+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Repetidora pra varias redes. Como?!

    Deixa eu tentar me expressar melhor...


    digamos que eu tenha 5 clientes e eles possuem 2 lojas cada e querem interligar (p2p) suas matrizes com as filiais e que tambem nao tenham visada direta.
    portanto eu teria q ter um ponto estrategico na cidade pra q todas essas 10 antenas mirassem.

    dai q vem a minha questao,
    como espaco fisico, gera custo, nao seria viavel eu colocar um radinho repetidor pra cada empresa,

    teria como eu deixar um ikarus ou mikrotik fazendo esse papel?!
    gerenciando todas essas 5 redes, fazendo o ponto a ponto entre as 5, sem que uma nao invadisse a rede da outra e digamos com classes de ip diferente?!
    ha essa possibilidade com esses sistemas?! alguem ja fez isso?!


    valeus...

  2. #2

  3. #3

    Padrão

    segue uma imagem pra "detalhar"
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         duvida.png
Visualizações:	84
Tamanho: 	14,5 KB
ID:      	228  

  4. #4

    Padrão

    Voce pode fazer um sevidor de autenticação onde os rádios das lojas configurado em modo roteador, vai logar nesse servidor e criar a rota desejada solando assim quem se quer isolar e ligando quem tem que ligar.

    neste mesmo servidor ja pode ter a placa wireless trabalhando como ap

  5. #5

    Padrão Solução = V-LAN !!!

    Não sei como fazer, mas sei que o ideal seria usar um Mikrotik como Linux-AP, configurando-se as 5 VLAN (Virtual LAN), que funcionariam como redes independentes.

    Em cada VLAN, poderia-se incluir vários pontos entre si, que não se comunicariam com as demais VLANs, nem emitiriam "broadcast" às demais.

    Desculpe, não sei fazer, nem sei direito como funciona. Só sei que existe, já ví em alguns rádios sofisticados - só não sei como usar.

    Nem sei se o Mikrotik, como citei, possui esse recurso...

    Lembre-se de uma coisa: em 1 interface wireless (das melhores) trafega apenas 5 Mbps de througput, aproximadamente - que será dividido entre as 5 redes.
    Se for utilizar como REDE mesmo, saiba que ficará umas 100 vezes mais lenta do que uma rede cabeada... existe alguns aplicativos (via rede) que não rodam dessa forma.
    Resumindo: para troca de arquivos, a uma velocidade limitada (similar a internet), até serve. Substituir uma rede cabeada, jamais!