+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Matar conexão de ssh por ociosidade... tem jeito ??

    Pessoal boa tarde.. Na empresa onde trabalho temos um sistema em COBOL. Para acessar as filiais de outras cidades, eu configurei o Secure Netterm, ele faz o acesso por SSH. Porém, tem usuário que entra no sistema faz o q tem q fazer e esquece de sair, e isso impede que outro usuário possa acessar, já que nosso runtime do cobol é para apenas 5 licencas e o patrao nao quer me deixar comprar mais...

    Gostaria de ver com voces se tem como matar processos do SSH por ociosidade.. se determinada conexao está a 15 min. sem fazer nada.. mata ela.... sacaram ??

    Vlw

  2. #2

    Padrão

    Tem jeito sim. Não pelo SSH, eu acho, mas sim pelo próprio BASH. Existe uma variável de ambiente chamada TMOUT que define o tempo de inatividade com um terminal e desconecta-o. Para você utilizar isso para um usuário apenas, sete o $HOME/.bash_profile do cara, embora ele possa ir lá e alterar o arquivo. O método seguro e inteligente de fazer é adicionar o seguinte no seu arquivo /etc/profile.

    Código :
    if [ `whoami` = $NOMEDOUSUARIO ]; then
       TMOUT=900;
       export TMOUT;
    fi;

    No caso acima, você está setando para quinze minutos o tempo de inatividade e $NOMEDOUSUARIO deve ser alterado para o nome do usuário em questão.


    Abraços!

  3. #3

    Padrão

    O kra.. era exatamente isso q eu tava precisando.... valeu mesmo.... Tipo nao tem perigo do kra ir e alterar, pois quando ele se loga com o usuario dele o logon ja abre o sistema direto... ele acaba nem tendo acesso ao servidor em si....

    Mas valeu ae... essa merece um agradecimento