Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
+ Responder ao Tópico



  1. #21
    Avatar de marcelomg
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    São Lourenço do Sul, Brazil
    Posts
    1.471

    Padrão

    Citação Postado originalmente por francisco.william Ver Post
    onde deve ser setada a configuração em basic rates ou supportede rates ou nos dois? e no caso do senao que tem transmition rates? onde configurar?
    olha ai................
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Untitled-2.gif
Visualizações:	294
Tamanho: 	11,4 KB
ID:      	223  

  2. #22

    Padrão

    Citação Postado originalmente por w4rh4ck3r Ver Post
    Parece que os camaradas alexandrecorrea e alamdias tem convicção divergente do nosso amigo marcelomg e de outros integrantes desse fórum, a respeito da configuração da taxa de transferência na PCI wireless, conforme pude ver em outros posts...

    Eu não tenho a experiência de vocês nesse assunto, mas gostaria de entender como funciona realmente. Várias pessoas recomenda fixar o Mikrotik em 2 MBps, outros, defendem 11 Mbps fixos.

    Na minha idéia, eu imagino que funciona mais ou menos assim (por favor, analisem com atenção, e me corrijam onde eu estiver errado !):

    Antes de mais nada, vamos convencionar: a melhor coisa que poderia existir seria aplicarmos um limite de banda direto no cliente, como por exemplo, todos clientes usando radinhos com AP-Router (IP, Mac e senha secretos do provedor) e limite a banda no próprio rádio do cliente.

    Assim, limitaríamos o tráfego em nossa rede wireless, e mesmo que o cliente estivesse com algum vírus que gerasse alto tráfego, esse tráfego ficaria limitado aos "kbps" de sua conexão, possibilitando maior número de clientes.

    Da forma convencional, se setarmos o cliente em 11 Mbps, ele está dentro da rede nessa velocidade, e pode gerar um tráfego interno até esse limite.

    Seria interessante para o provedor, limitar o tráfego de cada cliente em 2 Mbps - mais que o suficiente, pois cada internet via rádio normalmente trabalha entre 128 e 512 kbps.

    Portanto, vamos as suposições:

    1 - Se eu configurar a interface wireless do Mikrotik e também de todos os clientes em 2 MBps, cada cliente somente se conectará constantemente em 2 MBps, nem mais, nem menos - e tanto os clientes quanto o MK não ficará tentando renegociar e subir essa taxa.
    Teoricamente teríamos uma conexão mais estável, mesmo quando em variações de sinal (por chuva, vento, etc.), sem meio termo: ou conecta a 2 Mbps, ou não conecta.

    Eu não tenho certeza, mas imagino que setando o MK em 2 Mbps, não quer dizer que estamos limitando a conexão total do acess point nessa velocidade, ou seja, não limita o MK em 2 MBps a ser dividida com todos clientes! (vamos falar em velocidade de "bit rate" da placa, e não thoughput)

    Acredito que essa configuração permite que cada cliente se conecte ao MK apenas em 2 Mbps, mas o MK manterá sua capacidade total de taxa de transferência, sem diminuir seu desempenho.
    -------------------------------------------------------------------------
    2 - Da forma acima, se o cliente alterar a placa PCI (ou se rádio-cliente) e fixar sua taxa para um valor maior, acho que simplesmente não conectará [I](alguém poderia confirmar na prática?).[/I]

    Se o cliente configurar sua wireless para o dispendioso sistema de auto-negociação, sua velocidade ficará fixa em 2 Mbps, e mesmo que sua placa tente subir, não conseguirá e não influenciará nada no MK - que está fixo em 2 Mbps e nem receberá tal tipo de requisição.

    Na pior das hipóteses (que eu acredito que não aconteça), iria piorar o desempenho somente desse cliente, que teria sua placa tentando subir de velocidade constantemente - sem êxito (problema dele, quem manda mexer onde não deve!).
    --------------------------------------------------------------------------
    3 - Caso o MK seja configurado para trabalhar fixo em 11 Mbps, cada cliente somente se conectará a essa velocidade, e se as condições de nível de sinal permitirem essa conexão máxima (nem sempre possível).

    Teríamos a taxa de transferência total do MK a disposição de qualquer cliente (ou vírus) que requisitasse tal tráfego entre a interface cliente e MK.

    Imagine 30 clientes conectados a 11 Mbps cada um, ou 30 clientes conectados a 2 Mbps cada - com o MK mantendo sua capacidade total de 11 Mbps em ambos os casos.

    Além do mais, teríamos que contar SEMPRE com o nível de sinal excelente, podendo haver perda de conexão facilmente, caso haja qualquer fator que implique em eventual redução de sinal (chuva, ventania, crescimento vegetal, interferência, alto tráfego na própria rede, etc.).
    Se o cliente tiver o mesmo nível de sinal excelente, que possibilitaria conectar a 11 Mbps, mas estiver fixado a 2 Mbps, e surgir tal intempéries, já é bem mais difícil de perder a conexão.
    --------------------------------------------------------------------------
    Não vamos nem entrar no mérito de deixar tudo em automático... Seria simplesmente pior do que tudo.

    Portanto, eu acredito que fixando o MK para trabalhar somente em 2 Mbps, teremos uma melhor distribuição de recursos e melhor rendimento geral, inclusive com um número maior de clientes.

    É minha opinião pessoal, que estou disposto a mudar a qualquer instante - bastando alguém defender a própria tese e me convencer a respeito !

    Abraço a todos, e aguardo as réplicas !!!
    Errado. Eu mesmo fiz testes aqui, setei o mikrotik em 1MB e conectei dois clientes nele, comecei a fazer um download nos dois ao mesmo tempo e simplesmente cada um só baixava entre 52 e 55KB/s quando fechava o download de um dos dois clientes o que permanecia subia para 110KB/s ou seja, simplesmente divide. Ao limitar a taxa de transmissao em um ap, voce esta dizendo que ele trabalhara com apenas quele valor fixado. Portanto, recomendo que se utilize os 11MB pois assim, Nao causará um entupimento no mesmo por falta de banda.

  3. #23

    Padrão Agora, essa valeu !!!

    Citação Postado originalmente por klemensonleal Ver Post
    Errado. Eu mesmo fiz testes aqui, setei o mikrotik em 1MB e conectei dois clientes nele, comecei a fazer um download nos dois ao mesmo tempo e simplesmente cada um só baixava entre 52 e 55KB/s quando fechava o download de um dos dois clientes o que permanecia subia para 110KB/s ou seja, simplesmente divide. Ao limitar a taxa de transmissao em um ap, voce esta dizendo que ele trabalhara com apenas quele valor fixado. Portanto, recomendo que se utilize os 11MB pois assim, Nao causará um entupimento no mesmo por falta de banda.
    É isso aí que eu queria ouvir ! Menos teoria, menos conversa e mais AÇÃO !!!

    Obrigado pelo teste tira-teima. Perguntei em vários tópicos e muitos tentaram me convencer do contrário, mas ninguém me mostrou dados convincentes como agora.

    Agradeço em nome de todos, pois tenho certeza que vários iniciantes (como nós aquí) tinham essa dúvida e gostariam de ter certeza. Até mesmo vários profissionais da área configuram em 2 Mbps acreditam obter o máximo rendimento.

    Espero que ninguém seja preconceituoso... que façam seus próprios testes e, principalmente, tenham a humildade de postar os resultados !
    .
    P.S.: Segundo o dicionário Aurélio, a palavra "PRECONCEITO" significa:
    1 - Conceito ou opinião formados antecipadamente, sem maior ponderação ou conhecimento dos fatos; idéia preconcebida.
    2 - Julgamento ou opinião formada sem se levar em conta o fato que os conteste; prejuízo. ...