+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Smile 100 Clientes por cartão, mito ou realidade??

    Boa Tarde Amigos

    Muito se tem falado dos aps que podem aguentar até 100 clientes por cartão, eu particularmente nunca vi nenhum que alguentasse mais de 40 sem dar latencia alta nos clientes. Será possivel mesmo?? Alguem ja conseguiu algo parecido??

  2. #2
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por gilbertoandrade Ver Post
    Boa Tarde Amigos

    Muito se tem falado dos aps que podem aguentar até 100 clientes por cartão, eu particularmente nunca vi nenhum que alguentasse mais de 40 sem dar latencia alta nos clientes. Será possivel mesmo?? Alguem ja conseguiu algo parecido??
    Simultaneamente eu acho impossível 100 clientes num cartão só... Aqui cheguei a 60, mas não com qualidade.. clientes de 128 e 256 kbps.. O máximo q vi no meu MK online simultaneo foi 60, mas a perda de qualidade é visível...

    Até por este motivo, estou migrando de omni para setorial. Nessa base eu tenho cerca de 120 antenas apontadas pra ela, vou trocar 1 omni por 3 setoriais e dividir os clientes nestas 3 antenas...

  3. #3
    voidmain
    Visitante

    Smile Divisor ou três placas?!

    Caro colega do post anterior, gostaria de sabe se ao trocar sua omni por 3 setoriais, irá colocar um cartão para cada uma ou irá usar um divisor?

    Valeu...

  4. #4

    Padrão

    alo, se vc colocar um divisor em apenas um cartao nao vai fazer diferenca, ja que continuarao no mesmo cartao,teria que colocar um cartao para cada antena , com pelo menos 3 canais de diferenca entre eles. 3 SSID diferentes, e terias que ir nos clientes e reconectar nos novos aps.

  5. #5

    Padrão

    Olá
    Isso quer dizer que, somente a troca da omini, pelas setoriais já não ajudam no sinal? Se o colega xandemartini, colocar as setorias com o divisor, com um unico cartão vai ficar a mesma coisa que com a omini?
    Falou

  6. #6

    Padrão

    nao daria para ter certeza, mas imagine colocar uma setorial em um divisor por 3 implica em uma perda de 3db em uma delas e 6db nas outras duas saidas,nao sei qual e o ganho da omni dele mas se colocar uma setorial de 17 dbi na saida de -6db do divisor ficaria com um ganho de 11 db para ese lado , e a interferencia continuara entrando no cartao por ese canal. entao nao vejo vantagem de colocar divisor com um mesmo cartao. Acredito que a vantagem e colocar para o lado que supostamente tem interferencia no canal 7 por exemplo uma setorial no canal 2, e de costas para aonde esta a imterferencia , poderias colocar um canal mais proximo do 7 ,6 por exemplo ja que ficaria de costas.primeiro teria que identificar a interferencia , ja que pode ser de canais adjacentes de outro provedor ou alguem usando amplificadores.

  7. #7

    Padrão

    supondo então, que ligamos três setoriais com cartões independentes, será que nas setoriais daria para chegar perto de 100 clientes?

  8. #8
    Avatar de marcelomg
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    São Lourenço do Sul, Brazil
    Posts
    1.471

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Josevaldo Ver Post
    supondo então, que ligamos três setoriais com cartões independentes, será que nas setoriais daria para chegar perto de 100 clientes?
    Com 3 setoriais, seriam 33 clientes simultâneos por cartão, é viável sim, da pra vc cadastrar + de 200 clientes nesse ap.

  9. #9

    Padrão

    em media de 40 por cartao daria ate pra mais de 100, isso sempre vai depender da banda que vc da para cada cliente

  10. #10
    Avatar de marcelomg
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    São Lourenço do Sul, Brazil
    Posts
    1.471

    Padrão

    Citação Postado originalmente por johnicar Ver Post
    em media de 40 por cartao daria ate pra mais de 100, isso sempre vai depender da banda que vc da para cada cliente
    Com certeza, mas recomendo no máximo 35 simultâneos por cartão, vc tem assim uma boa margem de segurança.

  11. #11
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por voidmain Ver Post
    Caro colega do post anterior, gostaria de sabe se ao trocar sua omni por 3 setoriais, irá colocar um cartão para cada uma ou irá usar um divisor?

    Valeu...
    Vou usar 3 cartões Atheros CM9 nas antenas. 1 em cada antena. E não é por causa de interferência não, é somente por causa da quantia de clientes simultâneos. Quanto a usar 3 canais diferentes e 3 SSIDs diferentes, quanto aos canais eu concordo com o amigo q citou, mas quanto a SSID diferente discordo, axo q deve ser o mesmo nos 3 cartões.
    Última edição por xandemartini; 21-01-2007 às 18:57.

  12. #12

    Padrão Ssid

    Citação Postado originalmente por johnicar Ver Post
    alo, se vc colocar um divisor em apenas um cartao nao vai fazer diferenca, ja que continuarao no mesmo cartao,teria que colocar um cartao para cada antena , com pelo menos 3 canais de diferenca entre eles. 3 SSID diferentes, e terias que ir nos clientes e reconectar nos novos aps.

    Kara eu tenho aqui 4 setorial e 3 placa
    so que eu no seu lugar colocaria o SSID o mesmo pq e o seguinte o windows gerencia isto de um forma muito boa ele pega sempre o canal com mais qualidade e sinal mesmo tendo o mesmo SSID, vc pode colocar o Mesmo SSID so mude o canal 1 diferente pra cada interface

  13. #13

    Padrão

    Trabalha com o SENAO 2411 EXT2. É uma realidade. É claro sem o WDS e de preferencia com o COMPRESSION ligado. Agora é o seguinte, a maioria dos cartões ageuntão mais ou menos clientes dependendo da configuração. Se le tiver configurado errado, perde todo o desempenho. Um cartão que consegue suportar de 80 a 120 clientes, acaba não suportando nem mesmo 30.