+ Responder ao Tópico



  1. #1
    joaosavioli
    Visitante

    Padrão A cada reboot o meu fio entra no FSCK :(

    Galera,

    Tenho um serverzim linux com Red Hat e estou com o seguinte problema.
    Se dou um reboot o minino insiste em entrar na tela dizendo para eu fazer um FSCK. Eu toda hora pulo ele e o server sobe normal.

    O problema é que esse server está em um datacenter e é chato esperar depois do reboot o cabra la postar dizendo que ele entrou no FSCK e perguntar o que eu devo fazer (executar ou pular).

    Tem jeito de eu alterar algo para pedir a ele que não entre no próximo reboot no FSCK?
    Eu não quero passar o FSCK pois nesse server eu tenho 2 HD´s de 73 Gb e um de 120 Gb. Deve demorar pakas pra ele fazer em td, além de existir a possibilidade dele num subir e perdir pra eu reinstalar o SO certo?

    Agradeço a ajuda
    []´s
    João

  2. #2

    Padrão

    Dá uma olhada no seu arquivo /etc/fstab e posta ele aqui pra gente. Talvez ele esteja marcado para fazer o fsck no seu disco à cada inicialização.

  3. #3
    joaosavioli
    Visitante

    Padrão

    Fala xstefanox,

    Primeiro obrigado pela atenção.

    Segue ele ai.

    # This file is edited by fstab-sync - see 'man fstab-sync' for details
    /dev/sda5 / ext3 defaults,usrquota 1 1
    /dev/sda1 /boot ext3 defaults 1 2
    /dev/sda3 /tmp ext3 defaults,noexec 1 0
    none /dev/pts devpts gid=5,mode=620 0 0
    none /proc proc defaults 0 0
    none /dev/shm tmpfs defaults 0 0
    /dev/sda2 swap swap defaults 0 0
    /dev/sdb1 /home2 ext2 defaults,usrquota 1 3
    /dev/sdc1 /home3 ext3 defaults,usrquota 0 0

    /dev/hdc /media/cdrom auto pamconsole,exec,noauto,managed 0 0
    /dev/fd0 /media/floppy auto pamconsole,exec,noauto,managed 0 0


    Abraços!
    João

  4. #4
    aoliv
    Visitante

    Padrão

    Sempre foi assim? Será que isso começou à alguns dias, depois que faltou luz, ou alguém desligou a maquina acidentalmente?
    Roda o FSCK, pelo menos uma vez, porque você provavelmente tem alguma coisa corrompida.

  5. #5

    Padrão

    Olha, eu recomendo que você dê uma olhada neste link que vai te explicar o quê cada coluna do arquivo /etc/fstab configura, mas pode estar ocorrendo também do seu sistema não estar desligando corretamente também. Já vi isso acontecer quando gente (des)configura os scripts do init 0 errado.


    Abraços!

  6. #6

    Padrão Uma verificação de rotina...

    Você verificou a data na bios???

    Com a data errada ele entende que o hd esta sem fazer verificação "a milhoes de anos"...

    é uma verificação tosca... mas que asvezes passa dispercebida....


    falows

  7. #7
    joaosavioli
    Visitante

    Padrão

    Entaum...
    Eu acredito que tenha sido mesmo uma desligamento brusco.. mas eu queria que ele não entrasse mais nessa tela após o reboot.. tipo.. ele fica normal, por mais de meses sem um reboot e tals... por isso que queria saber se tem um jeito de pedir a ele para não executar o fsck no próximo reboot...

    tenho medo de executar e o bixim pedir para reinstalar o SO.
    abraços!

  8. #8
    aoliv
    Visitante

    Padrão

    Se nao foi desligamento brusco, pode ser que os fs ja tem um tempao sem serem verificados, por ex: 180 dias ou xx mount. Se for isso voce pode configurar para um tempo maior com o comando <tune2fs>. Eu nunca usei da uma olhada no man.

    Voce pode testar um fs por vez. o que aconselho pelo menos umas 4 vezes ao ano:
    umont /dev/sdxx && fsck /dev/sdxx 77 mount /dev/sdxx xx


    Quanto ao seu medo, o seu unico risco é sda5 (/) e /sda1 (boot) (poe umas figas do lado do computador) o resto é dados (homex)

    Curiosidade pq vc usa uma particao extendida (sda5) no lugar de usar uma primaria?