+ Responder ao Tópico



  1. #1
    cristina.fsilva
    Visitante

    Padrão Bloquear conexões externas

    Pessoal,

    Como eu faço para bloquear as conexões externas do mysql ? tenho instalado o joomla será que irá prejudicar ? é necessario ter a porta aberta do mysql no meu servidor web para o pessoal acessar as paginas desenvolvidas pelo joomla. ?

    Obrigada


    Cristina

  2. #2

    Padrão

    se ambos (joomla e mysql) estiverem rodando na mesma máquina não é necessário que ele escute externamente. Qual distribuição você está usando? posta ai pq cada uma tem um meio diferente de desabilitar conexões externas

  3. #3

    Padrão

    Depende. Se o Apache e o MySQL estiverem na sua máquina, ter o MySQL liberado para conexões em 'localhost' resolve o problema, mas foi como o usuário acima mencionou: se estiver em máquina diferente, vai ter que botar o MySQL para escutar por requisições em outra interface. Mas isso não é o suficiente, pois você terá que criar o usuário que o Joomla vai utilizar para acessar o banco de dados com permissão para acessar da máquina rodando o Apache, assim:

    Código :
    > grant all privileges on joomla.* to 'joomlauser'@'192.168.1.30' identified by 'senha';
    > flush privileges;

    A documentação no site do MySQL é bem completa e em português. Vale dispensar alguns minutos para lê-la.

  4. #4

    Padrão

    voce pode FECHAR usando o iptables tambem:

    iptables -t filter -I INPUT -i eth0 -p tcp --dport 3306 -j DROP

    onde eth0 é a interface PUBLICA (internet) ..

    essa regra vai bloquear todo pacote vindo da rede publica (internet) que tentar entrar na porta do mysql...

    se voce ainda quiser pode aidiconar esta regra:

    iptables -t filter -I INPUT -i eth1 -p tcp --dport 3306 -j ACCEPT

    esta segunda regra aceita os pacotes que forem entrar pela eth1 (intranet) na porta 3306 ... caso a politica padrao da CHAIN INPUT seja ACCEPT esta ultima nao eh necessaria...