+ Responder ao Tópico



  1. #1
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão 2 bases - 4 setoriais em cada base - quais canais usar??

    Olá, eu de novo aqui e minhas dúvidas com setoriais...

    Bom, atendo cerca de 240 clientes em 2 bases, com 2 omni hyperlink de 15 dbi... Uso mikrotik, com placas dlink AG530 (2 placas em cada base, 1 como ap em 2.4 e outro fazendo ptp e, 5.8). Como vcs devem imaginar, estou com problemas em virtude dos usuarios simultâneos. Já tenho as antenas TSM 90º de 15 dbi compradas, e cartões CM9 atheros, pretendo ligar 1 em cada antena, quadruplicando assim os clientes atendidos em cada base.

    Minha duvida agora consiste no fato de as 2 bases estarem a cerca de 1 km de distância 1 da outra. Quais canais poderei usar, sem que 1 interfira na outra? O SSID uso o mesmo em toda a cidade?

  2. #2
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão lembrei de outra pergunta

    Seria melhor eu montar as CM9 em 2 micros, ou espetar as 5 placas (4 em 2.4 e 1 em 5.8 fazendo o ptp) em 1 micro só, junto às antenas?

  3. #3
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por xandemartini Ver Post
    Olá, eu de novo aqui e minhas dúvidas com setoriais...

    Bom, atendo cerca de 240 clientes em 2 bases, com 2 omni hyperlink de 15 dbi... Uso mikrotik, com placas dlink AG530 (2 placas em cada base, 1 como ap em 2.4 e outro fazendo ptp e, 5.8). Como vcs devem imaginar, estou com problemas em virtude dos usuarios simultâneos. Já tenho as antenas TSM 90º de 15 dbi compradas, e cartões CM9 atheros, pretendo ligar 1 em cada antena, quadruplicando assim os clientes atendidos em cada base.

    Minha duvida agora consiste no fato de as 2 bases estarem a cerca de 1 km de distância 1 da outra. Quais canais poderei usar, sem que 1 interfira na outra? O SSID uso o mesmo em toda a cidade?
    Estas bases estão muito próximas para o ganho dessas antenas... mas mudá-las de lugar não será uma boa solução...

    O que poderá fazer é posicionar cada antena em uma base e outra, para que o lóbulo principal de uma não coincida com o de outra e, principalmente, ajuste o TILT das antenas para atender apenas a região que pretende cobrir.

    Quanto aos canais, em cada base, só utilize 2, as antenas que estão de costas uma pra outra utilize no mesmo canal.

    Quanto ao ssid, pode usar o mesmo, mas se puder mude, não precisa ser agora, pois o trabalho será imenso (ligar ou ir cliente a cliente é dose).

  4. #4
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por xandemartini Ver Post
    Seria melhor eu montar as CM9 em 2 micros, ou espetar as 5 placas (4 em 2.4 e 1 em 5.8 fazendo o ptp) em 1 micro só, junto às antenas?
    Se for uma boa máquina (sem IRQ share), com um bom desempenho, pode usar tudo em uma só.

  5. #5
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por sergio Ver Post
    Estas bases estão muito próximas para o ganho dessas antenas... mas mudá-las de lugar não será uma boa solução...

    O que poderá fazer é posicionar cada antena em uma base e outra, para que o lóbulo principal de uma não coincida com o de outra e, principalmente, ajuste o TILT das antenas para atender apenas a região que pretende cobrir.

    Quanto aos canais, em cada base, só utilize 2, as antenas que estão de costas uma pra outra utilize no mesmo canal.

    Quanto ao ssid, pode usar o mesmo, mas se puder mude, não precisa ser agora, pois o trabalho será imenso (ligar ou ir cliente a cliente é dose).
    mestre sérgio, sempre pronto a ajudar, valeu... Tenho que usar as 2 bases, pois a cidade é irregular e tem muitas árvores.. tem clientes que são atendidos por 1, mesmo estando mais perto da outra base, mas a visada é melhor nessa mais longe, entende? Na minha menor base, qual seria o problema em usar de repente 2 omni então?

  6. #6
    Avatar de marcelomg
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    São Lourenço do Sul, Brazil
    Posts
    1.471

    Padrão

    Citação Postado originalmente por xandemartini Ver Post
    mestre sérgio, sempre pronto a ajudar, valeu... Tenho que usar as 2 bases, pois a cidade é irregular e tem muitas árvores.. tem clientes que são atendidos por 1, mesmo estando mais perto da outra base, mas a visada é melhor nessa mais longe, entende? Na minha menor base, qual seria o problema em usar de repente 2 omni então?
    Sei que a pergunta foi direto para o Sergio mas vou dar minha contribuição, vc pode usar as 2 omni na mesma base, mas com uma distancia de 1,5 metros, uma em cima da outra e com canais distantes (5 no mínimo).

  7. #7
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por xandemartini Ver Post
    mestre sérgio, sempre pronto a ajudar, valeu... Tenho que usar as 2 bases, pois a cidade é irregular e tem muitas árvores.. tem clientes que são atendidos por 1, mesmo estando mais perto da outra base, mas a visada é melhor nessa mais longe, entende? Na minha menor base, qual seria o problema em usar de repente 2 omni então?
    O problema dessas omnis é que você já tem outro POP, a 1km de distância. Estas omnis vão comprometer seu investimento nas setoriais.

    Até pode usar omni, mas seriam omnis de pouco ganho (uns 6 dbi), mas como mencionou, tem clientes a longa distância que recebem o sinal deste POP e, provavelmente, não funcionariam adequadamente.


    Acho que está na hora de você pensar em algo como MESH

  8. #8
    Avatar de marcelomg
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    São Lourenço do Sul, Brazil
    Posts
    1.471

    Padrão

    Citação Postado originalmente por sergio Ver Post
    O problema dessas omnis é que você já tem outro POP, a 1km de distância. Estas omnis vão comprometer seu investimento nas setoriais.

    Até pode usar omni, mas seriam omnis de pouco ganho (uns 6 dbi), mas como mencionou, tem clientes a longa distância que recebem o sinal deste POP e, provavelmente, não funcionariam adequadamente.


    Acho que está na hora de você pensar em algo como MESH
    Sergio, tenho pesquisado bastante sobre MESH e não achei nenhum firmware com esse protocolo, seria interessante criar um forum para descutirmos isso.
    Abraços t+

  9. #9
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por marcelomg Ver Post
    Sergio, tenho pesquisado bastante sobre MESH e não achei nenhum firmware com esse protocolo, seria interessante criar um forum para descutirmos isso.
    Abraços t+
    Blz Marcelo?

    Sim, é uma excelente idéia, já pensei nisso, mas realmente não fiz ainda, justamente pelo pouco material que encontrei até agora e também pela falta de experiência com a tecnologia.

    Estou começando a montar minha primeira rede MESH, e ainda meio perdido com várias configurações.

    Encontrei algum material na web sobre MESH, mas uma grande maioria está em alemão e traduzir isso é meio demorado.

    Vou pedir aos administradores que criem o FORUM e postaremos lá o que fizermos sobre a tecnologia.

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por sergio Ver Post
    Blz Marcelo?

    Sim, é uma excelente idéia, já pensei nisso, mas realmente não fiz ainda, justamente pelo pouco material que encontrei até agora e também pela falta de experiência com a tecnologia.

    Estou começando a montar minha primeira rede MESH, e ainda meio perdido com várias configurações.

    Encontrei algum material na web sobre MESH, mas uma grande maioria está em alemão e traduzir isso é meio demorado.

    Vou pedir aos administradores que criem o FORUM e postaremos lá o que fizermos sobre a tecnologia.

    bom eu tenho material em espanhol e melhor que alemao ne jejeje.
    eu enho um senario paresido, tenho uma zona rural onde terei 40 a 50 clientes so que visada e comprometid, visto que tem muitos cerros e arvores, o que seria melhor para mim wds ou mash.
    alguem daria uma lus para mim ???

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por sergio Ver Post
    Blz Marcelo?

    Sim, é uma excelente idéia, já pensei nisso, mas realmente não fiz ainda, justamente pelo pouco material que encontrei até agora e também pela falta de experiência com a tecnologia.

    Estou começando a montar minha primeira rede MESH, e ainda meio perdido com várias configurações.

    Encontrei algum material na web sobre MESH, mas uma grande maioria está em alemão e traduzir isso é meio demorado.

    Vou pedir aos administradores que criem o FORUM e postaremos lá o que fizermos sobre a tecnologia.
    apanhei mas consegui colocar o arquivo....
    e o seguinte, este arquivo ta em espanhol, e melhor que alemao com certesa.
    eu to com uma duvida, pois vou montar uma rede onde a visada e complicada, terei que repetir sinal varias veces.
    o que seria melhor, terei la 40 a 50 clientes, e tem muitos cerros etc, o que achao, vou de WDS ou de MASH, qual as vantagems de cada uma ???
    Arquivos Anexos Arquivos Anexos
    Última edição por alexsuarezferreira; 28-01-2007 às 13:19.

  12. #12
    Avatar de marcelomg
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    São Lourenço do Sul, Brazil
    Posts
    1.471

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alexsuarezferreira Ver Post
    bom eu tenho material em espanhol e melhor que alemao ne jejeje.
    eu enho um senario paresido, tenho uma zona rural onde terei 40 a 50 clientes so que visada e comprometid, visto que tem muitos cerros e arvores, o que seria melhor para mim wds ou mash.
    alguem daria uma lus para mim ???
    Acho que a idéia do Mesh seria a mais interessante para esse cenário, quanto mais nós (roteadores Mesh) melhor a cobertura, o que para nossa rede tradicional seria um gargalo, no Mesh seria uma solução muito interessante pq o pacote tem a possibilidade de trafegarem toda a malha da rede achando o melhor caminho, quanto maior a malha (cliente e roteadores) melhor é a cobertura.
    Bom isso tudo teoricamente pq ainda não tive a felicidade de por em pratica isso

  13. #13

    Padrão

    pois e , to nesa duvida, eu vi suporte a mash no aprouter v6.1 mas nao sei se eses radios aguentaria pois seria 40 a 50 clientes, to na duvida.

  14. #14

    Padrão

    como dise o Sergio, a ggrande vantagem de usar setoriais e que vc pode repetir canais em antenas que estao de costas, com isso otimizando a faixa e causando menos interferencias, agora uma duvida, estou montando um mk e nao consigo me conectar a outro ponto que esta com WEP, nao achei no MK a opcao de wep em 64 ou 128, so tem 40 e 100, e assim mesmo. to com placas AG530.

  15. #15
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por johnicar Ver Post
    como dise o Sergio, a ggrande vantagem de usar setoriais e que vc pode repetir canais em antenas que estao de costas, com isso otimizando a faixa e causando menos interferencias, agora uma duvida, estou montando um mk e nao consigo me conectar a outro ponto que esta com WEP, nao achei no MK a opcao de wep em 64 ou 128, so tem 40 e 100, e assim mesmo. to com placas AG530.
    WEP 64 = 40 bits e WEP 128= 100 bits. No MT fica em profiles.

  16. #16
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alexsuarezferreira Ver Post
    pois e , to nesa duvida, eu vi suporte a mash no aprouter v6.1 mas nao sei se eses radios aguentaria pois seria 40 a 50 clientes, to na duvida.
    O grande problema na zona rural é o alcance, pois normalmente os clientes ficam distantes uns dos outros.

    Em wds, não existe uma escolha inteligente das rotas, ou seja, qual o melhor caminho para o tráfego, ocorre muita repetição de pacotes entre as células.

    Em MESH isso é corrigido, talvez seja uma boa opção para zona rural, mas não sinto-me experiente o suficiente para afirmar isso.

    Dependendo das condições da área que pretende atender, uma torre com 4 setoriais bem dimensionadas e modo infraestrutura seria uma opção melhor.

  17. #17

    Padrão

    As setoriais em um local muito bem escolhido e se possivel com testes feitos antes de rodar definitivamento é a melhor opção pelo fato da quantidade de clientes a serem atendido até então cerca de 40 a 50 mais sempre vai aparecendo mais e se tiver que mudar a estrutura posteriormente com a chegada de novos clientes seria um trabalhão, uso aqui 4 setoriais com ssid diferentes para balacear a carga de clientes em cada cartão.