+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão O que interfere no ACK TimeOut (cartão como AP)

    Olá amigos

    Já faz alguns dias que estou com esse problema que acontece em horários bem dispersos.
    Derepente o ping para os clientes começa a oscilar muito e muitas vezes ficando na casa de 600ms para cima.
    Desativo e reativo a placa AG 510 que está como AP no MT e volta ao normal por algum tempo...

    Mas observando no Status desse cartão no MT, observo que o ACK TimeOut inicia em 30 us e vai oscilando pouco.
    Algumas vezes oscila e passa dos 300 e é nesse momento que tudo passa a ficar lento.
    A quantidade de clientes nesse cartão no momento é de 22 conectados.

    Tentei observar nas conexões estabelecidas se tinha alguma coisa anormal (muitas conexoes de um cliente) mas não tem.
    Temos um monte de regras para bloquear virues e etc.

    Alguém saberia dizer, o que faz com que esse ACK Timeout suba tanto repentinamente e nesse momento quase mata a rede.

  2. #2

    Padrão

    exatamente...

    o tempo ack eh um tipo de TTL para o pacote ... eu tive estes problemas com o mk ai resolvi nao usar.. o ikarus calcula o ack mais facilmente e nao da este problema...

    tente setar um ack FIXO.. algo como 80 (acho que ateh 3km).. na documentação do mk tem uma tabela padrao com algumas distancias.. vc deve utilizar o ack para o cliente com a maior distancia que vc tem..

  3. #3

    Padrão

    digamos que meu cliente mais longe que tenho eh a 10 km.. então meu ACK Timeout será para 10 km?

  4. #4

    Padrão

    Como deixei no modo Dinamico provavelmente a placa e MT estabelece o melhor valor (deveria ser assim).

    Fiz um teste: Tenho um cliente há uns 5km.
    Coloco ele para nao poder autenticar na AP (bloqueio ele), e o ACK TimeOut fica na faixa dos 68.

    Quando libero para ele conectar, o ACK sobe para 408, e outros clientes mais próximos começam a ter tempo de PING elevadíssimo.

    Não sei porque o MT/Placa colocam o valor de 408.

    Vou tentar forçar a deixar em 68 para ver como se comporta por 1 dia os clientes.

  5. #5

    Padrão

    o estranho é que eu tenho clientes a 12 km e o Ack Timeout fica em 55, não passa disso! mais mesmo assim os pings são horriveis!

  6. #6

    Padrão

    Após outros testes descobri que não é a distância e sim a qualidade do sinal do cliente.
    Tem um cliente próximo (que ele mesmo instalou a antena) e sei que o sinal está ruim. Quando bloqueava ele na AP, o ping aos demais clientes se normalizavam.

    Talvez o seu há 12km, tenha um cartão mais potente e o sinal nao esteja tão ruim.
    Então pode ser outro cliente que esteja interferindo nisso.

    Estou mapeando pela AP, todos os clientes com sinal ruim, e quando bloqueio eles fica perfeitinho aos demais. Vamos revisar esse pessoal, e talvez até separar para outra AP.

    O tal ACK timeout é consequência da qualidade do sinal também

  7. #7

    Padrão

    tem lógica mesmo, pois esse meu cliente há 12 km usa um AP SENAO 200mw!

    vou fazer o mesmo teste aqui, dae já posto o resultado

    valeu liandro!

  8. #8
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Quando o sinal está oscilando ou pior, quando não tem um nível adequado para um enlace de qualidade, não seria interessante usar a ferramenta Connection Rule?

    Vejam o anexo. Pela documentação o que entendi é que se o AP fizer uma determinada leitura do sinal e o mesmo for maior que o configurado em min-signal-strength ele deixa o cliente conectar, caso contrário não. Desta forma evitaria que cliente com um nível de sinal inadequado conecte-se ao AP causando problemas para os demais.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         sinal_cliente.png
Visualizações:	1415
Tamanho: 	58,7 KB
ID:      	252  
    Última edição por sergio; 27-01-2007 às 12:10.

  9. #9

    Padrão

    amigos, como faço (onde devo configurar no mk) pra fixar o ack timeout e o min-signal-strength

  10. #10

    Padrão

    Para fixar o ACK TimeOut, abra Interfaces, 2 cliques na desejada, em seguida no menu Advanced, você pode apagar o Dinamic e digitar um valor

    Para o min-signal, o Sérgio até mandou uma imagem (antes da sua mensagem). Verifique aí.
    Em ConnectList, depois +

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por liandrocarniel Ver Post
    Para fixar o ACK TimeOut, abra Interfaces, 2 cliques na desejada, em seguida no menu Advanced, você pode apagar o Dinamic e digitar um valor

    Para o min-signal, o Sérgio até mandou uma imagem (antes da sua mensagem). Verifique aí.
    Em ConnectList, depois +
    brigadão amigo pela atenção, o min-signal tá tranquilo mas o ACK Timeout não deu pra fazer pq eu uso cartão SENAO e ele não abre essa opção, pelo menos foi o q vi e o q me disseram, mas min-signal já resolve meu problema...
    valeu...

  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por sergio Ver Post
    Quando o sinal está oscilando ou pior, quando não tem um nível adequado para um enlace de qualidade, não seria interessante usar a ferramenta Connection Rule?

    Vejam o anexo. Pela documentação o que entendi é que se o AP fizer uma determinada leitura do sinal e o mesmo for maior que o configurado em min-signal-strength ele deixa o cliente conectar, caso contrário não. Desta forma evitaria que cliente com um nível de sinal inadequado conecte-se ao AP causando problemas para os demais.
    amigo, aproveitando o assunto: como eu configuro o new station conect rule? basta selecionar a interface e fixar o min-signal e pronto, vai valer pra todos q se conectarem no meu AP?
    valeu...

  13. #13
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por speed_hunter Ver Post
    amigo, aproveitando o assunto: como eu configuro o new station conect rule? basta selecionar a interface e fixar o min-signal e pronto, vai valer pra todos q se conectarem no meu AP?
    valeu...
    Essa opção, do connection rule, vale para o MAC que cadastrar, ou seja, para clientes específicos (foi o que entendi). Agora para todos os clientes, existe uma opção em interfaces. Tem que verificar.

  14. #14

    Padrão

    realmente não tem como configurar ack timeout no cartão senao??????

  15. #15
    Moderador Avatar de ederamboni
    Ingresso
    Oct 2004
    Localização
    Montes Claros
    Posts
    885
    Posts de Blog
    13

    Padrão

    eu tenho clientes as 10 km no maximo entao no lugal de default ou dynamic coisa do tipo eu coloco 100 ou 96 que e padrao do mik pra padrao 2.4ghz certo isso mesmo ou eu to enganado...
    abracos

  16. #16

    Padrão

    Uso ACK setado em 62, segundo a tabela do mikrotik seria 5km, Resolveu a maioria dos problemas de lentidão e desconexão dos clientes.

  17. #17

    Padrão

    Mas não se esqueçam que ping ruim, nem sempre é sinal de conexão ruim, se o cliente comprou 200k, e tá fazendo download igual o doido, o último pacote a passar é o ping, daí ele dá o tempo de resposta alto. Se o cliente não estiver usando quase nada, fica em 1 ou 5 ms

    Pode testar.