+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Migracao Sendmail para Qmail

    Olá pessoal,

    Comecei o trabalho em uma empresa e mesma possui uma aplicacao de email rodando sendmail, essa estrutura ja vem sendo utilizada há pelo menos 3 anos sem qualquer mudança e renovações. Mas a pouco foi proposto a mudança de Sendmail para Qmail sendo que a estrutura anterior tem inumeras deficiencias a maior delas com relacao a segurança.

    Bom, mas falando da minha necessidade da ajuda de voces. Preciso da opiniao de voces com relacao a esta mudança, exemplo:

    Considerando que neste servidor possui inumeros dominios seria ideal usar o vpopmail?
    Devo considerar o uso do mailscanner?
    Alguem possui uma documentacao de migracao das caixas mbox para Maildir?
    Como farei para os usuarios usarem a mesma senha de acesso ja cadastrado no sistema linux antigo.

    Alguem tem uma sugestao de aplicacao? Ex: (qmail,spanassssin,vpopmail,clamav).


    Por enquanto seria esta as duvidas.

    Agradeço a todos que colaborarem.

  2. #2

    Padrão

    Respondendo na ordem:

    1 - Sim. Eu recomendo até que se você for instalar apenas um domínio na máquina, você ainda instale o vpopmail. Eu digo isso porque ele oferece à você várias ferramentas interessantes que facilitam a sua vida na hora de administrar os usuários;
    2 - Sim, você deve. O qmail-scanner é o software que você utiliza para integrar o SpamAssassin e o ClamAV (Ou outros softwares ainda) ao seu sistema de e-mail;
    3 - Existem softwares que fazem esse trabalho de migração dos formatos. Os aplicativos mdir2mbox e mbox2mdir resolvem o problema, mas o ideal mesmo seria brincar um pouco com shell-script;
    4 - Depende do modo como elas estão armazenadas. Se por um remoto acaso elas estiverem criptografadas, eu sinceramente não sei como fazer. Talvez utilizando algum módulo PERL você consiga...
    5 - Eu trabalho bem com qmail, SpamAssassin, vpopmail, ClamAV, Courier-IMAP, Courier-POP e Squirrelmail.

    Abraços!