Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Me ajudem, Duvidas com AP Mikrotik

    Galera a um bom tempo estou usando o mk como servidor , agora gastei um dinheiro extra para montar meu primeiro AP Mikrotik , só q Duvidas não me falta , já conseguir da um numero ip para a ether! e para a wlan1 tambem , os dois na mesma faixa de Ip , coloquei a placa wlan1 com AP bridge , coloquei o ssid e atravez de outra maquina já consigo receber o sinal dessa maquina , só q dai em diante vem minha duvidas , tenho q colocar aquelas regras de firewall tudo igual um servidor comum ? alguem poderia me dar um passo a passo ou qualquer dica q possa me ajudar ? obrigade comunidade vocês são D+

  2. #2

    Padrão

    cara se voce esta usando as faixas de ip de outro servidor MK que ja esta configurado com os seus controles de firewall, banda, queue etc... não precisa naum........

  3. #3

    Padrão

    ha unica coisa que voce tem que fazer é não controlar os ips do seu AP

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por balisteri Ver Post
    ha unica coisa que voce tem que fazer é não controlar os ips do seu AP
    boa noite amigo , amigo eu coloquei a mesma faixa de ip tanto na ether1 como na placa D-link q estou usando como AP , mais não navega não , acho q esta faltando alguma coisa , acho q a placa da D-link configurei certinho pq já estou recebendo o sinal dela em outra maquina na bancada, mais acho que esta falatando algum detalhe, pois n consigo navegar.

    Se vc poder me ajudar muito obrigado

    Sds,
    Adelson Sales

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por adelsonbbg Ver Post
    boa noite amigo , amigo eu coloquei a mesma faixa de ip tanto na ether1 como na placa D-link q estou usando como AP , mais não navega não , acho q esta faltando alguma coisa , acho q a placa da D-link configurei certinho pq já estou recebendo o sinal dela em outra maquina na bancada, mais acho que esta falatando algum detalhe, pois n consigo navegar.

    Se vc poder me ajudar muito obrigado

    Sds,
    Adelson Sales
    Tive o mesmo problema que vc, a solução foi colocar as interfaces em faixas diferentes. faça o teste depois poste o resultado.

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por adelsonbbg Ver Post
    Galera a um bom tempo estou usando o mk como servidor , agora gastei um dinheiro extra para montar meu primeiro AP Mikrotik , só q Duvidas não me falta , já conseguir da um numero ip para a ether! e para a wlan1 tambem , os dois na mesma faixa de Ip , coloquei a placa wlan1 com AP bridge , coloquei o ssid e atravez de outra maquina já consigo receber o sinal dessa maquina , só q dai em diante vem minha duvidas , tenho q colocar aquelas regras de firewall tudo igual um servidor comum ? alguem poderia me dar um passo a passo ou qualquer dica q possa me ajudar ? obrigade comunidade vocês são D+
    Primeiro, como nosso amigo ja disse acima n pode usar a mesma faixa de ip em cartões diferentes;
    Segundo, como voce ja disse acima ele esta como ap bridge então ele vai ser servidor no caso dele ser servidor tera que ter as regras sim, então n faz sentido estar usando mt, a grande vantagem de usar o mt é as funcionalidades que o mesmo tem para podermos configurar e barrar tudo que desnecessario. E mesmo que ele fosse AP e bridge transparente repassando os pacotes para um servidor fazer o controle deveria ter sim as regras de firewall etc.

    Abraços.

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por adelsonbbg Ver Post
    boa noite amigo , amigo eu coloquei a mesma faixa de ip tanto na ether1 como na placa D-link q estou usando como AP , mais não navega não , acho q esta faltando alguma coisa , acho q a placa da D-link configurei certinho pq já estou recebendo o sinal dela em outra maquina na bancada, mais acho que esta falatando algum detalhe, pois n consigo navegar.

    Se vc poder me ajudar muito obrigado

    Sds,
    Adelson Sales
    Ela esta como AP-BRIDGE mas configurado para ela dar internet para seu cliente, ou como AP-BRIDGE mas feito uma BRIDGE transparente repassando o encargo de dar internet para o cliente para um servidor ?

  8. #8

    Padrão

    vc ja fez uma bridgue, mas porque nao colocar as placas no primeiro ap, ou ese vc vai colocar direto na torre

  9. #9

    Padrão Gente vou tentar explicar ao maximo a minha estrutura

    esse ap vai ficar em uma torre q tenho a 1km do meu pop central , minha estrutura vai ser a seguinte , aki do meu pop central sai um sinal por um senão (modo AP) no outro pop um outro senao modo cliente recebe o sinal , e pretendo colocar esse mk AP ligado ao senao cliente e ligado a uma omini hiperlink 15 dbi, aki na bancada montei esse MK AP , coloquei a placa de rede local na mesma faixa de ip do servidor MK ether1 192.168.254.200 , e placa D-link coloquei na faixa 192.168.254.201 , coloquei ela como modo AP bridge e até ai tudo beleza , de outra maquina q tenho na bancada instalei uma placa pci wireless e consegui receber o sinal normalmente e conectar , mais não consigo navegar , a dica q os amigos deu de colocar as placas em faixa de ip diferente não entendi muito bem , alguem poderia me exclarecer melhor ?

  10. #10

    Padrão

    Amigo, por onde o link chega nesse AP? via ether? via wlan? se as configurações que você fez foi somente setar o ip, então está faltando ou a bridge (se tiver outro mk como servidor principal) ou um nat.
    abraços

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Josevaldo Ver Post
    Amigo, por onde o link chega nesse AP? via ether? via wlan? se as configurações que você fez foi somente setar o ip, então está faltando ou a bridge (se tiver outro mk como servidor principal) ou um nat.
    abraços
    amigo o link chega nesse Ap aki na minha bancada por um outro mk q esta somente como servidor tipo assim ( mk servidor )---> hub--->(Mk Ap ) a faixa de ip do meu servidor é 192.168.254.0 então configurei a ether1 do AP mk como 192.168.254.200 e a WLAN 192.168.254.201

    deu para entender ?

  12. #12

    Padrão

    se vc colocase ele direto na torre daria ate para tirar ese ap senao que esta como cliente e colocar uma placa direto no mk, mas para vc testar asim como esta basta ir em bridgue-add coloca por ex brigue1
    depois vai em ports-add e adiciona a ether1 e a wlan1
    assim ja tem que funcionar a bridgue

  13. #13
    Avatar de marcelomg
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    São Lourenço do Sul, Brazil
    Posts
    1.471

    Padrão

    Citação Postado originalmente por adelsonbbg Ver Post
    amigo o link chega nesse Ap aki na minha bancada por um outro mk q esta somente como servidor tipo assim ( mk servidor )---> hub--->(Mk Ap ) a faixa de ip do meu servidor é 192.168.254.0 então configurei a ether1 do AP mk como 192.168.254.200 e a WLAN 192.168.254.201

    deu para entender ?
    Kra, como já foi dito, muda a classe de ips das placas dentro do MK AP, pq assim não tem como funcionar!!!!!!!!!!!! Mikrotik num é um hub switch!!!!!!!!!!!!!!!!

  14. #14

    Padrão

    Citação Postado originalmente por adelsonbbg Ver Post
    amigo o link chega nesse Ap aki na minha bancada por um outro mk q esta somente como servidor tipo assim ( mk servidor )---> hub--->(Mk Ap ) a faixa de ip do meu servidor é 192.168.254.0 então configurei a ether1 do AP mk como 192.168.254.200 e a WLAN 192.168.254.201

    deu para entender ?
    vá em ip route, e seta seu gateway 0.0.0.0/0 192.168.254.???.... adiciona tbm um nat, na interfa que chega o link. testa ae que deve funcionar.
    té mais

  15. #15

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Josevaldo Ver Post
    vá em ip route, e seta seu gateway 0.0.0.0/0 192.168.254.???.... adiciona tbm um nat, na interfa que chega o link. testa ae que deve funcionar.
    té mais
    Nao mude faixa de IP na verdade essa sua wlan1 e aether1 nem precisa ter um IP setado, basta ela esta configurada certinha para ap-bridge e criar a bridge como o amigo acima ja falou...

    vai em bridge e cria a bridge1, depois em port e cria duas, uma com ether1 e a outra com a wlan1. Somente isto e pronto.

    Eu aqui tenho a sua mesma situacao, recebo o sinal de um ap q esta em cliente pela lan e retransmito pela wlan1 dessa forma que esta.... efunciona normal.

  16. #16

    Padrão

    Citação Postado originalmente por klemensonleal Ver Post
    Nao mude faixa de IP na verdade essa sua wlan1 e aether1 nem precisa ter um IP setado, basta ela esta configurada certinha para ap-bridge e criar a bridge como o amigo acima ja falou...

    vai em bridge e cria a bridge1, depois em port e cria duas, uma com ether1 e a outra com a wlan1. Somente isto e pronto.

    Eu aqui tenho a sua mesma situacao, recebo o sinal de um ap q esta em cliente pela lan e retransmito pela wlan1 dessa forma que esta.... efunciona normal.
    Se desejar, pode me adicionar no msn q te ajudo. meu msn é [email protected]

  17. #17

    Padrão

    gente fiz tudo q vocês mandou , mais continua sem navegar , eu tenho q fazer alguma regra em firewall / NAT ? apenas fazer uma bridge entre as duas placas é suficiente ?

  18. #18

    Padrão

    Citação Postado originalmente por adelsonbbg Ver Post
    gente fiz tudo q vocês mandou , mais continua sem navegar , eu tenho q fazer alguma regra em firewall / NAT ? apenas fazer uma bridge entre as duas placas é suficiente ?
    Desculpe amigo, mas ate agora voce n deixou claro o que quer fazer!

    Voce quer que esse AP seja o servidor de internet para seus clientes ou que ele apenas repasse para seu servidor central fazer esse controle ?

    Voce respondendo essa pergunta fica mais facil ajudarmos voce.

    Abraços.

  19. #19

    Padrão

    olha a minha ideia é colocar ele em um pop q tenho com duas placas D-link para fazer o controle nele mesmo , mais como nunca montei um Ap com MK estou indo com calma , ele ainda esta na bancada apenas com uma placa de rede ( cabo ) e uma D-link 520 , ele esta ligado a meu MK servidor , queria apenas fazer ele funcionar na bancada , entender o funcionamento ( configurações ) para depois ir aprendendo o restante com calma , acho q deu para vc entender né , passei a noite inteira tentando configura mais não consegui nada

  20. #20

    Padrão

    Citação Postado originalmente por adelsonbbg Ver Post
    olha a minha ideia é colocar ele em um pop q tenho com duas placas D-link para fazer o controle nele mesmo , mais como nunca montei um Ap com MK estou indo com calma , ele ainda esta na bancada apenas com uma placa de rede ( cabo ) e uma D-link 520 , ele esta ligado a meu MK servidor , queria apenas fazer ele funcionar na bancada , entender o funcionamento ( configurações ) para depois ir aprendendo o restante com calma , acho q deu para vc entender né , passei a noite inteira tentando configura mais não consegui nada
    Agora entendi.

    Sua placa de rede do AP-MT vc coloca ela na mesma faixa de rede do seu servidor MT, vamos imaginar que seu servidor de MT tenha o IP 192.168.254.254/24, nesse caso no seu AP-MT coloque na placa de rede ether o ip 192.168.254.1/24 e o gw 192.168.254.254 e na placa de rede wireless coloque outra faixa de ip, no nosso caso aqui vamos colocar 192.168.1.254/24, alem de fazer isso vc tera que faz um NAT para que os cliente de seu cartão wireless possa navegar.
    Feito esses procedimentos ja estara navegando.

    Abraços.
    Última edição por tiagomatias; 09-02-2007 às 16:38.