+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Amd 64

    Saudações amigos do Under!
    Criei este tópico para trocarmos experiências sobre máquinas AMD 64.

    Há seis meses eu troquei minha máquina, um antigo compaq presario Celeron 700, por um Athlon 64 3200+ numa placa mãe Asus A8N-VM. Uma mudança mais do que significativa, da água para o vinho...

    Na minha febre a primeira coisa que eu fiz foi instalar um Debian port para 64. Sensacional, logo vc já percebe a diferença de tempo na instalação dos pacotes e máquina de uma maneira geral apresenta um desempenho sensivelmente superior ao tradicional i386 sobre o mesmo hardware.

    Mas nem tudo é perfeito quando se trata de aplicativos desktop. O primeiro programa que compilei foi o Mplayer, usando o próprio how-to que escrevi aqui no under
    https://under-linux.org/wiki/index.p...ayer-streaming
    Para o meu despontamento, a maioria dos codecs, (que são aquelas dlls proprietárias dos codecs para windows, grossamente falando) são específicas para 32bits e não funcionam em sua maioria nativamente no 64

    Meu segundo desapontamento foi o flash... que decepção, também não há uma versão para 64 nativa...

    Minha terceira e última decepção foi o java da sun. Rodando meu netbeans e desenvolvendo minhas aplicações logo percebi que alguma coisa estava errada, faltava memória e a máquina começava a usar swap... Depois de vários testes constatei que a máquina virtual da sun consumia 36% a mais de memória em meu sistema 64bits, se comparada rodando a mesma aplicação em um sistema 32bits...

    Claro que tudo isso tem solução, não muito simples, mas...
    Para o MPlayer e o Firefox com flash e plugin java, a solução é usar o chroot em uma mini instalação i386.
    Para o java... colocar mais memória na máquina

    Minha placa de vídeo é NVidia e os dois drivers proprietários, para i386 e para AMD64, funcionam perfeitamente.

    Já se tratando de servidores, aparentemente o Mysql e Apache, funcionam muito bem. Como não tenho nenhum aplicação para testar a carga sobre o Mysql não tenho muito mais a dizer a respeito dele em um AMD 64.

    Atualmente tenho as duas instalações em minha máquina, uma i386 e uma AMD64.

    Deixo o tópico aqui para outros amigos postarem suas experiências com AMD64.

    Abraços

  2. #2

    Padrão

    Usuário, estou movendo seu post para o fórum correto, que é sobre HARDWARE.

  3. #3
    tiagostos
    Visitante

    Padrão Amd 64

    Eu também tenho um Athlon 64, e até pouco tempo utilizava uma distribuição 64 bits também, mas acabei desistindo pois sistemas 64 bits ainda estão muito imaturos para se poder usar em desktops.
    Eu utilizava o Suse 10.1 na versão 64 bits que funcionava perfeitamente, mas descontente por ele ser um sistema que utiliza bibliotecas e programas tanto 64 bists com 32 bits eu tentei opções puramente 64 bits e cheguei a conclusão de que ainda não é muito viável utilizar sistemas 64 bits. Estou com o slackware 11 instalado atualmente.
    No meu blog tem o relato de minhas tentativas com sistemas 64 bits e o por que eu cheguei a essa conclusão.

    Até +

    Tiago dos Santos
    Per Ludum: Informática e tecnologia em geral

  4. #4

    Padrão

    Concordo com nosso amigo tiagostos.

    Sistemas 64bits por mais que provem contrário, estão em desenvolvimento ainda. Alguns funcionam irrisoriamente.
    A questão que posso relevar é que os processadores 64bits costumam em sua maioria não apresentarem problemas com aquecimento, uma boa vantagem para desempenho e durabilidade.

    De tudo, resta esperar novas versões e aprimorações dos sistemas.

    Abraços.