Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Mikrotik FIXO em 2 ou em 11 Mbps ? CONTESTEM !!!

    Parece que os camaradas alexandrecorrea e alamdias tem convicção divergente do nosso amigo marcelomg e de outros integrantes desse fórum, a respeito da configuração da taxa de transferência na PCI wireless, conforme pude ver em outros posts...

    Eu não tenho a experiência de vocês nesse assunto, mas gostaria de entender como funciona realmente. Várias pessoas recomenda fixar o Mikrotik em 2 MBps, outros, defendem 11 Mbps fixos.

    Na minha idéia, eu imagino que funciona mais ou menos assim (por favor, analisem com atenção, e me corrijam onde eu estiver errado !):

    Antes de mais nada, vamos convencionar: a melhor coisa que poderia existir seria aplicarmos um limite de banda direto no cliente, como por exemplo, todos clientes usando radinhos com AP-Router (IP, Mac e senha secretos do provedor) e limite a banda no próprio rádio do cliente.

    Assim, limitaríamos o tráfego em nossa rede wireless, e mesmo que o cliente estivesse com algum vírus que gerasse alto tráfego, esse tráfego ficaria limitado aos "kbps" de sua conexão, possibilitando maior número de clientes.

    Da forma convencional, se setarmos o cliente em 11 Mbps, ele está dentro da rede nessa velocidade, e pode gerar um tráfego interno até esse limite.

    Seria interessante para o provedor, limitar o tráfego de cada cliente em 2 Mbps - mais que o suficiente, pois cada internet via rádio normalmente trabalha entre 128 e 512 kbps.

    Portanto, vamos as suposições:

    1 - Se eu configurar a interface wireless do Mikrotik e também de todos os clientes em 2 MBps, cada cliente somente se conectará constantemente em 2 MBps, nem mais, nem menos - e tanto os clientes quanto o MK não ficará tentando renegociar e subir essa taxa.
    Teoricamente teríamos uma conexão mais estável, mesmo quando em variações de sinal (por chuva, vento, etc.), sem meio termo: ou conecta a 2 Mbps, ou não conecta.

    Eu não tenho certeza, mas imagino que setando o MK em 2 Mbps, não quer dizer que estamos limitando a conexão total do acess point nessa velocidade, ou seja, não limita o MK em 2 MBps a ser dividida com todos clientes! (vamos falar em velocidade de "bit rate" da placa, e não thoughput)

    Acredito que essa configuração permite que cada cliente se conecte ao MK apenas em 2 Mbps, mas o MK manterá sua capacidade total de taxa de transferência, sem diminuir seu desempenho.
    -------------------------------------------------------------------------
    2 - Da forma acima, se o cliente alterar a placa PCI (ou se rádio-cliente) e fixar sua taxa para um valor maior, acho que simplesmente não conectará [I](alguém poderia confirmar na prática?).[/I]

    Se o cliente configurar sua wireless para o dispendioso sistema de auto-negociação, sua velocidade ficará fixa em 2 Mbps, e mesmo que sua placa tente subir, não conseguirá e não influenciará nada no MK - que está fixo em 2 Mbps e nem receberá tal tipo de requisição.

    Na pior das hipóteses (que eu acredito que não aconteça), iria piorar o desempenho somente desse cliente, que teria sua placa tentando subir de velocidade constantemente - sem êxito (problema dele, quem manda mexer onde não deve!).
    --------------------------------------------------------------------------
    3 - Caso o MK seja configurado para trabalhar fixo em 11 Mbps, cada cliente somente se conectará a essa velocidade, e se as condições de nível de sinal permitirem essa conexão máxima (nem sempre possível).

    Teríamos a taxa de transferência total do MK a disposição de qualquer cliente (ou vírus) que requisitasse tal tráfego entre a interface cliente e MK.

    Imagine 30 clientes conectados a 11 Mbps cada um, ou 30 clientes conectados a 2 Mbps cada - com o MK mantendo sua capacidade total de 11 Mbps em ambos os casos.

    Além do mais, teríamos que contar SEMPRE com o nível de sinal excelente, podendo haver perda de conexão facilmente, caso haja qualquer fator que implique em eventual redução de sinal (chuva, ventania, crescimento vegetal, interferência, alto tráfego na própria rede, etc.).
    Se o cliente tiver o mesmo nível de sinal excelente, que possibilitaria conectar a 11 Mbps, mas estiver fixado a 2 Mbps, e surgir tal intempéries, já é bem mais difícil de perder a conexão.
    --------------------------------------------------------------------------
    Não vamos nem entrar no mérito de deixar tudo em automático... Seria simplesmente pior do que tudo.

    Portanto, eu acredito que fixando o MK para trabalhar somente em 2 Mbps, teremos uma melhor distribuição de recursos e melhor rendimento geral, inclusive com um número maior de clientes.

    É minha opinião pessoal, que estou disposto a mudar a qualquer instante - bastando alguém defender a própria tese e me convencer a respeito !

    Abraço a todos, e aguardo as réplicas !!!

  2. #2

    Padrão

    fixo em 2mbits.. vc limita o TOTAL do accesspoint !!! obvio isso !!

    faça um teste ai:

    faça uma transferencia usando uma placa 10/100 .. faça ela operar a 100mbit FULL-DUPLEX... e transfira 2 arquivos de 1GB cada ao mesmo tempo... dps que terminar.. mude a placa para operar em 10mbit FULL-DUPLEX..

    agora faça o mesmo teste.. mas utilize HALF-DUPLEX ... vc vai ver a diferença brutal que dá...

  3. #3

    Padrão

    ahh.. se vc manter os clientes todos com sinal mto bom.. algo em torno de -60dbm ... vc nao vai ter problemas se deixar a taxa fixada em 11mbits.

    alguns radios maiores nem permitem vc setar velocidade automatica... ou seja.. vc precisa alinha-los minunciosamente... e dps configurar uma taxa de transferencia para aquela distancia (de acordo com o SNR e NOISE) (por exeplo, aqueles terabeam long-range)

  4. #4

    Padrão Concordo num ponto e discordo no outro !

    Citação Postado originalmente por alexandrecorrea Ver Post
    ...faça uma transferencia usando uma placa 10/100 .. faça ela operar a 100mbit FULL-DUPLEX... e transfira 2 arquivos de 1GB cada ao mesmo tempo... dps que terminar.. mude a placa para operar em 10mbit FULL-DUPLEX..

    agora faça o mesmo teste.. mas utilize HALF-DUPLEX ... vc vai ver a diferença brutal que dá...
    Concordo plenamente! Não preciso nem testar, isso é certeza absoluta e ninguém irá contestar, nem na teoria, nem na prática.
    Citação Postado originalmente por alexandrecorrea Ver Post
    fixo em 2mbits.. vc limita o TOTAL do accesspoint !!! obvio isso !!...
    Agora quanto interface wireless, sinceramente, eu nunca testei !
    Mas, segundo já lí vários posts de experts no assunto, neste e em outros fóruns, não é assim que funciona. Afirmam conseguir maior rendimento dessa forma...
    Claro que podem estar errados, ou conseguem tal rendimento devido a precariedade de suas redes wireless.

    Veja que em minha explanação inicial, enfatizo que "configurando O CLIENTE travado em 2 Mbps, o cliente se conectará somente nesta velocidade"; da mesma forma que a comparação com a rede com fio em 100 ou 10 Mbps. Quanto a isso, não há dúvidas!

    O que quero dizer é, será que o Mikrotik como access point segue a mesma característica? Na minha TEORIA acredito que não.

    Setando em 2 Mbps, estamos configurando a velocidade aceita para a conexão com CADA cliente, a velocidade com que cada cliente poderá se conectar - grosso modo, um limíte físico por cliente.

    Não acredito que configurando assim, estamos limitando a largura de banda total da interface wireless - em modo access point, especificamente.

    Mas, trata-se de minha teoria (não tenho provas a respeito) portanto, estou disposto a mudar de opinição imediatamente - bastando que alguém prove o contrário!

    Algum especialita tem conhecimento técnico real e fundamentado (literatura, dados do fabricante) ou alguém fará o teste na prática?
    Só não faço por que não tenho os materiais para a experiência...
    Última edição por w4rh4ck3r; 17-01-2007 às 10:50.

  5. #5

    Padrão

    se voce trava o cliente a 2mb... o cartao do ap vai trabalhar a 2mb...

    esse eh um problema que acontece do pessoal falar

    "em horario de pico, meu ap fica lento"

    isso acontece porque deve ter algum cliente com sinal mais fraco fazendo o ap ficar comutando a velocidade do cartao...

    cartao SEMPRE tenta trabalhar em 11mbit quando em AUTO.. mas quando nao da ele comuta pra velocidades mais baixas...

    fixando em 11mbit.. vc tem um processamento MENOR do ap... e vc se sente obrigado a deixar o sinal mto bom em todo cliente...

    e te falo... muito melhor vc ter todo mundo com sinal excelente.. .. nao da qualquer tipo de problemas

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alexandrecorrea Ver Post
    se voce trava o cliente a 2mb... o cartao do ap vai trabalhar a 2mb...
    OK. Tecnicamente é assim que funciona a interface wireless do access point?
    Não existe uma forma de eu determinar um limite de conexão por cliente, na interface wireless? (Não no controle de banda da rede, depois de gerar o tráfego wireless)
    Por exemplo, o máximo que ele poderá atingir em sua conexão, uma quantia máxima de pacotes que o mesmo pode enviar em determinado tempo?

    Seria interessante se fosse possível setar o AP em 11 Mbps e cada cliente em 1 ou 2 Mbps... assim, 1 cliente com vírus, por exemplo, sobrecarregaria menos o AP de tráfego, ou "requisições".

  7. #7
    Avatar de marcelomg
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    São Lourenço do Sul, Brazil
    Posts
    1.471

    Padrão

    Citação Postado originalmente por w4rh4ck3r Ver Post
    OK. Tecnicamente é assim que funciona a interface wireless do access point?
    Não existe uma forma de eu determinar um limite de conexão por cliente, na interface wireless? (Não no controle de banda da rede, depois de gerar o tráfego wireless)
    Por exemplo, o máximo que ele poderá atingir em sua conexão, uma quantia máxima de pacotes que o mesmo pode enviar em determinado tempo?

    Seria interessante se fosse possível setar o AP em 11 Mbps e cada cliente em 1 ou 2 Mbps... assim, 1 cliente com vírus, por exemplo, sobrecarregaria menos o AP de tráfego, ou "requisições".
    Não brother, quando vc faz o controle de banda (QUEUES) e marca como "ALL INTERFACE" o MIkrotik vai limitar a banda na placa wireless tambem, o cliente pode se conectar a 11 mb mas se vc setou na queue em 150 kbps essa será a velocidade maxima em todas as interfaces.

  8. #8
    Avatar de marcelomg
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    São Lourenço do Sul, Brazil
    Posts
    1.471

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alexandrecorrea Ver Post
    fixo em 2mbits.. vc limita o TOTAL do accesspoint !!! obvio isso !!

    faça um teste ai:

    faça uma transferencia usando uma placa 10/100 .. faça ela operar a 100mbit FULL-DUPLEX... e transfira 2 arquivos de 1GB cada ao mesmo tempo... dps que terminar.. mude a placa para operar em 10mbit FULL-DUPLEX..

    agora faça o mesmo teste.. mas utilize HALF-DUPLEX ... vc vai ver a diferença brutal que dá...
    Olá amigo, me explica uma coisa, eu tenho aps mikrotik setados em 2 mbs, em horários de pico, o tráfego real da interface wireless chega a 2 mbs! se as coisas funcionarem como vc falou a banda da interface wireless não poderia ultrapassar os 150 kbps não é?
    me explica o que pode ser isso?

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alexandrecorrea Ver Post
    se voce trava o cliente a 2mb... o cartao do ap vai trabalhar a 2mb...

    esse eh um problema que acontece do pessoal falar

    "em horario de pico, meu ap fica lento"

    isso acontece porque deve ter algum cliente com sinal mais fraco fazendo o ap ficar comutando a velocidade do cartao...

    cartao SEMPRE tenta trabalhar em 11mbit quando em AUTO.. mas quando nao da ele comuta pra velocidades mais baixas...

    fixando em 11mbit.. vc tem um processamento MENOR do ap... e vc se sente obrigado a deixar o sinal mto bom em todo cliente...

    e te falo... muito melhor vc ter todo mundo com sinal excelente.. .. nao da qualquer tipo de problemas
    Assino em baixo. Mas vamos ás observações:
    1-) limitou em 2mbps ou 5,5 essa vai ser a taxa máxima da placa, se a coisa lotar de clientes, vai ficar lento.
    2-) Se não dá para manter todos os clientes com 100% de qualidade, tem que diminuir mesmo para 2 ou 5,5mb, senão o Ap (placa pci, cartão etc..) fica doidão tentando manter as taxas.

    3-) Limitar no cliente, já testei, é horrivel tbm, o AP fica do mesmo jeito tentando ajustar.

    Cada um com seu escopo de trabalho, aqui, tá difícil manter 100% de sinal, arvore etc.. mas tá nas beiras do -55 de sinal e -68, estamos aprendendo com o tempo e tentando melhorar.

    Como temos poucos clientes ainda, 2mbps na placa tá quebrando o galho.

    E tem mais uma coisa, depende da sensibilidade da placa ou cartão, tem umas que com -78 pega 11, e outras com -74 já tá caindo para 5.5.. tem que saber o hardware que tem.

    Abraços
    Alam Dias

  10. #10

  11. #11
    Avatar de marcelomg
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    São Lourenço do Sul, Brazil
    Posts
    1.471

    Padrão

    Citação Postado originalmente por marcelomg Ver Post
    Olá amigo, me explica uma coisa, eu tenho aps mikrotik setados em 2 mbs, em horários de pico, o tráfego real da interface wireless chega a 2 mbs! se as coisas funcionarem como vc falou a banda da interface wireless não poderia ultrapassar os 150 kbps não é?
    me explica o que pode ser isso?
    Eai, ninguém se manifesta?????????

  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por marcelomg Ver Post
    Eai, ninguém se manifesta?????????
    Acho que não entenderam o que você quiz dizer... E nem eu!

    Vejamos, o que quer dizer com 2 Mbps e 150 Kbps?

    Se você setou o AP em 2 Mbps (2 mega bits por segundo), e ele está atingindo esse limite, o que tem de errado?

    Porque você diz que não deveria passar de 150 Kbps (150 kilo bits por segundo)?

    Desculpe minha ignorância, mas talvez eu esteja confundindo BITS com BYTES... por favor, me explique!

  13. #13
    Avatar de marcelomg
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    São Lourenço do Sul, Brazil
    Posts
    1.471

    Padrão

    Citação Postado originalmente por w4rh4ck3r Ver Post
    Acho que não entenderam o que você quiz dizer... E nem eu!

    Vejamos, o que quer dizer com 2 Mbps e 150 Kbps?

    Se você setou o AP em 2 Mbps (2 mega bits por segundo), e ele está atingindo esse limite, o que tem de errado?

    Porque você diz que não deveria passar de 150 Kbps (150 kilo bits por segundo)?

    Desculpe minha ignorância, mas talvez eu esteja confundindo BITS com BYTES... por favor, me explique!
    Assim, como wireless é half-duplex, aonde 2 mb são a soma de 1 mb de upload + 1 mb de download, a taxa real de tranferencia de 2 mb em wireless é 128 k de down e 128 k de upload (+ou- isso)
    então segundo alguns amigos do forum quem seta a wireless do Mikrotik em 2 mb está deixando um limite de trafego de 128+128, só que aqui está em 2 mb e a trafego real em horários de pico chega a 2,5 mb's! Quem afirma que não é possivel atingir tal transferencia (trafego na interface) que prove de maneira mais clara!

  14. #14

    Padrão

    Citação Postado originalmente por marcelomg Ver Post
    Assim, como wireless é half-duplex, aonde 2 mb são a soma de 1 mb de upload + 1 mb de download, a taxa real de tranferencia de 2 mb em wireless é 128 k de down e 128 k de upload (+ou- isso)
    então segundo alguns amigos do forum quem seta a wireless do Mikrotik em 2 mb está deixando um limite de trafego de 128+128, só que aqui está em 2 mb e a trafego real em horários de pico chega a 2,5 mb's! Quem afirma que não é possivel atingir tal transferencia (trafego na interface) que prove de maneira mais clara!
    Talvez minhas teorias não estejam completamente erradas... Só existe uma forma de você ter certeza à respeito: na prática!

    Pois uma coisa é teoria, "supor", "achar"; outra é comprovar na prática.

    Será que você não conseguiria, tipo assim, colocar mais uma interface em um MK desses só para teste? Conectando-se um cliente (um pouco distante, para simular uma situação real), poderia-se setar o AP e o cliente em várias velocidades e comparar o thoughput em cada uma delas...

  15. #15
    Avatar de marcelomg
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    São Lourenço do Sul, Brazil
    Posts
    1.471

    Padrão

    Impossível brother, meu MK não é tubo de ensaio não, se faço isso sou linchado pelos meus clientes hahahahsahahahahahahahahahahaha!

  16. #16

    Padrão

    Citação Postado originalmente por marcelomg Ver Post
    Assim, como wireless é half-duplex, aonde 2 mb são a soma de 1 mb de upload + 1 mb de download, a taxa real de tranferencia de 2 mb em wireless é 128 k de down e 128 k de upload (+ou- isso)
    então segundo alguns amigos do forum quem seta a wireless do Mikrotik em 2 mb está deixando um limite de trafego de 128+128, só que aqui está em 2 mb e a trafego real em horários de pico chega a 2,5 mb's! Quem afirma que não é possivel atingir tal transferencia (trafego na interface) que prove de maneira mais clara!
    Espera ai.. Pelo que eu sei half-duplex num é bem assim.. Se setado em 2 Mbps seria a soma do up + down = 2 Mbps.. To certo?

    Porque fazendo o teste com btest do mk por rede 10/100 Mbps eu tenho só com Tx um tráfego real de 95 a 98 Mbps e só com Rx tbm.. Se faço o teste com ambos ao mesmo tempo, ai eu tenho metade, ou seja 45 a 48 Mbps cada..

    Pra não judiar do meu down aqui, eu limito o up dos meus clientes em metade do seu down..

    Agora vamos à interface wireless... Se setado em 11Mbps.. Suponhamos que tenho um troughput de 2 Mbps (Alguém consegue mais??) = 2048 Kbps..
    Supondo que tenho apenas clientes de 128 Kbps na minha rede..
    Então na realidade eu teria no máximo 16 baixadores profissionais (esses mulekes pestes, que ficam baixando o dia todo com p2p, http, msn, etc) minha interface estará no gargalo...
    Depois o pessoal fica reclamando que determinadas placas pro mk não são muito boas.. Pelo que eu conheço aqui, a maioria do pessoal utiliza mk quando tem mais que 30 simultâneos.. Ai tem gente que diz que a placa não aguenta.. Será que paramos pra analisar o desconforto que é manter todo esse tráfego na placa? Imagine alguns baixando direto, outros com sinal ruim, tentando conectar com taxas mais baixas, ruídos e interferências e ainda com 30 a 40 simultâneos?? Fora que o troughput varia e muito..
    Pior ainda quando se fala em trabalhar sem controle de banda..

    Rsrs...

    Abraços galera...

  17. #17

    Padrão

    De uma coisa eu sei, se travou a placa em 2mbps, e tiver muito cliente, quando atingir esse limite, vai ficar ruim, não tem nada a ver com queues.. esquece isso.

    O que acontece sim, é que seria melhor deixar a placa em 11, mas se tivéssemos a certeza absoluta que todos nossos clientes estrão com 100% de sinal etc.. etc..

    Abraços

  18. #18
    Avatar de marcelomg
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    São Lourenço do Sul, Brazil
    Posts
    1.471

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Nazzi Ver Post
    Espera ai.. Pelo que eu sei half-duplex num é bem assim.. Se setado em 2 Mbps seria a soma do up + down = 2 Mbps.. To certo?



    Rsrs...

    Abraços galera...
    Socorro, acho que só eu leio os posts desse forum, brother eu falei que half duplex é a soma de down e up! leia bem, então 2 mbs é a soma de 1 mb de up e 1 mb de down!
    Abraços t+

  19. #19

    Padrão

    então os Amigos, acham melhor deixar em AUTO ou setar mais de uma velocidade como: 1,2 ou 5,5 mbps?

  20. #20

    Padrão

    onde deve ser setada a configuração em basic rates ou supportede rates ou nos dois? e no caso do senao que tem transmition rates? onde configurar?