+ Responder ao Tópico



  1. #1
    vagampert
    Visitante

    Padrão problema ao detectar dhcp

    pessoal to com um problema no kalango 3.2 toda ves que reinicio o micro minha internet é via dhcp mas da um erro no arquivo /etc/networks/options is deprecated ja pesquisei na web mas ainda não achei, modifiquei alguns arquivos mas nada
    alguem pode me dar um dica..toda vez que entro no modo grafico tenho que executar o comando dhcpcd como root para pegar o endereço IP..


    agradeço se alguem me ajudar a encarar este problema...

  2. #2

    Padrão

    Acredito que seu problema seja apenas do dhcpd não estar executando ao iniciar.

    Leia esse link que acredito que resolverá.

    Mini-COMO FAZER DHCP (DHCPd/DHCPcd): Configuração do Cliente

    Qualquer coisa posta ai.
    Eu aqui no meu serviço uso slackware e não pegava o IP com o dhcp, ai eu coloquei no rc.local para rodar e ja era.

  3. #3

    Padrão

    Até onde eu sei, a configuração de máquinas que pegam seus IP's por DHCP não possuem nada a ver com o arquivo /etc/network/options. Esse arquivo só seta algumas opções a mais de rede, como ativar o roteamento e algumas proteções contra Syn-flood. Para fazer o seu computador pegar IP por DHCP, tente editar o arquivo /etc/network/interfaces e configure-o seguindo o exemplo:

    Código :
    auto eth0
    iface eth0 inet dhcp

    O trecho de configuração acima seta a interface eth0 para pegar seu endereço por DHCP. É claro que qualquer outra configuração sobre o mesmo adaptador no mesmo arquivo deve ser comentada, para evitar quaisquer outros problemas.


    Abraços!

  4. #4
    vagampert
    Visitante

    Padrão

    cara fiz o que tu me disse mas ainda ta dando o mesmo problema. olhei o arquivo ele esta igual como posto aqui..
    qdo o kalango ta iniciando aparece a seguinte mensagem "Reconfiguring network interfaces" e fica esta mensagem depois de um tempo aparece "Operation interface Eth0 failed" e dai nao tem jeito de funcionar qdo pressiono ctrl+c não aparece a mensagem mas tenho que executar no terminal "netcardconfig" e escolher dhcp. para pegar a configuração dinamica... o que eu faço ja olhei os DNS mas ta tudo certo.. ja olhei o arquivo dhcpc no /etc ...
    cara se puder me ajudar beleza
    aguardo resposta...flw

    Citação Postado originalmente por xstefanox Ver Post
    Até onde eu sei, a configuração de máquinas que pegam seus IP's por DHCP não possuem nada a ver com o arquivo /etc/network/options. Esse arquivo só seta algumas opções a mais de rede, como ativar o roteamento e algumas proteções contra Syn-flood. Para fazer o seu computador pegar IP por DHCP, tente editar o arquivo /etc/network/interfaces e configure-o seguindo o exemplo:

    Código :
    auto eth0
    iface eth0 inet dhcp

    O trecho de configuração acima seta a interface eth0 para pegar seu endereço por DHCP. É claro que qualquer outra configuração sobre o mesmo adaptador no mesmo arquivo deve ser comentada, para evitar quaisquer outros problemas.


    Abraços!

  5. #5
    vagampert
    Visitante

    Padrão

    cara fiz o que tu me disse mas ainda ta dando o mesmo problema. olhei o arquivo ele esta igual como posto aqui..
    qdo o kalango ta iniciando aparece a seguinte mensagem "Reconfiguring network interfaces" e fica esta mensagem depois de um tempo aparece "Operation interface Eth0 failed" e dai nao tem jeito de funcionar qdo pressiono ctrl+c não aparece a mensagem mas tenho que executar no terminal "netcardconfig" e escolher dhcp. para pegar a configuração dinamica... o que eu faço ja olhei os DNS mas ta tudo certo.. ja olhei o arquivo dhcpc no /etc ...
    cara se puder me ajudar beleza
    aguardo resposta...flw
    Citação Postado originalmente por spyderlinux Ver Post
    Acredito que seu problema seja apenas do dhcpd não estar executando ao iniciar.

    Leia esse link que acredito que resolverá.

    Mini-COMO FAZER DHCP (DHCPd/DHCPcd): Configuração do Cliente

    Qualquer coisa posta ai.
    Eu aqui no meu serviço uso slackware e não pegava o IP com o dhcp, ai eu coloquei no rc.local para rodar e ja era.

  6. #6

    Padrão

    Vamos ver se eu entendo isso.
    Vc liga seu linux vai carregando módulos, e tal e na hora do dhcp distribuir o IP não pega e dá esse erro ?

    O que aparece pra você nos logs ?

    # cat /var/log/messages

    Outra dúvida, porque usar o kalango ?

  7. #7
    vagampert
    Visitante

    Padrão

    vou testar qualquer coisa eu posto ai..mas valew..
    eu uso o kalango porque eu achei o melhor das distros live cd que usei.. é melhor até que o kurumin...
    em casa tenho um micro mais velhinho um PIII 650mhz overclokado para 780 MHz e o kurumin trava direto hahah tenho 384 MB de Ram mas o kalango vai embora entao no trabalho também optei por kalango e também gosto so que sempre tem um probleminha ou outro mas ainda é legal.. pensei em usar o ubuntu mas testei o live cd e não gostei...
    no meu micro tenho placa de som ISA opl3sa2 yamaha e levei um tempo para conseguir levantar o módulo junto com o kalango tive que fazer um script para iniciar junto com o sistema bha um trabalho do caralho pois tudo que fazia qdo reiniciava sumia mas consegui...
    mas ainda uso porq é baseado no debian...

    valew abraço obrigado por tirar dúvidas.....

  8. #8

    Padrão

    Ok,
    sobre a pergunta da distro num é nada contra. Utilizei uma vez ele mas num curti muito não.

    Quanto o dhcp,

    se você fizer

    # dhcpd eth0

    Pega o IP ?

  9. #9
    vagampert
    Visitante

    Padrão

    pega cara sem problema mas desde que dou um ctrl+c na procura da rede qdo ele esta procurando a rde se deixar ele dar a mensagem de erro ai so reiniciando o micro de novo..
    eu uso o comando netcardconfig do kalando ele chama um kdialogo que pergunta se quero rede dhcp ou não respondo que sim ai aparece o icone da rede ai tudo bomba...
    realmemente pesquisei na web mas não achei nada.
    qual distro tu usa???
    valew mais uma vez

  10. #10
    vagampert
    Visitante

    Padrão

    usei o comando do cat /var/log/messages e acrescentei | grep eth0 e apareceu este erro abaixo
    kalango kernel: 172.16.250.58 sent an invalid ICMP type 3, code 3 error to a broadcast: 200.233.31.255 on eth0

    valew

  11. #11

    Padrão

    Olha só,
    se você fazendo dhcpd eth0 pega o IP e vc navega.

    Procure o arquivo rc.local

    # find / -name rc.local

    Edite ele e insira o comando

    # vi rc.local

    # Obtendo IP via DHCP
    dhcpd eth0

    e quando vc reiniciar o pc ele vai pegar o IP.

    Uso Slackware

  12. #12
    vagampert
    Visitante

    Padrão

    cara tu diz cria um script, prq eu abri o arquivo que tu falo mas nao tem nada parecido com rede eth0..sei que tu tens o slackware eu acho que no kalango é diferente... achei em /etc/rc.d/rc.local acho que a coisa ta ficando feia..

    valew

  13. #13

    Padrão

    Citação Postado originalmente por vagampert Ver Post
    cara tu diz cria um script, prq eu abri o arquivo que tu falo mas nao tem nada parecido com rede eth0..sei que tu tens o slackware eu acho que no kalango é diferente... achei em /etc/rc.d/rc.local acho que a coisa ta ficando feia..

    valew

    Não vagampert,

    no slackware fica no mesmo local.
    o arquivo do rc.local é um arquivo que na inicialização é lido e tudo que vc colocar de comando ali dentro será feito.

    Por isso, edite o seu em

    vi /etc/rc.d/rc.local

    e insira a linha dhcpd eth0

    Falow

  14. #14
    vagampert
    Visitante

    Padrão

    cara este é o meu arquivo todo aberto ja com o novo comando mas nada nao pega endereço IP automatico..

    # bootmisc.sh Miscellaneous things to be done during bootup.
    #
    # Version: @(#)bootmisc.sh 2.78 13-Nov-1999 [email protected]
    #

    . /etc/default/rcS
    #
    # Put a nologin file in /etc to prevent people from logging in before
    # system startup is complete.
    #
    if [ "$DELAYLOGIN" = yes ]
    then
    echo "System bootup in progress - please wait" > /etc/nologin
    cp /etc/nologin /etc/nologin.boot
    fi

    #
    # Wipe /tmp (and don't erase `lost+found', `quota.user' or `quota.group')!
    # Note that files _in_ lost+found _are_ deleted.
    #
    [ "$VERBOSE" != no ] && echo -n "Cleaning: /tmp "
    #
    # If $TMPTIME is set to 0, we do not use any ctime expression
    # at all, so we can also delete files with timestamps
    # in the future!
    #
    if [ "$TMPTIME" = 0 ]
    then
    TEXPR=""
    else
    TEXPR="! -ctime -$TMPTIME"
    fi
    ( cd /tmp && \
    find . -xdev \
    $TEXPR \
    ! -name . \
    ! \( -name lost+found -uid 0 \) \
    ! \( -name quota.user -uid 0 \) \
    ! \( -name quota.group -uid 0 \) \
    -depth -exec rm -rf -- {} \; )
    rm -f /tmp/.X*-lock
    #
    # Clean up any stale locks.
    #
    [ "$VERBOSE" != no ] && echo -n "/var/lock "
    ( cd /var/lock && find . -type f ! -newer /etc/mtab -exec rm -f -- {} \; )
    #
    # Clean up /var/run and create /var/run/utmp so that we can login.
    #
    [ "$VERBOSE" != no ] && echo -n "/var/run"
    ( cd /var/run && \
    find . ! -type d ! -name utmp ! -name innd.pid ! -name random-seed \
    ! -newer /etc/mtab -exec rm -f -- {} \; )
    : > /var/run/utmp
    if grep -q ^utmp: /etc/group
    then
    chmod 664 /var/run/utmp
    chgrp utmp /var/run/utmp
    fi
    [ "$VERBOSE" != no ] && echo "."

    #
    # Set pseudo-terminal access permissions.
    #
    if [ -c /dev/ttyp0 -a ! -e /KNOPPIX/bin/ash ]
    then
    chmod 666 /dev/tty[p-za-e][0-9a-f]
    chown root:tty /dev/tty[p-za-e][0-9a-f]
    fi

    #
    # Update /etc/motd.
    #
    if [ "$EDITMOTD" != no ]
    then
    uname -a > /etc/motd.tmp
    sed 1d /etc/motd >> /etc/motd.tmp
    mv /etc/motd.tmp /etc/motd
    fi

    #
    # Save kernel messages in /var/log/dmesg
    #
    dmesg > /var/log/dmesg

    #obtendo a rede
    dhcpcd eth0

  15. #15
    vagampert
    Visitante

    Thumbs up

    Citação Postado originalmente por spyderlinux Ver Post
    Vamos ver se eu entendo isso.
    Vc liga seu linux vai carregando módulos, e tal e na hora do dhcp distribuir o IP não pega e dá esse erro ?

    O que aparece pra você nos logs ?

    # cat /var/log/messages

    Outra dúvida, porque usar o kalango ?
    valew gurizada mas o problema era realmente a placa de rede fisica...
    e nao logica..
    obrigado