Página 3 de 3 PrimeiroPrimeiro 123
+ Responder ao Tópico

1. para o psy: não, não é debian, é slackware 11.0. E usando o alsa mesmo.

vou experimentar, quando parar, o "fuser". Conforme explicitado na lei de murphy, agora que quero que pare, não aconteceu mais

slackmaster: no ps não aparece nada.. ninguém que possa usar o /dev/dsp (normalmente aciono o gxine ou xmms, o processo paralisa do nada e.. pronto, tá ocupado - mesmo depois de um kill nos xmms/gxine).

2. kkk, murph > all!

Fiquemos no aguardo entonces heheh!

3. Citação Postado originalmente por psy Ver Post
    kkk

Quando ele para roda um 'fuser /dev/dsp' pra ver que merda ta ocupando ele..
    Mistériooo!
    tá aqui o resultado:

[irado@irado:~/downloads$]: cat infovideo.tmp > /dev/dsp
    bash: /dev/dsp: Device or resource busy
    [irado@irado:~/downloads$]: fuser /dev/dsp
    [irado@irado:~/downloads$]:

ou seja.. ninguém se apresentou como culpado

4. bem.. ontem foi visível o culpado: é o gxine, que é chamado pelos mozillas/firefox/seamonkey para tratamento de streaming de som - shoutcast.

Ou seja, eu acesso o shoutcast e, depois de algum tempo eu resolvo parar o gxine. Muito bem, elimino-o, não aparece mais no ps, masss... o /dev/dsp, a partir daí, fica "ocupado". Mesmo o próprio gxine, se chamado, não consegue mais acesso. Minha impressão é de que não é falha do aplicativo mas possívelmente do módulo de kernel, uma vez que pesquisa rápida no google traz um montão de gente com o mesmo problema, mas com outros aplicativos.

O youtube, por exemplo, não trava o /dev/dsp se chamado antes, mas eu tampouco sei como funciona o áudio do youtube (não há aplicativo à parte).

enfim.. obrigado a vcs pelo apoio. Talvez dia dêstes saia uma correção para o problema (repito: IMHO, algo com os módulos do kernel)

Tópicos Similares

1. umount /dev/cdrom: device is busy - DICA
    Por mbyte no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 8
    Último Post: 22-08-2006, 18:49
  2. Debian: fsck.ext3 No such device or address
    Por whinston no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 10
    Último Post: 15-06-2005, 09:29
  3. /dev/dsp
    Por andrebvs no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 6