+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão dúvida para recompilar kernel do slackware 11

    Bom dia pessoal,

    Gostaria de saber se existe alguma diferença na hora de recompilar o kernel... se eu tiver instalado tb um Windows na maquina...vou explicar pq:

    Eu ja tentei recompilar o kernel do meu slackware cerca de 20 vezes ( sem brincadeira ).... e sempre ele dá o mesmo erro: Kernel panic-not syncing : VFS: Unable to mount root fs on unknown - block (1,4)

    aí eu nao sei mais o que fazer... segui vários tutoriais q encontrei na net... ajuda do pessoal daqui do fórum, mas nao dá certo... entao q me veio a dúvida... na maquina q to tentando recompilar o kernel tem instalado o windows xp e o slackware 11... será q, por te o windows xp instalado eu tenho q mudar alguma configuraçao na hora do make menuconfig ??

    Espero q alguem possa me ajudar... pois to loco pra ver o funcionamento do layer7 iptables e POM juntos....

    Vlw

  2. #2

    Padrão

    Não. Não tem.

    Veja bem, esse lance todo de dual boot é quase transparente para os dois sistemas operacionais. Sendo a única coisa que você tem que configurar é seu bootloader (GRUB ou LILO). Você não precisa definir filesystems nem nada (A menos que você queira acessar os dados do Microsoft Windows XP enquanto estiver com o GNU/Linux carregado). Em suma: Você não tem que ter nada habilitado no seu kernel para rodar Microsoft Windows na sua máquina.

    O seu problema provavelmente deve ser porque você compilou o filesystem onde o seu / está montado e o driver da sua controladora IDE (Ou SATA) como módulos, e não built-in no kernel. Então pense bem: como o sistema vai carregar um módulo que é um arquivo no disco-rígido se o disco-rígido não está montado e muito menos reconhecido? Solução: Compile os drivers como built-in dentro do kernel, e não como módulos.


    Abraços!

  3. #3

    Padrão

    Realmente isso faz sentido....mas muito sentido mesmo....

    Tipo, eu nao sei o local exato onde eu encontro essas opcoes no kernel... vc sabe me dizer ?? ou sabe de algum tutorial, ou site em q eu possa estar me familiarizando com as opcoes do kernel... pois sinceramente sao muitas né....

    Vlw

  4. #4

    Padrão

    No menuconfig, ficam assim...

    Para a sua controladora IDE/SATA:
    Código :
    Device Drivers  --->
       ATA/ATAPI/MFM/RLL support  --->
       Serial ATA (prod) and Parallel ATA (experimental) drivers  --->

    Para os seus sistemas de arquivo:
    Código :
    File systems  --->


    Falow!

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por xstefanox Ver Post
    No menuconfig, ficam assim...

    Para a sua controladora IDE/SATA:
    Código :
    Device Drivers  --->
       ATA/ATAPI/MFM/RLL support  --->
       Serial ATA (prod) and Parallel ATA (experimental) drivers  --->

    Para os seus sistemas de arquivo:
    Código :
    File systems  --->


    Falow!
    Kra, eu nao vou desistir enquanto eu nao conseguir recompilar meu kernel com sucesso... fiz conforme vc me passou e desta vez nao deu o tal do Kernel Panic... mas deu outro erro:

    Quando carregou lilo tem duas opçoes Windows e Linux... selecionei o linux e teclei enter.... aí ele comecou a carregar aqueles pontinhos "..............................................."
    quando terminou de carregar, a tela ficou toda preta... eu reparei q a maquina continua com a luz do HD piscando... mas nao dá imagem nenhuma.

    Sabe o que pode ser ??