porém fixo e configurei no MK pra responder ao serviço FTP o meu ip.
    acrescentei tb no arquivo texto que contém os comandos ftp a linha literal pasv para o MS-DOS trabalhar em modo passivo e mesmo assim não resolveu,

    se puder me dar mais uma atenção eu te agradeço...

  13. #13

    Padrão backup

    Amigo speed_hunter

    Isso aconteceu comigo, o motivo era que eu esta colocando o usuario ftp como somente read, em vez de eu criar o grupo ftp com permissão somente ao ftp.. As vezes pode ser esse o seu problema tambem, o usuario ftp nao pode ficar com permissão read, ele tem que estar no grupo ftp que tem permissão somente de ftp..

  14. #14

    Padrão

    Estou na rua. Quando chegar em casa eu posto as regras. O correto na verdade é criar um redirecionamento da porta 21 (FTP) para cada servidor. Se vc tentar criar ela direto, somente a torre principal será backupeada. O ideal é criar um redirecionamento para outra porta e dentro do MK, fazer o redirecionamento desta mesma porta para a porta 21 do servidor que deseja backpear. Quando chegar eu posto a regra de redirecionamento para backupear quanta torres quiser e conseguir backpear também qaulquer torre que esteja atrás de qts APs ou MKs estiverem...


    David Marcony

  15. #15

    Padrão

    Citação Postado originalmente por gilbertoandrade Ver Post
    Amigo speed_hunter

    Isso aconteceu comigo, o motivo era que eu esta colocando o usuario ftp como somente read, em vez de eu criar o grupo ftp com permissão somente ao ftp.. As vezes pode ser esse o seu problema tambem, o usuario ftp nao pode ficar com permissão read, ele tem que estar no grupo ftp que tem permissão somente de ftp..
    Exatamente, tem que criar o grupo FTP.

    Citação Postado originalmente por catvbrasil Ver Post
    Estou na rua. Quando chegar em casa eu posto as regras. O correto na verdade é criar um redirecionamento da porta 21 (FTP) para cada servidor. Se vc tentar criar ela direto, somente a torre principal será backupeada. O ideal é criar um redirecionamento para outra porta e dentro do MK, fazer o redirecionamento desta mesma porta para a porta 21 do servidor que deseja backpear. Quando chegar eu posto a regra de redirecionamento para backupear quanta torres quiser e conseguir backpear também qaulquer torre que esteja atrás de qts APs ou MKs estiverem...
    David Marcony
    Excelente idéia.

    Abraços pessoal

  16. #16

    Padrão

    Como prometido!!

    REDIRECIONAMENTO ROTEADOR MK KINGONG - PORTA 21 (BACKUP AUTOM TICO)

    chain=dstnat dst-address=200.143.129.xx protocol=tcp dst-port=4040
    action=dst-nat to-addresses=192.168.0.1 to-ports=21

    chain=dstnat dst-address=200.143.129.xx protocol=udp dst-port=4040
    action=dst-nat to-addresses=192.168.0.1 to-ports=21

    chain=dstnat dst-address=200.143.129.xx protocol=tcp dst-port=21
    action=dst-nat to-addresses=192.168.0.1 to-ports=21

    Onde: 200.143.129.xx é o end. do server principal. 192.168.0.1 é o end. da segunda torre MK. Porta 21 é a porta FTP.

    Na terceira regra. Onde 200.143.129.xx é o end. desta segunda torre MK (a qual irá backupear).

    Se vc tem 3 ou mais torres, uma intercalada com a outra. Vc deve criar uma regra de redirecionamento de portas. Segue:

    Torre principal:

    chain=dstnat dst-address=200.143.129.xx protocol=tcp dst-port=4040
    action=dst-nat to-addresses=192.168.0.1 to-ports=21

    chain=dstnat dst-address=200.143.129.xx protocol=udp dst-port=4040
    action=dst-nat to-addresses=192.168.0.1 to-ports=21

    chain=dstnat dst-address=200.143.129.xx protocol=tcp dst-port=21
    action=dst-nat to-addresses=192.168.0.1 to-ports=25

    Onde: 200.143.129.xx é o end. do server principal. 192.168.0.1 é o end. da segunda torre MK. Porta 21 é a porta FTP.

    Na terceira regra. Onde 200.143.129.xx é o end. desta segunda torre MK (a qual irá backupear). onde a porta 25 é uma porta de redirecionamento.

    Na segunda torre:

    REDIRECIONAMENTO BACKUP

    chain=dstnat in-interface=LINK protocol=tcp dst-port=25 action=dst-nat
    to-addresses=192.168.100.2 to-ports=21

    Onde: in-interface é a interface que recebe o link da primeira torre. to-address é o end. da terceira torre e to-port=21 é a porta do FTP.

    Basicamente, a requisição do backup chega pela porta 21 (ftp), é redirecionada para a segunda torre pela porta 25, onde é novamente redirecionada para o terceiro servidor pela porta 21.

    David Marcony

  17. #17

    Padrão Download

    1º Parabens Pelo script ficou massa, mais sempre estamos tentando melhorar..

    nao seria interessante o MK mandar o backup para um server ftp.., ou como eu faria para meu server linux pegar o backup no mk...


    Grato

  18. #18

    Wink

    aí galera vai mais uma dica:
    depois de "bater cabeça" pra fazer funcionar o backup automatico e sem sucesso, um pouco desacreditado de que resolveria fiz os scripts de redirecionamento do amigo catvbrasil visto que uso ips válidos em meus MK então não fazia muito sentido rodar os scripts. Então simplismente eu desativei o firewall do danado Windows é pronto, o backup funcionou q foi uma blz!!!
    espero q ajude, valeu....


    "The fight never end"

  19. #19

    Padrão

    Valeu!!! Obrigado por ter voltado e apresentado o "resultado".... Acho que se todos tiverem a conciência de abrir um tópico, receber as respostas e voltar para contar o sucesso ou insucesso, acredito que todos aprenderão mais. Como sempre falo, eu me prontifico em ajudar bastante aqui no forum, mas fico bem satisfeito quando a pessoa ajudada, direta ou indiretamente, volta e dá o resultado da ajuda. É bem verdade que quando alguém é ajudado por mim, por exemplo, aprendo muito mais.... (e como estou aprendendo....hehehehe).

  20. #20

    Padrão

    Citação Postado originalmente por catvbrasil Ver Post
    Valeu!!! Obrigado por ter voltado e apresentado o "resultado".... Acho que se todos tiverem a conciência de abrir um tópico, receber as respostas e voltar para contar o sucesso ou insucesso, acredito que todos aprenderão mais. Como sempre falo, eu me prontifico em ajudar bastante aqui no forum, mas fico bem satisfeito quando a pessoa ajudada, direta ou indiretamente, volta e dá o resultado da ajuda. É bem verdade que quando alguém é ajudado por mim, por exemplo, aprendo muito mais.... (e como estou aprendendo....hehehehe).
    eu q te agradeço amigo, vc tá sempre ajudando aqui no forum do MK, e depois tb o mínimo que eu podia fazer por quem me ajudou era postar o resultado, acho q isso serve como um incentivo pra quem tá ajudando e enriquece o conteúdo do tópico...
    eu sei pouco mas não tô aqui só pra "sugar", ajudo no q posso e agradeço de coração quem me ajuda...

    valeu...