Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
+ Responder ao Tópico



  1. #21

    Padrão

    Citação Postado originalmente por marcelovoax Ver Post
    Aqui no certificado da Anatel que tem no radio, o qual informa todas as especificaçoes do radio tem como potencia 100mw, e sinceramente nao axo isso potencia alta, comparado com o que o povo faz por ai com 2.4 e 5.8.



    Agradeço ateh a explicaçao sobre Sky, porem radios da embratel que trabalham nesta faixa de frequencia sao LOS(Linha de Visada) e pelo que posso dizer nem mesmo na mais forte chuva que ja teve na minha cidade o sinal cai ou algo do tipo, ou a internet fica lenta, ateh mesmo porque é um link dedicado com clausulas de disponibilidade, latencia e perdas de pacotes garantidas.
    Olha só... Baseado nos satélites que também possuem LoS, que formulei a resposta.... Os satélites possuem LoS a em torno de 36.000km com potência de 10w para a frequencia de (basicamente) 15Ghz... Mas é aquilo..., se vcs já trabalharam com estas frequencias em condições adversas (nublado, chuva, etc) e funcionaram legal, ótimo!!! esta vai pro meu arquivo!!! Quem sabem em breve não adoto uma solução nestas frequencias!!! Valeu!!!!

  2. #22

    Padrão

    alo, o amigo catvbrasil quis dizer com pior, pelo fator atenuacao .e que radios em frequencias muito altas sofrem maiores atenuacao em longas distancias, ou fading quando atravesam grandes extensoes de agua, trocas bruscas de temperaturas, chuvas fortes podem bloquear ate 100% do sinal.

  3. #23

  4. #24

    Padrão

    Citação Postado originalmente por marcelomg Ver Post
    Nossa vc acha 100 Mw pouca potencia para 36GHz?
    Me interessei sobre o equipamento, vc pode me informar se com SCM pode usar essa freqüencia?
    Quanto custa um par de radios desses ?
    Como falei no post 100mw comparando com absurdos que o povo faz em 2.4 e 5.8 usando amplicadores e etc. eh pouco, mas logico que tenho conciencia da potencia. Esses radios sao da propria embratel e naum do provedor, naum sei te informar como ficaria a questao da SCM e sobre o preço tb naum sei dizer ao certo soh lembro que o consultor da parte de vendas disse uma vez que custava R$ 40.000,00 o par, porem axo papo de vendedor.

  5. #25

    Padrão

    podem chegar a ese valor sem problemas, trabalho com equipamentos para tv e radio e ese e o custo de equipamentos profissionais U$ 10.000 ou 15,000 sao comuns neses tipos de equipamentos. Mas nao sei se a embratel ou Brtelecom vendem ou alugam os equipamentos.

  6. #26

    Padrão O que posso afirmar, baseado nas minhas observações...

    -
    Essas frequencias citadas ( MW ), são dedicadas, proprietárias - ou seja, as operadoras de telecomunicações pagaram (e muito caro!) a Anatel pelo direito de uso exclusivo. Portanto, não existe a possibilidade de nós, amadores, aprontarmos a "bagunça" que se encontra as frequencias livres.

    Nessas frequencias dedicadas, cada operadora utiliza uma banda, monitorando constantemente o seu canal utilizado e os adjacentes. Nada dessa "zona" de alguém usar a mesma frequencia, ou frequencia adjacente, interferindo no sinal principal... O direito de uso de cada canal é licenciado pela Anatel!

    Quanto ao desempenho, vou apresentar o que posso comprovar na prática: estamos no interior, a mais de 500 Km de São Paulo, e aquí não chega nenhum tipo de link por cabeamento. Existe para nós, 2 operadoras que os vendem: Telefônica e Embratel, que obtem seus links por rádio, pois na região, não existe cabeamento de dados.

    O link final da Telefônica, que chega até nós, é distribuído através cabeamento (de várias formas); mas a Central Telefônica o recebe através dos rádios Microondas citados. Podemos ver em sua torre, enormes antenas parabólicas, de vários tamanhos, entre 60 cm até mais de 3 metros, direcionadas para várias posições; recebendo e retransmitindo sinal para outros pontos. Da mesma forma, são todas as cidades da região.

    O link da Embratel é distribuído somente através de rádio, sendo muito superior ao da Telefônica, em todos os sentidos! A melhor latência, estabilidade, qualidade, garantia de banda e de disponibilidade - garantida no contrato. Praticamente nunca cai o link, nem perde rendimento, mesmo sob tempestade. É incrível, mas podem acreditar: pings perfeitos, sem variações de tempo, e nenhuma perda de pacote! Não sei qual é a mágica, mas pode comparar um link com esses rádios a um cabeado... até mesmo melhor do que o cabeado da Telefônica !!!

    Podemos visualizar, na beira da rodovia sentido capital, várias torres enormes da Embratel (40 à 80 metros), com dezenas das antenas parabólicas citadas acima, dos mais diversos tamanhos, para todas as direções; recebendo e retransmitindo sinal. Que eu saiba, existe link de fibra ótica até a cidade de S. J. do Rio Preto, e para cá (120 km), só através de rádio, para todas cidades, até a divisa com o estado do Mato Grosso e Minas Gerais.

    Não sei se minhas observações são interessantes para alguém, estou expondo-as, caso alguém possa delas tirar algum proveito; visto a maioria dos membros do fórum encontrarem-se em grandes cidades e talvez não conhecerem essas particulardades.-
    Última edição por w4rh4ck3r; 13-02-2007 às 19:45.

  7. #27

    Padrão

    Citação Postado originalmente por w4rh4ck3r Ver Post
    -
    Essas frequencias citadas ( MW ), são dedicadas, proprietárias - ou seja, as operadoras de telecomunicações pagaram (e muito caro!) a Anatel pelo direito de uso exclusivo. Portanto, não existe a possibilidade de nós, amadores, aprontarmos a "bagunça" que se encontra as frequencias livres.

    Nessas frequencias dedicadas, cada operadora utiliza uma banda, monitorando constantemente o seu canal utilizado e os adjacentes. Nada dessa "zona" de alguém usar a mesma frequencia, ou frequencia adjacente, interferindo no sinal principal... O direito de uso de cada canal é licenciado pela Anatel!

    Quanto ao desempenho, vou apresentar o que posso comprovar na prática: estamos no interior, a mais de 500 Km de São Paulo, e aquí não chega nenhum tipo de link por cabeamento. Existe para nós, 2 operadoras que os vendem: Telefônica e Embratel, que obtem seus links por rádio, pois na região, não existe cabeamento de dados.

    O link final da Telefônica, que chega até nós, é distribuído através cabeamento (de várias formas); mas a Central Telefônica o recebe através dos rádios Microondas citados. Podemos ver em sua torre, enormes antenas parabólicas, de vários tamanhos, entre 60 cm até mais de 3 metros, direcionadas para várias posições; recebendo e retransmitindo sinal para outros pontos. Da mesma forma, são todas as cidades da região.

    O link da Embratel é distribuído somente através de rádio, sendo muito superior ao da Telefônica, em todos os sentidos! A melhor latência, estabilidade, qualidade, garantia de banda e de disponibilidade - garantida no contrato. Praticamente nunca cai o link, nem perde rendimento, mesmo sob tempestade. É incrível, mas podem acreditar: pings perfeitos, sem variações de tempo, e nenhuma perda de pacote! Não sei qual é a mágica, mas pode comparar um link com esses rádios a um cabeado... até mesmo melhor do que o cabeado da Telefônica !!!

    Podemos visualizar, na beira da rodovia sentido capital, várias torres enormes da Embratel (40 à 80 metros), com dezenas das antenas parabólicas citadas acima, dos mais diversos tamanhos, para todas as direções; recebendo e retransmitindo sinal. Que eu saiba, existe link de fibra ótica até a cidade de S. J. do Rio Preto, e para cá (120 km), só através rádio, para todas cidades, até a divisa com o estado do Mato Grosso e Minas Gerais.

    Não sei se minhas observações são interessantes para alguém, estou expondo-as, caso alguém possa delas tirar algum proveito; visto a maioria dos membros do fórum encontrarem-se em grandes cidades e talvez não conhecerem essas particulardades.-
    Muito boas suas observaçoes aqui na paraiba soh operam telemar e embratel por a telemar ter uma malha maior ela ainda consegue trabalhar com cabo porem a embratel trabalha mais com radios enlace da marca NEC-Pasolink e Ericson_Minilink os quias tenho aqui no provedor e sinceramente como o amigo disse parece magica o funcionamento.