+ Responder ao Tópico



  1. #1
    aoliv
    Visitante

    Padrão montar uma particao sobre outra

    Como posso montar uma particao R-only em um diretorio e montar outra particao RW sobre o mesmo diretorio. Ou seja:
    mount -r /dev/hdb1 /home/mmm && mount /dev/hdb2 /home/mmm

    O que eu quero é:
    1 Poder ver e execultar os arquicos e diretorios das duas particoes
    2 Quando gravar um novo arquivo, gravar na segunda particao.
    3 Quando houver dois arquivos iquais, em particoes diferentes, considerar o arqivo da segunda particao.
    4 para alterar um arquivo da primeira particao, eh criado um novo arquivo na segunda.

    O que eu devo fazer?

  2. #2

    Padrão

    Para esse tipo de feature que você precisa use o unionfs, que permite que "branches" ro e rw sejam "fundidos", de foma que você tenha acesso aos dois sistemas de arquvos simultêneamente, possibilitando inclusive escrever em partições RO tendo as alterações escritas em outras partições.

    Esse é o método utilizados em live-cds, por exemplo.

  3. #3
    aoliv
    Visitante

    Padrão

    Vc ja usou unionfs? O que eu li na internet era que ele nao era muito estavel.

    A minha ideia é configurar o sistema e depois montar sobre a raiz, desta forma meu sistema permanece "intocavel" e posso dar para o moleque aprender administrar uma maquina UNIX

  4. #4

    Padrão

    Ele é bastante estável sim, é usado em quase todos os live-cd's modernos. Nunca usei pra outros tipos de instalação além de live-cd (auxiliei um amigo a produzir um live-cd educacional onde usamos o unionfs).

    Se a idéia não é usar em ambiente de produção talvez não haja problemas quanto a estabilidade.