+ Responder ao Tópico



  1. #1
    cnasidney
    Visitante

    Padrão Vlan

    Alguém tem familiaridade com essa arquitetura para esclarecer alguns pontos?

    Sidney

  2. #2
    cnasidney
    Visitante

    Padrão Vlan

    Bom

    Alguém tem familiaridade com VLAN, estou com algumas dúvidas,
    Alguém no ar?

    Sidney

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por cnasidney Ver Post
    Alguém tem familiaridade com essa arquitetura para esclarecer alguns pontos?

    Sidney
    Oque vc gostaria de saber colega

  4. #4
    cnasidney
    Visitante

    Padrão vlan

    Meu Caso,

    Tenho uma grande rede LAN
    tudo rede 10

    Para criar vlan entre portas no switch (gerenciavel)
    vlan 2 fala com vlan 1 e vice-versa
    vlan 2 (por porta do switch)

    como faço para essas vlan se falarem?
    é possível rolar essa vlan e outras na mesma rede, sem subnetar?

    Sidney

  5. #5

  6. #6

  7. #7

    Padrão

    é possivel fazer o que vc quer.

    Qual o modelo do seus Switches. Posta suas duvidas que a galera vai te ajudando.

  8. #8
    cnasidney
    Visitante

    Padrão Vlan

    Caro,

    Eu estou dentro de uma LAN mascara 255.255.240.0

    Eles querem que alguns switchs fiquem separados em vlan.

    Não posso mudar o ip da rede
    Teria q cria a vlan 2, 3 ,4 e elas conversarem com entre si e hj buscar o ip no dhcp da vlan default 1.

    Isso rola, eh possivel

    Sidney

  9. #9
    cnasidney
    Visitante

    Padrão vlan

    Cara,

    Os switch são da marca huawei

    Modelo 5648

    Ats

  10. #10

    Padrão

    Olá amigo,

    Bom a arquitetura de VLANs (Virtual LAN) não é muito complexa mas tem que saber bem como ela funciona.

    A VLAN ela segmenta o dominio de broadcast, ou seja, você tera várias redes menores dentro de sua LAN. Se você quiser usar essa tecnologia será necessário que você faça subnet dessa sua rede ou que use outras redes além da 10. Eu sei que você disse que não pode mudar isso, mas se não pode mudar não tem como fazer! Tem que ter pelo menos subnet!

    Para você fazer com que essas redes menores se comuniquem será necessário um dispositivo de camada 3, como um roteador, ou um linux fazendo a comunicação entre elas. Eu tenho isso funcionando aqui na minha empresa! Bem tranquilo!

    Depois disso você pode fazer com que seu servidor de DHCP faça DHCP Relay e que ele entregue os IPs para as outras subnets sem a necessidade de criar sub-interfaces adicionais no servidor (eth0.X)!

    Qualquer dúvida poste aee!

    André
    Última edição por zenun; 24-01-2007 às 12:59.

  11. #11

    Padrão

    Cara, como disseram ai, sem roteamento não tem jeito!

    Agora, esse Huawei ele é Layer 3, não é?! Assim você nem precisa de um roteador, ele vai fazer tudo...Inclusive o DHCP relay... Faz muito tempo que mexi com Huawai, não lembro mais a sintaxe dele... Mas procura uma forma de atribuir endereços IPs a VLANs... Algo como Vlan-interface... Quanto a DHCP-Relay nunca configurei no Huawei... Se não me falha a memória o Huawei tem uma lista de comandos possíveis... (acho que com o help ou é list, não lembro...) Manda eles ai...

    Qualquer coisa posta ai...
    Última edição por Magnun; 31-12-2009 às 14:36.

  12. #12

    Padrão

    Se seu switch é layer 3 então ta sussegado!

    Só descobrir como configurar o roteamento nele, que concerteza deve ter algum tutorial ou manual no proprio site da Huawei!

    O mais importante é entender bem o que você quer fazer antes de começar a implementação para não perder tempo depois!