+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Talking Slackware .... o Início - do básico ao avançado.

    Pessoal, estou começando a aprender o linux e gostaria que me ajudasse pois já procurei em todo lugar e não encontrei em nenhuma distribuição.
    Minha idéia é a seguinte:
    Fazer primeiro uma instalação minima no Slackware (somente modo texto), com o suficiente para ligar o computador e seus periféricos, teclado, monitor, CDROM e placa de rede.
    Depois de instalado e configurado o básico começaria a instalar os serviços 1 a 1 como, FIREWALL, DNS, DHCP, APACHE, PROXY, etc...
    Ps. Em todas as distribuições existe "a instalação minima" que instala um punhado de programas e serviços. Não é este o objetivo e sim aprender na "unha" a instalar e configurar um servidor completo.

  2. #2

    Padrão

    IMHO, embora isso seja iluminador sobre como funciona a distribuição em questão (E só a distribuição em questão), não é prático. Você pode dar uma lida sobre LFS que eu acho que iria te adicionar muito mais conhecimento, mas só depois que você tivesse uma certa base de conhecimentos sobre o sistema operacional.

    Abraços!

  3. #3

    Padrão

    Cara, recomendo a você fazer a instalação full do slackware mesmo e depois ir configurando os serviços, já que aparentemente o seu objetivo é aprender a configura-los, e não encontra-los em um cd/compila-los. A instalação full exige +- 3Gb e vai instalar os pacotes com os serviços, mas não vai nem configurar ou inicializa-los para você (é por isso que se chama slackware)

  4. #4
    Administrador Avatar de Fernando
    Ingresso
    Jul 2001
    Localização
    Campinas Area
    Posts
    4.996
    Posts de Blog
    4

    Padrão

    Eu já acho uma ideia legal a sua, considerando que você tenha o conhecimento pelo menos intermediário na distro -ou em geral- em questão.

    O Slackware te da a opção de escolher os pacotes a serem instalados, e te aponta quais são necessários, se for o caso eu recomendo manter somente os necessários, e você terá uma instalação minima.

  5. #5

    Padrão A 1º instalação

    Fiz uma instalação do slack 11 com a ajuda de um outro grupo e ficou da seguinte forma...

    1 instalando o slackware
    Partição swap e /
    Formatando com reiserfs (HDA2)
    Istalando do CD / DVD
    Em package Series ficou marcado :
    A=Base Linux System
    D=Program Development
    F=FAQ Lists, Howto documentation
    L=System libraries
    N=netwaorking (TCP/IP, UUCP, MAIL, NEWS)

    Select prompting mode
    Menu = nesta opção deixei todas marcadas
    Select packeges from series D
    Também deixei tudo marcado
    Select packeges from series F
    Nesta deixei tudo desmarcado (Não foi instalado nada)
    Select packeges from series N
    Somente o
    tcpip (basic TCP/IP network)
    Autofs (linux automounter)
    Install linux kernel
    skip use the default (pois meu hd é IDE, não tenho SCSI)
    Make BOOTDISK
    skip (skip making a bootdisk)
    Create = make a linux bootdisk in /dev/fd0 (não quero o boot no diskete)
    Enable hotplug /udev subsytem at boot?
    YES
    UInstall LILO
    Simple Try to install LILI automatically
    Configure LILO too use frame buffer console
    1024X768X256
    Select LILO DESTINATION
    MBR Install to master boot record
    Nas configurações seguinte
    Mouse, rede (static IP)
    Confirm startup services to RUN
    rc.ip_forward
    rc.pcmcia
    rc.scanluns (não sei para que server então deixei marcado)
    rc.syslog
    FIM DA INSTALAÇÃO
    reboot

    Logon com root, ok
    ping na rede ok
    executei "top"
    informou os seguintes COMMAND:
    top
    init
    keventd
    ksoftirqd_CPU0
    kswapd
    bdflush
    kupdated
    mdrecoveryd
    kreiserfsd
    syslogd
    klogd
    khubd
    crond
    gpm
    bash
    agetty (este 5 vezes)

    Isto significa que tenho um sistema slackware "limpo" ?
    Como saber se somente o necessario esta instalado ?

  6. #6

    Padrão

    Kra eu tb já pensei como vc... só que infelismente não tive bons resultados, eu tentei aprende na unha e só foi dor de cabeça... depois fui instando full e depois reduzindo ai sim aprendi... + cada um é cada um e cada caso é um caso...

    Agora já que vc quer partir do principio de mínimo creio q sua instalação ta blz...

  7. #7
    Administrador Avatar de Fernando
    Ingresso
    Jul 2001
    Localização
    Campinas Area
    Posts
    4.996
    Posts de Blog
    4

    Padrão

    Eu fiz a mesma coisa que você quer fazer, e claro, não sou nenhum maddog da vida, mas eu aprendi mais ou menos o que fazer

    Isso foi no Slackware 3.6 com kernel 2.0.3! Tempos difíceis viu... Nem se compara com a praticidade de hoje!

  8. #8

    Padrão LFS "Sua distribuição sua regra"

    Aceitando a sugestão do Xstefanox, procurei por LFS e encontrei um site "http://lfs-br.codigolivre.org.br/", atualmente estou dando sequencia no meu estudo do linux com o "manual" que baixei do site.

  9. #9

    Padrão

    É isso ai kra o caminho e esse, estudo nunca se perde (ainda mais de Linux)... qualque coisa, posta ai...