+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Aquarios 25dbi Vertical ou Horizontal ?

    Como devo usar a polarizção das antenas em um ponto a ponto com aquarios 25 dbi ? vou usar um ponto a ponto de 400 metros, e o outro ponto a ponto de 10 km. Queria saber o que diferencia as polarizções.

    Muito obrigado pela atenção.

  2. #2
    Avatar de marcelomg
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    São Lourenço do Sul, Brazil
    Posts
    1.471

    Padrão

    Citação Postado originalmente por ShadowRed Ver Post
    Como devo usar a polarizção das antenas em um ponto a ponto com aquarios 25 dbi ? vou usar um ponto a ponto de 400 metros, e o outro ponto a ponto de 10 km. Queria saber o que diferencia as polarizções.

    Muito obrigado pela atenção.
    Horizontal.

  3. #3

    Padrão

    vertical = melhorar para troughput
    horizontal = melhorar para distancia

    nao lembro onde li.. mas tem um artigo muito bom falando sobre antenas, polarização etc etc.. acho que foi na tecnociencia ..

  4. #4
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alexandrecorrea Ver Post
    vertical = melhorar para troughput
    horizontal = melhorar para distancia

    nao lembro onde li.. mas tem um artigo muito bom falando sobre antenas, polarização etc etc.. acho que foi na tecnociencia ..
    olha

    não é que em horizontal seja melhor para a distancia

    é que com a antena em horizontal vc não tem uma precisão no fechamento do enlace o que ja ocorre na vertical

  5. #5

    Padrão

    gosto de usar vertical, pois acho que o lobulo afina e fica mais concentrado, em temos da distância fica a mesma que a horizontal como o Benatto falou a horizontal só facilita acha o outro ponto mais se a visada for perfeitinha isso não conta muito, use na vertical que você vai gostar.

  6. #6
    Avatar de marcelomg
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    São Lourenço do Sul, Brazil
    Posts
    1.471

    Padrão

    Citação Postado originalmente por tuxbrasil Ver Post
    gosto de usar vertical, pois acho que o lóbulo afina e fica mais concentrado, em temos da distância fica a mesma que a horizontal como o Benatto falou a horizontal só facilita acha o outro ponto mais se a visada for perfeitinha isso não conta muito, use na vertical que você vai gostar.
    Se vc fizer uma analise da zona de fresnel verá que o mais aconselhável é usar polarização horizontal nas antenas direcionais, na vertical vc vai precisar de uma altura muito maior em relação aos obstáculos que estiverem no caminho para que o sinal não colida com eles embora vc tenha linha de visada mas não tenha visada total para o fresnel.

  7. #7

    Padrão

    com ctz foi precisar de mais altura mais tem coisas como poluição etc.etc.. que ja vi ptp rodando horizontal ai mudando pra vertical ficou tudo ok so com a mudança de uma pra outra

  8. #8

    Padrão

    Fiz esta pergunta porque estava usando a aquarios 25dbi na vertical pegando sinal de uma omni 15 dbi. O sinal estava chegando 56 %, e esteva perdendo poucos pacotes certa de 1 acada 70 pings.

    Quando coloquei as duas direcionais na horizontal o sinal foi para 90 % só que ficou perdendo pacotes, mais de 50 % por ping.


    O que pode ser ? devo voltar a posição vertical nas duas antenas ?. este ponto a ponto esta há 450 metros no GPS.

  9. #9

    Padrão

    Omini é horizontal, você colocando a antena cliente na vertical não vai ficar bom vai acontecer oque ta acontecendo com vc, o ping perdendo pode ser os conectores passa o multimetro neles e coloca a antena cliente na horizontal "deitada" pois a omini muito provavel que seja horizontal.

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por tuxbrasil Ver Post
    Omini é horizontal, você colocando a antena cliente na vertical não vai ficar bom vai acontecer oque ta acontecendo com vc, o ping perdendo pode ser os conectores passa o multimetro neles e coloca a antena cliente na horizontal "deitada" pois a omini muito provavel que seja horizontal.
    Tuxbrasil voce não entendeu, eu retirei a omni e coloque ponto a ponto as aquarios nos mesmos ap horizontalmente. ai deu o problema de perda de pacotes. os radios estão diretos no pigtail. E sempre ouvi falar que omni é vertical .

  11. #11
    Leonardo Brazilian Sat
    Visitante

    Padrão

    Amigo eu te indicaria mudar a polarização para vertical, pois penso que vai melhorar seu sinal.

    Ja a omni eu só conheço uma que trabalha como Horizontal.

  12. #12