+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Deslgiar servidores

    Estou precisando fazer um script para desligar 4 servidores a partir de um
    deles que esta conectado no nobreak , uso o ssh para acessos remotos, alguem
    poderia me ajudar?

  2. #2

    Padrão

    Se o seu no-break é um no-break da APC, existem alguns softwares que podem te auxiliar nisso, como o APCUPSD. O funcionamento dele e simples: você possui uma máquina ligada ao serial dele e puxa algumas informações e reenvia as informações para os outros servidores conetados ao no-break. Existem configurações onde ele diz que com X minutos restantes de autonomia, ele envia o shutdown para as máquinas clientes.

    Mas, como eu disse, depende do modelo do no-break e de como ele recupera essas informações do mesmo. Você poderia nos informar o modelo dele? Se você puxar essa informação, eu posso até te ajudar a desenvolver um shell-script que te ajude na tarefa.

    Abraços!

  3. #3

    Padrão

    Caro xstefanox,

    O no-break que utilizo nesses servidores é um APC SmartUPS 3000 onde eu possuo instalado, neste no-break, uma placa gerenciadora de rede, ou seja, a comunicação dos meus servidores com o no-break é realizada via rede.

    O problema é que não consegui instalar o software da APC, o PowerChute, nos meus servidores que estão com o Fedora e de acordo com a APC esse software não é compatível para essa distribuição.

    Então o que eu fiz foi instalar esse software em um servidor que está com RH e através dele fazer com que ele desligue esses outros servidores antes dele se desligar.

    Eu até consegui fazer um esquema que parece que está funcionando. Através de SSH, com autenticação através de chaves, eu fiz um script que conecta nos demais servidores e depois desliga o servidor onde esse script é executado mas se conseguirmos achar uma forma mais prática e segura...

  4. #4

    Padrão

    É um bom no-break. Já trabalhei com ele.

    Nos meus servidores, como eu falei, eu utilizo um software não-oficial (até onde eu saiba), chamado apcupsd. Dê uma pesquisada sobre ele que possui tudo o quê você precisa.

    Abraços!

  5. #5

    Padrão

    Beleza... vou dar uma pesquisada sobre esse software.