+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Ajuda com Queues

    Estamos ai novamente !!! .... Gente estou querendo fazer algumas alterações nas queues mas estou com alguns problemas !!!!

    Objetivos

    1 - criar um regra principal de 4 MB
    2 - criar uma regra secundaria a essa de 4 mb porem com 2 mb ( Parent 4 mb )
    3 - Acrescentar clientes na regra de 2 mb ( utilizada para os clientes )
    3 -Acrescentar IP´s internos na regra de 4mb ( liberação geral no link )

    Eu utilizo o mk 2.9.27

    OBS - hoje se eu colocar todos os clientes embaixo da regra geral de 4 mb funciona tudo legal !!!


    porem qunado eu faco a tarefa acima descrita aprincipio ate funciona .. porem quando o server reinicia !!! o controle dos ips !! nao e feito !! fica tudo liberado !!!

    Se alguem tem regras !! sendo utilizadas dessa forma !!! me auxilie a corrigir algum erro feito !!! desde ja agradeço !!! a colaboração !!!

  2. #2

    Padrão

    Citação Postado originalmente por dumer99 Ver Post
    Estamos ai novamente !!! .... Gente estou querendo fazer algumas alterações nas queues mas estou com alguns problemas !!!!

    Objetivos

    1 - criar um regra principal de 4 MB
    2 - criar uma regra secundaria a essa de 4 mb porem com 2 mb ( Parent 4 mb )
    3 - Acrescentar clientes na regra de 2 mb ( utilizada para os clientes )
    3 -Acrescentar IP´s internos na regra de 4mb ( liberação geral no link )

    Eu utilizo o mk 2.9.27

    OBS - hoje se eu colocar todos os clientes embaixo da regra geral de 4 mb funciona tudo legal !!!


    porem qunado eu faco a tarefa acima descrita aprincipio ate funciona .. porem quando o server reinicia !!! o controle dos ips !! nao e feito !! fica tudo liberado !!!

    Se alguem tem regras !! sendo utilizadas dessa forma !!! me auxilie a corrigir algum erro feito !!! desde ja agradeço !!! a colaboração !!!
    Vamos por partes:

    1 - regras gerais basta definir em queues o end. ip como 0.0.0.0/0 (colocar o up e down em 4mb)

    2 - Idem acima (definir upload e download em 2mb)

    3 - Para colocar clientes nesta regra (não entendi ao certo), você pode criar a mesma regra como a geral, só definindo o IP (ID da rede dos clientes), ex: 192.168.0.0/24 (este IP significa que este limite de banda ficará atrelada somente a faixa de Ips 192.168.0.1-192.168.0.253 (isso se o gateway for final 254).

    4 - Regra de liberação total de banda:

    Script de banda total e agendamento de 00:00 ás 06:00 (liberação total):

    Em SYSTEM / SCRIPT, adicione um novo script.

    Name: queue_enable
    Souce: /queue simple { enable [find name=LIBERA_TUDO] }
    Policy: Marcar todos

    Crie mais um script:

    Name: queue_disable
    Souce: /queue simple { disable [find name=LIBERA_TUDO] }
    Policy: Marcar todos

    Agora crie em simple queue uma regra liberando toda a banda, como a abaixo (abaixo libera 2MB):

    / queue simple
    add name="LIBERA_TUDO" target-addresses=0.0.0.0/0 dst-address=0.0.0.0/0 \
    interface=all parent=none direction=both priority=8 \
    queue=default-small/default-small limit-at=0/0 max-limit=2000000/2000000 \
    total-queue=default-small disabled=yes

    O próximo passo é criar o agendamento. Em SYSTEM / SCHEDULER, crie um novo agendamento, conforme abaixo:

    Para habilitar a regra:

    NAME: queue_enable
    START DATE: Jan/27/2007
    START TIME: 00:00:00
    INTERVAL: 1d 00:00:00
    ON EVENT: queue_enable

    Para desabilitar a regra:

    NAME: queue_disable
    START DATE: Jan/27/2007
    START TIME: 06:00:00
    INTERVAL: 1d 00:00:00
    ON EVENT: queue_disable



    PS: A regra acima libera 2MB de UPLOAD e DOWNLOAD, para toda a rede interna (0.0.0.0/0), de 00:00 ás 06:00 todos os dias. Esta regra foi testada e aprovada o funcionamento em minha rede e roda redondamente até o momento.
    Última edição por catvbrasil; 30-01-2007 às 22:35.

  3. #3

    Thumbs up Obrigado !!!CATV

    Vamos por partes:

    1 - regras gerais basta definir em queues o end. ip como 0.0.0.0/0 (colocar o up e down em 4mb)

    2 - Idem acima (definir upload e download em 2mb)

    3 - Para colocar clientes nesta regra (não entendi ao certo), você pode criar a mesma regra como a geral, só definindo o IP (ID da rede dos clientes), ex: 192.168.0.0/24 (este IP significa que este limite de banda ficará atrelada somente a faixa de Ips 192.168.0.1-192.168.0.253 (isso se o gateway for final 254).



    Legal !!!!! a informaçõa q vc passou !!!! eu nao utilizava dessa forma !!! so para informar !!!

    - eu criei uma regra de 2 mb e criei varias regras de clientes ( 200k de DL e 128k UL ) regra essa que coloquei como PARENT a regra de 2 mb , eu nao tinha utilizado da forma q vc informou ..... so tem um pequeno problema !!!! eu trabalho com mascara final 30\252 .... entao o IP dos clientes pulam de 4 em 4 .... ai terei q fazer na mao um ... por um ....ou nao ???? oq vc me dizz !!???? mas ja ajudou Bastante !!! um abraço !!!

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por dumer99 Ver Post
    Vamos por partes:

    1 - regras gerais basta definir em queues o end. ip como 0.0.0.0/0 (colocar o up e down em 4mb)

    2 - Idem acima (definir upload e download em 2mb)

    3 - Para colocar clientes nesta regra (não entendi ao certo), você pode criar a mesma regra como a geral, só definindo o IP (ID da rede dos clientes), ex: 192.168.0.0/24 (este IP significa que este limite de banda ficará atrelada somente a faixa de Ips 192.168.0.1-192.168.0.253 (isso se o gateway for final 254).



    Legal !!!!! a informaçõa q vc passou !!!! eu nao utilizava dessa forma !!! so para informar !!!

    - eu criei uma regra de 2 mb e criei varias regras de clientes ( 200k de DL e 128k UL ) regra essa que coloquei como PARENT a regra de 2 mb , eu nao tinha utilizado da forma q vc informou ..... so tem um pequeno problema !!!! eu trabalho com mascara final 30\252 .... entao o IP dos clientes pulam de 4 em 4 .... ai terei q fazer na mao um ... por um ....ou nao ???? oq vc me dizz !!???? mas ja ajudou Bastante !!! um abraço !!!
    Se vc trabalha com máscara 252, basta no lugar que vc coloca a mascara 0, colocar a 252... Onde for /24, utilize /30. Faça os testes ae, e infome o resultado.

  5. #5

    Padrão

    Eu tambem uso mascara /30... no meu modo de entender, a regra deveria ser tipo 192.168.0.0/16, pq dae vc alcançaria todas as suas redes /30...
    Caso você opte em utilizar a /30, você terá que criar uma regra para cada rede. Que daria no mesmo que criar uma regra para cada ip.
    Se eu estiver errado por favor me corrigam.

  6. #6

    Padrão

    Bom agora complicou tudo!

    Como ficaria a regra pra liberar tudo sendo que o server ta no 192.168.2.2 e a os ip dos clientes estao na faixa 192.168.2.x/255.255.255.252 (192.168.2.x/30)?

    Se alguem puder ajudar!
    Esse calculo da mascara de rede parece ser meio complicado.

    Pois como disse o amigo aqui acima a mascara 16 nao entra na faixa 192.168.2.X

    Qualquer ajuda ta valendo.

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Josevaldo Ver Post
    Eu tambem uso mascara /30... no meu modo de entender, a regra deveria ser tipo 192.168.0.0/16, pq dae vc alcançaria todas as suas redes /30...
    Caso você opte em utilizar a /30, você terá que criar uma regra para cada rede. Que daria no mesmo que criar uma regra para cada ip.
    Se eu estiver errado por favor me corrigam.
    Faz um favor ae, posta as configurações da tela IP / ADDRESS, para definirmos as configurações corretas.

  8. #8

    Post

    Segue ae minha screen do ip address. E conforme falei, quando eu uso algo para abranger todos meus ips eu seto ele com a mascara /16, no meu caso 172.16.0.0/16.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         queue.JPG
Visualizações:	135
Tamanho: 	172,5 KB
ID:      	265  

  9. #9

    Padrão

    Certíssimo. Deve-se colocar sempre o 0, quando quiser abranger todos os ips daquela classe. No caso do amigo acima, trabalha com várias redes. Neste caso coloca xxx.xxx.0.0, abrangendo assim todos os ips destas 2 classes.

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por catvbrasil Ver Post
    Certíssimo. Deve-se colocar sempre o 0, quando quiser abranger todos os ips daquela classe. No caso do amigo acima, trabalha com várias redes. Neste caso coloca xxx.xxx.0.0, abrangendo assim todos os ips destas 2 classes.
    E assim a mascara fica sendo a /16. obrigado por confirmar minha ideia catv

  11. #11

    Padrão

    Bom gente acho que to fazendo algo errado, sendo o ip dos meus clientes 192.168.2.X/30, qual a mascara usar pra liberar tudo no queue?
    seria 192.168.2.0/24, ou 192,168.2.0/30?
    Alguem da uma luz ai por favor!??!!?

  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por mtmassa Ver Post
    Bom gente acho que to fazendo algo errado, sendo o ip dos meus clientes 192.168.2.X/30, qual a mascara usar pra liberar tudo no queue?
    seria 192.168.2.0/24, ou 192,168.2.0/30?
    Alguem da uma luz ai por favor!??!!?
    Po. Usa a regra geral:

    0 libera tudo, então coloca a mascara como zero também.

    coloca lá em queues como no meu aqui.

    0.0.0.0/0

    Pronto vai liberar pra todos os ips, classes e máscaras!!! Resolvido o problema de todo mundo!!!