+ Responder ao Tópico



  1. #1
    SDMorais
    Visitante

    Exclamation Tropodifusão

    Olá, estou precisando fazer uma comunicação com distância em torno de 200 Km, e além da distância o relevo e muito disforme, logo fica inviavél utilizar visagem. Por isso estou precisando de informações mais técnicas da tropodifusão, sei que ele abrange até 405 Km, e é utilizada na UHF, porém estou precisando saber os equipamentos utilizados para enviar e para receber e que técnica devo utilizar para encontrar o ponto das antenas e demais informações...

    Estou precisando urgente, aguardo qualquer informação, grato.

  2. #2
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Não achei os equipamentos, mas achei uma norma da Anatel que só admite tropodifusão em casos excepcionais. Isto (regulamentação perante Anatel) já está tudo acertado?

    http://www.anatel.gov.br/biblioteca/...a_002_1975.pdf

  3. #3
    SDMorais
    Visitante

    Thumbs up

    Citação Postado originalmente por sergio Ver Post
    Não achei os equipamentos, mas achei uma norma da Anatel que só admite tropodifusão em casos excepcionais. Isto (regulamentação perante Anatel) já está tudo acertado?

    http://www.anatel.gov.br/biblioteca/...a_002_1975.pdf
    Esta norma eu já havia visto, porém é destinada as frequências privadas, como 2.4Ghz é livre creio q não tem problema, e no meu caso realmente se faz necessário, ou terei que colocar inumeras torres, porque tem muito morro.

    Obrigado e se descobrir qualquer coisa me avisa.

  4. #4
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por SDMorais Ver Post
    Esta norma eu já havia visto, porém é destinada as frequências privadas, como 2.4Ghz é livre creio q não tem problema, e no meu caso realmente se faz necessário, ou terei que colocar inumeras torres, porque tem muito morro.

    Obrigado e se descobrir qualquer coisa me avisa.
    Cuidado, 2.4Ghz é livre, mas opera em caráter secundário, ou seja, não pode interferir em sistemas primários.

    Agora uma coisa; estava olhando nas características que os equipamentos (antenas e rádios) possuem para operar desta forma, em 2.4 Ghz acredito que não encontrará nada que servirá. Para enviar sinal na troposfera precisa de um equipamento com uma potência, que definitivamente não é permitido (2.4 Ghz é liberado para uso com o máximo 1 W de potência).

  5. #5
    SDMorais
    Visitante

    Padrão

    Citação Postado originalmente por sergio Ver Post
    Cuidado, 2.4Ghz é livre, mas opera em caráter secundário, ou seja, não pode interferir em sistemas primários.

    Agora uma coisa; estava olhando nas características que os equipamentos (antenas e rádios) possuem para operar desta forma, em 2.4 Ghz acredito que não encontrará nada que servirá. Para enviar sinal na troposfera precisa de um equipamento com uma potência, que definitivamente não é permitido (2.4 Ghz é liberado para uso com o máximo 1 W de potência).
    Por isso que estou de documentação mais técnica, porque as únicas informações que consegui é que a tropodifusão pode ser feita de 300 a 3000Mhz que seria na faixa de UHF, e dependendo da potência para não ultrapassar a troposfera, sei que tenho que equipamento para enviar para a troposfera, a mesma espalha o sinal e o sinal do equipamento receptor captura essas ondas espalhadas e as codifica novamente pelo protocolo. O q consequi foi somente isto, o restante estou atras?

  6. #6
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por SDMorais Ver Post
    Por isso que estou de documentação mais técnica, porque as únicas informações que consegui é que a tropodifusão pode ser feita de 300 a 3000Mhz que seria na faixa de UHF, e dependendo da potência para não ultrapassar a troposfera, sei que tenho que equipamento para enviar para a troposfera, a mesma espalha o sinal e o sinal do equipamento receptor captura essas ondas espalhadas e as codifica novamente pelo protocolo. O q consequi foi somente isto, o restante estou atras?

    Blz, se achar mais alguma coisa eu posto aqui.

  7. #7
    Avatar de marcelomg
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    São Lourenço do Sul, Brazil
    Posts
    1.471

    Padrão

    O interessante seria o uso de varias torres repetindo o sinal até o destino.