Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Hardware de loadbalance

    Vale a pena comprar uma hardware que faço load balance??? Os que tem no mercado faz o trabalho diretinho?? o que voces acham??

  2. #2
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    olha tb me interesso no assunto pois nesta sexta estive em um cliente meu instalando um planet eu fiz o load balance de 2 adsl
    aparentemente funcionou legal

    estou esperando o meu cliente testar para ver


    veja bem


    ele tem e adsl de 1,5mb

    e eu monitorando o consumo de link na eth0 teve pico de 3mb ou seja utilizou os 2 link normal

  3. #3

    Padrão

    tenho um load balance usando dois link da radio e funciona perfeitamente só o que achei do aparelho foi muito simples em termo de configuração e tb a limitação dele no mercado só encontrei com duas portas 2 wan, mas fora isso ele trabalhar legal tanto no horario de pico como no horario normal ... queria que alquem mais do forum que usar load balance tanto hardware como o proprio software mikrotik desse sua opinião ...

  4. #4
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por clecioe Ver Post
    tenho um load balance usando dois link da radio e funciona perfeitamente só o que achei do aparelho foi muito simples em termo de configuração e tb a limitação dele no mercado só encontrei com duas portas 2 wan, mas fora isso ele trabalhar legal tanto no horario de pico como no horario normal ... queria que alquem mais do forum que usar load balance tanto hardware como o proprio software mikrotik desse sua opinião ...
    amigo qual seria o equipamento usado ????

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por clecioe Ver Post
    tenho um load balance usando dois link da radio e funciona perfeitamente só o que achei do aparelho foi muito simples em termo de configuração e tb a limitação dele no mercado só encontrei com duas portas 2 wan, mas fora isso ele trabalhar legal tanto no horario de pico como no horario normal ... queria que alquem mais do forum que usar load balance tanto hardware como o proprio software mikrotik desse sua opinião ...
    Deixa eu te fazer uma pergunta:
    O MSN, ele caiu as vezes ?
    Fez teste no banco do bradesco, para saber se vanegando pelas paginas de acesso de conteudo bancario ele caiu ou não ?
    Como você sabe se esta consumindo todo o link, tem alguma interfaca web, grafica etc que mostre esse consumo em tempo real ou gravado ?
    Qual equipamento ?

    Abraços.

  6. #6

    Padrão

    era o que eu iria perguntar mas o Tiago ja perguntou! Essas respostas sao fundamentais se alguem souber por favor contribua.

  7. #7

    Padrão

    bem estou com esse aparelho uma semana, o msn não cai de jeito nenhum, navego em sites de bancos sem problemas ele tem uma interface web onde pode ser configurado os dois link mas a parte de consumo ele não mostra, o que ja notei foi que quando tiro um cabo de rede o outro continua normalmente sem problema tanto a wan 1 como wan2 ate agora estou gostando do aparelho mas ele é muito limitado, e um pouco burro ... mas o resto da para quebra o galho na hora do sufoco não aconselho o uso dele em um rede grande em um projeto maior tenho ele para fim metodologico no intuito de estudo. Um router cisco com 4 ou 8 portas wan para fazer um otimo load balance, a pouco tempo fiz um load balance com um aparelho da 3Com teve um otimo desempenho e tinha controle de banda de consumo e hora que o link ficou ativo e inativo ...

    modo de pensar ??????
    para fazer um load balance perfeito vc tem que ter material bom ... um aparelho de 400 reais é para quebra o galho ... nesse topico eu achava interessante o comentario geral da galera sobre equipamento tanto CISCO, 3COM, CICLADE entre outras marcas, e tenho interesse pelo load balance do mikrotik nunca nesse forum vi falar sobre isso como confecionar um load balance com dois link, esse forum foi o melhor que ja vi na internet pois é o unico que ajudar a pessoal no desenvolvimento inicial e final ... fico grato a todo o que me ajudaram diretamente e indiretamente pois o conhecimento e a valorização de seu trabalho é fundamental, tem pessoa aqui no forum que o mikrotik vira comercio um produto de patrileira é o que me deixa mais triste mas é assim mesmo ...

  8. #8

    Padrão

    respondendo ao amigo, estou usando um load balance da panet. segue em anexo uma screen dele no mercadolivre tem ele para venda http://www.planet.com.tw/product/app/xrt402d_app1.jpg não posso falar muito dele pois ainda não tive tempo para olhar ele todo

  9. #9

    Padrão

    Sim esse loadbalance da Planet é bom...
    tem um cliente meu que utiliza...2 adsl...ta com quase 40 clientes...e nao se encomoda...
    os modens adsl em bridge...e o proprio planet autenticando...ta dando conta do recado pra ele...
    gostaria de achar o com 4 portas tbm...mas ta muito dificil...

    abraços...

  10. #10
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    é eu instalei um planet deste na megafox um provedor em sorocaba
    como eu naum fiquei muito tempo la
    eu fiz uns teste simples de banco itau e brasil msn ficou estavel e quando algum link o outro assume

    eu estou comprando um hotbrick


    olha o planet é bem simples a conf dele não tem muit o que fazer

    ja este hotbrick pelo demo dele

    tem algumas conf importantes

    como o load balance pode ser feita por bytes pacotes ou por sessão estabelecida

    pessoal acessa ai o demo dele e ve diz o que vcs axam
    o link do demo é
    HotBrick Load Balancer LB-2

  11. #11

    Padrão

    Amigo gostei desse loadbalance onde tem ele para venda, vc poderia indicar algum link na internet que venda ele, pois tem uns recursos bem interessante ...

  12. #12

  13. #13

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Benatto Ver Post
    Minha opinião:

    Conheço o HOTBRICK ja vi e mexi no mesmo, funciona muito bem, aprovo;
    Mas entre ele e uma maquina p133 com 64MB de memória com mikrotik rodando prefiro o p133, muito mais robusto e muito mais recurso de gerenciamento e bem mais barato que o HOTBRICK. Não desmerecendo o HOTBRICK e sim comparando os dois para colocar na balança os dois.

  14. #14
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    ta masi o mikrotik faz loadbalace ????

  15. #15
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    é tb axo que o mikrotik vai ser bem melhor

    tem algum material bom sobre este assunto ???

  16. #16

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Benatto Ver Post
    ta masi o mikrotik faz loadbalace ????
    Concerteza, e de varias formas, aqui são algumas delas:
    esse aqui seria o link que teria todo o material
    http://www.mikrotik.com/testdocs/ros/2.9/ip/route.php

    formas de se fazer:
    1 - Static Equal Cost Multi-Path routing
    2 - Standard Policy-Based Routing with Failover
    3 - ECMP Failover

    Exemplos Wiki da mikrotik de como fazer um loadbalaced:
    1 - Load Balancing Persistent - MikroTik Wiki
    2 - Load Balancing - MikroTik Wiki
    3 - Load Balancing over Multiple Gateways - MikroTik Wiki
    4 - ECMP Failover Script - MikroTik Wiki

    Em fim o site official da mikrotik com o seu wiki:
    Main Page - MikroTik Wiki

    Abraços

  17. #17
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    quais estas formas é a mais estavel

  18. #18

    Padrão

    Meus amigos,

    Esses equipamentos d-link, planet, etc... funcionam, porém são muito limitados para um provedor (falando em torno de 100-120 clientes). O que acontece é que ele tem um limite de conexão simultâneas, a própria capacidade de processamento tem essa limitação.

    Os equipamentos da HotBrick, pelo que li tem uma maior capacidade de processamento, e custam em torno de 1500,00 (com nota... tudo certinho)

    Provedores que nao pretendem ter dores de cabeça aconselho usar CISCO, 3COM como o nosso amigo disse acima.

    No meu provedor venho funcionando com Linux Slackware.
    Tenho uma maquina gateway normal que faço meu controle de banda , e tenho uma entre o gateway e a WAN que uso para balancear meus links.
    Jogo o principal (navegação, e-mail) no principal que é embratel e o resto no ADSL.
    Tem funcionado
    ....só que não tenho redundancia.... se cair preciso de mudar o script na unha!

  19. #19

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Benatto Ver Post
    quais estas formas é a mais estavel
    Benatto.
    Cada caso tem sua necessidade, mas na maioria dos caso eu faço balanceamento por rotas "staticas" prefiro eu mesmo dizer para aonde cada link vai sair, em um exemplo simples em balancear um link dedicado e uma adsl, eu faria da seguinte maneira:
    Colocaria site do Brasil no caso 200.xxx.xxx.xx e 201.xxx.xxx.xxx, MSN, Banco, e algumas particularidades que queira sair pelo link dedicado e o restante tudo no ADSL.
    Mas tem formas bem simples de fazer o load com o mikrotik uma delas é o ECMP com dois clicks vc coloca para rodar, mas tem um detalhe, com ECMP o squid cache n funciona, e MSN, Banco e download de arquivos grandes viram um caos.

    Abraços.

  20. #20

    Padrão

    Citação Postado originalmente por ijr Ver Post
    Meus amigos,

    Esses equipamentos d-link, planet, etc... funcionam, porém são muito limitados para um provedor (falando em torno de 100-120 clientes). O que acontece é que ele tem um limite de conexão simultâneas, a própria capacidade de processamento tem essa limitação.

    Os equipamentos da HotBrick, pelo que li tem uma maior capacidade de processamento, e custam em torno de 1500,00 (com nota... tudo certinho)

    Provedores que nao pretendem ter dores de cabeça aconselho usar CISCO, 3COM como o nosso amigo disse acima.

    No meu provedor venho funcionando com Linux Slackware.
    Tenho uma maquina gateway normal que faço meu controle de banda , e tenho uma entre o gateway e a WAN que uso para balancear meus links.
    Jogo o principal (navegação, e-mail) no principal que é embratel e o resto no ADSL.
    Tem funcionado
    ....só que não tenho redundancia.... se cair preciso de mudar o script na unha!
    Legal ijr.
    me parece que esta fazendo por rotas staticas tmb, no slackware nunca tentei fazer, estou sem tempo para testar mas quero tentar fazer isso no debian ou melhor esses dias mesmo peguei uma noticia aqui no under... acho que foi aqui, mas em fim um site de uma distro em linux que ela por si propria é um sistema para fazer loadbalaced.
    SourceForge.net: Files