+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Opinião sobre Servidor Proxy

    Olá pessoal

    Desde já quero dizer que este forum está muito bacano e tenho aprendido muitissimo com os vossos posts e tutorials , resumindo estão a fazer um trabalho excelente

    Ando aqui "namorando" o mikrotik para substituir o meu server de partilha de internet que ja anda a necessitar de algo melhor.

    É assim , eu gostava de saber se com o Mikrotik seria possivel ter um servidor de partilha de internet ( uma proxy ou server de PPPoE ) , e qual seria a melhor configuração com as seguintes caracteristicas de funcionamento :

    - Accounting ( apenas com username e passwords , sem trancar os macs com varias restrições aplicáveis , o metodo de auth que vi funcionar melhor no mikrotik foi por PPPoE )

    - Limte de downloads efectuado com corte automático de conta ( uma especia de regra de conta válida para valor inferior a x bytes retirados pelo o cliente )

    - Largura de banda reservada ( plo que ja xperimentei esta ja dei com ela sem problemas :P )

    - Proxy transparente( esta tb ja dei com ela :P )

    O Hardware é um dual p3 500 c\ 512 sdram 1 disco de 8 gb 5400 rpme outro 20 gb 7400 rpm dedicado so para a cache, na parte da ethernet são 2 NIC´s , uma ligada directamente a um router adsl, a outra ligada directamente a um ap ( Cisco Aironet 1230b ) ( hardware antigo , mas dado não ha melhor

  2. #2

    Padrão

    Tudo que vc mencionou se consegue com o mikrotik e muito bem : pppoe, proxy transparente, controle de banda e muito mais. Agora, limite de download com corte automático não sei se vai conseguir.Tento isso a dias com scripts e nunca funcionou 100%. Isso se chama quotas. Se alguém ae do forum já conseguiu, por favor, ajude ae.......
    Espero ter dado uma ajudinha ..

  3. #3

    Padrão

    Espero ter dado uma ajudinha ..
    Claro que deste muito obrigado pela a atenção

    Realmente isto anda bem , o meu probelma e so esse , restrição de trafego efectuado mensalmente com a tal regra, eu com o Wingate consigo fazer isto , aliás foi a unica proxy que na altura para windoze me funcionou com essa regra de geito :P mas se o mikrotik der, então bye bye wingate que ja to farto dele :P

    ontem tive a fazer umas experiencias com o mikrotik e tive a tentar fazer com que os clientes que queiram net ( pq o acesso a rede e tudo mais e livre ) ao efectuarem uma ligação pppoe ficasem com essa historia toda ( trafegos largura de banda downloads etc etc ) , quase que consegui , o problema era o acesso a proxy ou a net em si por pppoe, mas a velocidade com o mirkrotik em relação com quase as mesmas configs do wingate é brutal
    Última edição por Kry0h; 20-01-2007 às 11:47.

  4. #4

    Padrão

    Eu uso myauth e faço proxy transparente. Tenho planos de acesso por horario, velocidade, volume de trafego e tempo total de acesso. O myauth roda sob slackware e é show de bola. A autenticacao é feita na propria pagina do navegador, no momento do primeiro acesso. Vale o investimento mesmo.
    MyAuth Gateway

  5. #5

    Padrão

    Eu conheço o Myauth, mas sinceramente o preço não é muito convidativo, é a tal historia de usar opensource por uns pozitos e vender com direitos morais fechando o codigo fonte , mas tem de ser assim alguem tem de viver de algo e tirar dividendos do seu trabalho , e que plo que vi até está muito bem feito , ate talvez uma das melhores que vi a funcionar.

    Agora eu ando e mesmo empenhado no MK , apesar de as coisas não estarem a correr tal como pretendo , nomeadamente o pppoe + internet, ou seja apesar de conseguir por o acesso por pppoe com contas , do controle de largura de banda estar a funcionar as mil maravilhas tal como o do P2P , certo e que a net não passa por pppoe , ja agora alguem tem uma config. semelhante que me possa dar umas luzes ? agradecia imenso :P

  6. #6

    Padrão

    Olha meu amigo, ñ considero o custo do myauth elevado, se vc levar em consideracao o tempo que ele te economiza e as possibilidades que ele lhe oferece. Pense em quantos horas do seu tempo vc precisaria para criar os controles e relatorios que ele te oferece e faca as contas.
    Agora, com relacao a software livre, o mikrotik tambem usa e tambem e cobrado, se bem que existem versoes piratas diversas por ai.
    Abraço!

  7. #7
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por antoni Ver Post
    Olha meu amigo, ñ considero o custo do myauth elevado, se vc levar em consideracao o tempo que ele te economiza e as possibilidades que ele lhe oferece. Pense em quantos horas do seu tempo vc precisaria para criar os controles e relatorios que ele te oferece e faca as contas.
    Agora, com relacao a software livre, o mikrotik tambem usa e tambem e cobrado, se bem que existem versoes piratas diversas por ai.
    Abraço!
    Concordo com vc... Tenho 2 licenças do myauth, e sempre que possível recomendo ele. Uso o mikrotik como bridge, e todo o resto aqui no provedor é feito com o myauth, com excessão de servidor de email, dns e ftp, o qual tenho 1 máquina dedicada a somente isso.
    Não acho caro 600,00 da licença, em 3x sem juros... Além disso, o patrick q desenvolve ele é muito gente fina, o suporte dele é muito bom.

  8. #8

    Padrão

    Bem , foi a minha opinião , isto porque todas as licenças de software que tenho individualmente nnhuma chegou a esse valor excepto uma que trapassou-o mas tive de a adquirir por motivos profissionais, e tb falei no valor em si , porque em portugal e proibido por lei tirar dividendos de uma ligação a um ISP e partilha-la sem autorização da ANACOM ( entidade reguladora de telecomunicações ) , logo as comunidades wireless que existem 90% delas são free´s e o dinheiro de patrocinios ou doações e o pouco que se arranja vai para manutenção de material e, é complicado a uma comunidade desembolsar +- 200 euros ( os vossos 600 reais ) :P longe de min criticar um trabalho tão bom como o MyAuth , talvez um dia iremos de ter de abrir os cordões a bolsa se não arranjar-mos o que pretendemos num curto/médio prazo, e se assim for de certeza que o myauth irá esta no topo da lista, ja que pelo o MK ( que paguei a uma empresa em falencia por um preço simbólico ) não estou a conseguir o que pretendo :P
    Última edição por Kry0h; 21-01-2007 às 21:15.