+ Responder ao Tópico

1. Citação Postado originalmente por douglassantos Ver Post
    entao esse router que estou vendo tem 2 portas wan, seria so comprar o router cisco e colocar os 2 routers no cisco... e configurar??? ou precisa mudar algo na operadora
    Depende do modelo do teu Cisco ai, por exemplo aqui na empresa temos um cisco 3640 que esta preparado pra 18MB mas no momento soh tem 12MB um roteador soh com 6 Seriais, entende?
    se o seu roteador tiver 2 Seriais da pra balancear legal lenvando em consideraçao que sua prestadota tenha este serviço, e lembrando aqui para os amigos do post que estou dando uma soluçao sem equipamentos de balanceamento e sim com a propria operadora.
    Existe tb uma opçao de Multlink, mas esta eu nunca usei e naum sei se o cisco tem essa opçao, lembro de ter encontrado no Cyclades PR1000 e um engenheiro de redes da telemar me disse que funcionava se eu tivesse varios PR1000 dava pra balancear tb, porem nunca cheguei a usar esta opçao mas fica ai a dica.

2. é o seguinte...

o balanceamento que "soma" os links precisa ser feito nas duas pontas (operadora e cliente)... chamado de mppp ..

aqui faço esse balanceamento com a embratel, 4 seriais de 2mbit em uma interface virtual... e na ponta da embratel tambem é feito a mesma coisa.. uma interface virtual vinculada as 2 seriais...

quando os pacotes vao sair ou entrar.. o roteador distribui estes pacotes nas seriais... um exemplo bem "ao pé da letra" seria:

supondo que voce tenha 2 links de 2mb da embratel.. (1 link em casa serial).. e vao sair 40 pacotes... o roteador manda 20 pacotes pra 1 link e 2 para o outro...

agora tem um balanceamento que o cisco faz.. que nao eh "somado " o link..

quando um link de uma serial ENCHE.. ele começa a usar a outra serial.. mas esse balanceamento vc pode ter problemas.. pq ele sempre tenta usar apenas 1 serial.. entao ele vai pra serial 2.. mas sempre tentando na serial 1...

obs: roteamento é somente para SAIDA de pacotes/frames ...

3. Citação Postado originalmente por alexandrecorrea Ver Post
    é o seguinte...

o balanceamento que "soma" os links precisa ser feito nas duas pontas (operadora e cliente)... chamado de mppp ..

aqui faço esse balanceamento com a embratel, 4 seriais de 2mbit em uma interface virtual... e na ponta da embratel tambem é feito a mesma coisa.. uma interface virtual vinculada as 2 seriais...

quando os pacotes vao sair ou entrar.. o roteador distribui estes pacotes nas seriais... um exemplo bem "ao pé da letra" seria:

supondo que voce tenha 2 links de 2mb da embratel.. (1 link em casa serial).. e vao sair 40 pacotes... o roteador manda 20 pacotes pra 1 link e 2 para o outro...

agora tem um balanceamento que o cisco faz.. que nao eh "somado " o link..

quando um link de uma serial ENCHE.. ele começa a usar a outra serial.. mas esse balanceamento vc pode ter problemas.. pq ele sempre tenta usar apenas 1 serial.. entao ele vai pra serial 2.. mas sempre tentando na serial 1...

obs: roteamento é somente para SAIDA de pacotes/frames ...
    Amigo o Balanceamento que temos aqui eh com a embratel 12MB, porem naum configuro nada no roteador apenas os ips das seriais e a rota default para aquela serial nada mais.

4. entao seu balanceamento funciona da seuginte maneira:

ele vai enchendo as seriais... quando 1 ta cheia.. ele passa pra outra... é meio grotesco esse..

o balanceamento mppp eh melhor...

acho que no nosso site da tele SA tem um documento falando sobre

Erro soh nao sei se ta publico ainda..

5. pela Cisco eh conhecida como Etherchannel

Cisco - Understanding EtherChannel Load Balancing and Redundancy on Catalyst Switches

ta uma olhada ai alem do mais.. ele funciona como link redundante..

ai explica sobre os switchs.. mas o principeio eh o mesmo para os routers...

Tópicos Similares

1. Respostas: 28
    Último Post: 29-04-2015, 10:43
  2. alguem usa Load Balance Cisco Rv016 Até 7 Links.
    Por robertopc95 no fórum Cisco
    Respostas: 1
    Último Post: 12-07-2013, 08:43
  3. Load Balance + HA - Possivel ou não dá?
    Por no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 1
    Último Post: 23-05-2003, 11:30
  4. Load Balance
    Por no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 2
    Último Post: 15-05-2003, 08:21
  5. Load Balance - Urgente
    Por Legolas no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 0
    Último Post: 11-04-2003, 08:10

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L