Página 1 de 4 1234 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1
    Avatar de marcelomg
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    São Lourenço do Sul, Brazil
    Posts
    1.471

    Padrão Antena patch Interline 15 dbi

    Aos amigos que queiram se aventurar a produzir uma antena.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Antena%20Planar%20Desenho%201.jpg
Visualizações:	2811
Tamanho: 	75,6 KB
ID:      	323   Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Antena%20Planar%20Disenho%202.jpg
Visualizações:	2284
Tamanho: 	76,5 KB
ID:      	324  

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Antena%20Planar%203.jpg
Visualizações:	2181
Tamanho: 	25,6 KB
ID:      	325   Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Medidas%20nuevas.jpg
Visualizações:	1780
Tamanho: 	30,4 KB
ID:      	327  

    Imagens Anexas Imagens Anexas  
    Última edição por marcelomg; 17-02-2007 às 23:34.

  2. #2
    Avatar de marcelomg
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    São Lourenço do Sul, Brazil
    Posts
    1.471

    Padrão

    As dimensões corretas são as do desenho abaixo


    NO "+" em vermelho no desenho deve ser aberto um pequeno furo com a furadeira e broca de metal de 2mm para passar o fio de cobre do conector, depois esse fio deve ser soldado a trilha de cobre da antena, recomendo usar um conector fêmea fixado na placa refletora, posicionado atras do furo da placa pcb.
    A distancia emtre a PCB é 5mm.
    Boa sorte a todos!
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Medidas%20nuevas.jpg
Visualizações:	1435
Tamanho: 	30,4 KB
ID:      	326  
    Última edição por marcelomg; 18-02-2007 às 11:38.

  3. #3

    Padrão

    Certo, obrigado,
    mas quais os materiais usados? Pode descrevê-los?

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por MarceloGOIAS Ver Post
    Certo, obrigado,
    mas quais os materiais usados? Pode descrevê-los?
    Pela foto fica bem claro que, o coração do projeto é uma placa de fenolitte cobreada, para o layout do circuito que primeiramente deverá ser desenhado em papel vegeral, com as medidas descritos na foto e em seguida usando-se o processo de serigrafia passar o negativo do desendo para o fenolitt cobreado e fazer a corrosao utilizando-se pecloreto de ferro. O restante é simples, conector, e cobertura para a proteção da placa cobreada. Não sei se deu pra ter uma idea, mas acredito ser esse o procedimento

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por marcelomg Ver Post
    Aos amigos que queiram se aventurar a produzir uma antena.
    Olá, companheiro, Parabéns pela iniciativa!

    Muito interessante... Tenho certeza que muitos se interessarão em contruír uma antena "genérica" similar .

    Poderia exclarecer alguns detalhes?

    1 - Não existe nenhuma tilha de cobre na parte traseira da placa de circuito impresso que compõe o elemento ativo da antena ? Quer dizer, trata-se de uma PCB de face simples (cobre apenas de um lado)?

    2 - Qual a distância entre a face* da placa de circuito impresso e a base metálica (refletor)?
    * a face da placa seria a parte cobreada, ou seja, a distância do cobre até o refletor traseiro. Essa medida é muito importante, e seria até melhor se fosse possível medí-la com um "micrômetro".

    Desde já, muito obrigado em nome de todos.

  6. #6
    Avatar de marcelomg
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    São Lourenço do Sul, Brazil
    Posts
    1.471

    Padrão

    Citação Postado originalmente por w4rh4ck3r Ver Post
    Olá, companheiro, Parabéns pela iniciativa!

    Muito interessante... Tenho certeza que muitos se interessarão em contruír uma antena "genérica" similar .

    Poderia exclarecer alguns detalhes?

    1 - Não existe nenhuma tilha de cobre na parte traseira da placa de circuito impresso que compõe o elemento ativo da antena ? Quer dizer, trata-se de uma PCB de face simples (cobre apenas de um lado)?

    2 - Qual a distância entre a face* da placa de circuito impresso e a base metálica (refletor)?
    * a face da placa seria a parte cobreada, ou seja, a distância do cobre até o refletor traseiro. Essa medida é muito importante, e seria até melhor se fosse possível medí-la com um "micrômetro".

    Desde já, muito obrigado em nome de todos.
    1 - é uma PCB simples, de uma face só, cobre de apenas um lado.
    2- A distancia é de 5mm. (obrigado por perguntar tinha esquecido de por)

  7. #7
    Avatar de marcelomg
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    São Lourenço do Sul, Brazil
    Posts
    1.471

    Padrão

    Uma dica, aqui eu peguei essas medidas e levei em um pessoal que trabalha com recorte eletrônico de ploter e pedi para ele fazerem um molde vazado de adesivo(ploter) dai cole sobre a placa e pinte, apos retire o adesivo e mergulhe no percloreto para remover o cobre desnecessário.

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Mirandapb Ver Post
    Pela foto fica bem claro que, o coração do projeto é uma placa de fenolitte cobreada, para o layout do circuito que primeiramente deverá ser desenhado em papel vegeral, com as medidas descritos na foto e em seguida usando-se o processo de serigrafia passar o negativo do desendo para o fenolitt cobreado e fazer a corrosao utilizando-se pecloreto de ferro. O restante é simples, conector, e cobertura para a proteção da placa cobreada. Não sei se deu pra ter uma idea, mas acredito ser esse o procedimento
    Prezado colega, você não ficaria chateado se eu fizesse uma pequena correção?

    Como trabalho com eletônica há uns 18 anos ("tô véio", 32 anos...), conheço e fabrico "Circuito Impresso" com os mais diversos materiais.

    Pela aparência da placa, trata-se de uma placa de "Fibra de Vidro" . Esta é semi-translúcida (meio transparente), e após envernizada com o "verniz isolante cor verde", apresenta a cor característica da foto.

    Fenolite é aquele outro tipo de placa, de cor marrom ou bege, bem menos transparente... e de qualidade inferior.

    Circuítos de RF de frequências mais altas (como o caso), requer um PCB de alta qualidade, como a fibra de vidro; que apresenta desempenho superior ao fenolite em tais aplicações. É importante também a espessura do cobre; quanto mais gosso melhor para RF, pois as placas comuns encontradas no comércio possui baixa medida na espessura do cobre.

  9. #9
    Avatar de marcelomg
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    São Lourenço do Sul, Brazil
    Posts
    1.471

    Padrão

    Citação Postado originalmente por w4rh4ck3r Ver Post
    Prezado colega, você não ficaria chateado se eu fizesse uma pequena correção?

    Como trabalho com eletônica há uns 18 anos ("tô véio", 32 anos...), conheço e fabrico "Circuito Impresso" com os mais diversos materiais.

    Pela aparência da placa, trata-se de uma placa de "Fibra de Vidro" . Esta é semi-translúcida (meio transparente), e após envernizada com o "verniz isolante cor verde", apresenta a cor característica da foto.

    Fenolite é aquele outro tipo de placa, de cor marrom ou bege, bem menos transparente... e de qualidade inferior.

    Circuítos de RF de frequências mais altas (como o caso), requer um PCB de alta qualidade, como a fibra de vidro; que apresenta desempenho superior ao fenolite em tais aplicações. É importante também a espessura do cobre; quanto mais gosso melhor para RF, pois as placas comuns encontradas no comércio possui baixa medida na espessura do cobre.
    Correto.
    Aqui em minha cidade não encontro placas com essa qualidade, então usei as comuns mesmo(fenolite) e o resultado foi excelente.
    Acredito que o mais importante seria as dimensões.

  10. #10

    Padrão Fabricação do PCB

    Existem várias formas de fabricar circuito impresso. Façam uma busca no Google...

    O método de serigrafia é uma excelente forma, mas bastante profissional e trabalhosa. Requer bastante prática e equipamentos para revelação da "tela".

    fotográfico é bastante prático, onde se utiliza o desenho impresso num "papel vegetal" (ou melhor ainda, em "transparência" ), sendo o cobre recoberto por uma emulsão fotossensível (existe spray próprios no mercado). Processa-se então a "revelação", através de luz própria ou até mesmo sob o sol.

    Eu particularmente, imprimo o desenho usando uma impressora laser, direto num "papel couchê" ; e transfiro o mesmo para o PCB usando um ferro de passar roupas. Após, deixo o PCB submerso na água até o papel se soltar. Após várias tentativas, e algum tempo de prática, consegue-se impressões perfeitas, com muita praticidade.

    O segredo desse processo é o tipo de papel couchê utilizado, devendo ser experimentado várias marcas e tipos de couchê; e também, o tempo que se fricciona o ferro sobre o cobre, e a temperatura desse. A combinação desses fatores fará com que o papel transfira mais ou menos toner para o cobre (quanto mais, melhor) , além de permitir que o papel se solte na água com mais facilidade.

  11. #11
    Avatar de marcelomg
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    São Lourenço do Sul, Brazil
    Posts
    1.471

    Padrão

    Citação Postado originalmente por w4rh4ck3r Ver Post
    Existem várias formas de fabricar circuito impresso. Façam uma busca no Google...

    O método de serigrafia é uma excelente forma, mas bastante profissional e trabalhosa. Requer bastante prática e equipamentos para revelação da "tela".

    fotográfico é bastante prático, onde se utiliza o desenho impresso num "papel vegetal" (ou melhor ainda, em "transparência" ), sendo o cobre recoberto por uma emulsão fotossensível (existe spray próprios no mercado). Processa-se então a "revelação", através de luz própria ou até mesmo sob o sol.

    Eu particularmente, imprimo o desenho usando uma impressora laser, direto num "papel couchê" ; e transfiro o mesmo para o PCB usando um ferro de passar roupas. Após, deixo o PCB submerso na água até o papel se soltar. Após várias tentativas, e algum tempo de prática, consegue-se impressões perfeitas, com muita praticidade.

    O segredo desse processo é o tipo de papel couchê utilizado, devendo ser experimentado várias marcas e tipos de couchê; e também, o tempo que se fricciona o ferro sobre o cobre, e a temperatura desse. A combinação desses fatores fará com que o papel transfira mais ou menos toner para o cobre (quanto mais, melhor) , além de permitir que o papel se solte na água com mais facilidade.
    Então a impressão deve ser feita no papel couchê? uma duvida, qual programa é usado para se ter um impressão com medidas perfeitas?

  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por marcelomg Ver Post
    Então a impressão deve ser feita no papel couchê? uma duvida, qual programa é usado para se ter um impressão com medidas perfeitas?
    Em eletrônica, usamos programas próprios para diagramação e layout de PCB, como o "Eagle" (free), "Proteus" (pago) entre outros. Requer certa prática, visto serem de uso profissional (tipo CorelDraw, AutoCad).

    A maioria dos layouts de PCB prontos disponibilizados na internet, encontram-se em formato PDF; pois nesse formato, as medidas da impressão são perfeitas.

    Me perdoem, mas no momento, não estou em condições de desenhar tal PCB no Eagle, por problemas técnicos (com meu PC) e problemas pessoais (tempo)... Mas daquí alguns meses, desenharei para mim, e posso disponibilizar aquí no fórum, no formato usado pelo Eagle. Bastará baixar o programa (pequeno e leve), abrir o desenho no programa e imprimir.

  13. #13

    Padrão Mais detalhes sobre PCB por impressão LASER

    -
    Imprimir no papel couchê a imagem INVERTIDA (espelho) ! Experimentar vários tipos de coucê: quanto mais brilhante, melhor - pois o toner não penetra no papel, ficando na superfície. Assim, quando se fricciona o ferro de passar (bem quente), o toner é tranferido totalmente (ou quase) para o cobre.

    Antes de transferir o toner para o cobre, é importante limpar o mesmo com "Bombril" seco, até que toda a superfície fique bem brilhante. A superfície de cobre não pode mais tocada com as mãos de forma alguma, para não manchar o cobre e interferir no processo de corrosão.

    Fixar o papel com o toner em contato com o cobre (sem tocar as mão no cobre). O papel deve ser um pouco maior do que a placa, para poder dobrar as bordas e fixar na outra parte da placa (onde não tem cobre) com fita adesiva; para que o papel não se mova quando friccionar o ferro de passar.

    Fricciona-se então o ferro de passar por uns 10 segundos, borrifa-se água (com pulverizador) até umedecer levemente o papel. Pressione o ferro novamente - sem esfregar, para não rasgar o papel - por uns 5 segundos, até o papel secar. Então friccione novamente por uns 10 ou 20 segundos.

    Retire a fita adesiva que prende o papel na placa, e desdobre o papel. Pode-se cortar ou rasgar a sobra do papel que passa do tamanho da placa.

    Mergulhe-a na água, e aguarde o papel se soltar (1 hora ou mais). Caso não solte completamente, puxe levemente, com cuidado para que o toner fique no cobre e não saia no papel. Caso a transferência não fique perfeita, pode-se retocá-la com caneta para retroprojetor ponta fina (0,5 mm), ou limpar a placa totalmente com "Bombril" e repetir a impressão novamente.

  14. #14

    Padrão

    Alguém saberia dizer qual o ângulo de cobertura dessa antena?

  15. #15

    Talking

    so queria saber uma coisa? se alguem fez e se deu certo eu sei um site bom que tem varios esquemas de antenas para fazer mais não tenho o link aki pois to usando meu pc e esse link ta no outro pc(notbook) depois eu posto aki.

  16. #16

    Smile muito legal

    Ok marcelo muito legal vou construir uma e ver o que aconteçe

  17. #17

    Padrão medidas

    parabens para as citações do colega porque é muito importante saber a medida entre o refletor para o rendimento da antena tanto como roe e tambem detalhes sobre os dipolos caso abertos ou fechados na antenna em ci
    no caso das trilhas ou Strip line as medidas são muito importantes dadas as frequencia altas 2.4g etc.... guias d onda
    testes internos ñ revelão o ganho da antena caseira importante é o teste em campo ping baixo mantendo em um nivel satisfatório
    acredito q entre o refletor deve ter entorno 3mm a 5mm vou verifar tenho algumas ja prontas mas a grande maioria dipolo fechado ok abraços

  18. #18

    Angry socorro!! lixo z120

    ai pessoal alguem tem o firmwere antigo z120 plus rtl8186 fraquinho 24% tx na nacada credo que stress caso alguem ja tenha passado sufoco com este equipo fica ai meu apelo

    obrigado


    abraços!!!!!

  19. #19

    Padrão

    Gostaría de saber qual as dimensões do refletor???

  20. #20

    Padrão detalhes da Antenas

    Ola membros do forun
    Nosso amigo Marcelo esqueceu de por creditos de onde tirou a antena e caracteristicas como tipo e aplicações para este tipo de antena São elas

    Interline. Antena planar Direccional 14dBi@2,4GHz
    Especificaciones técnicas
    Electrical Gain
    14 dBi
    Frequency
    2400 - 2500 MHz
    Polarization
    horizontal or vertical
    Polarization isolation
    >21 dB
    Front/Back ratio
    >20 dB
    Side lobe suspension (H/V)>28/12 dB
    (-3dB) horizontal30°
    (-3dB) vertical
    30°
    VSWR (max)
    1.4:1
    Impedance
    50 OHm
    Mechanical Socket/Plug
    N female socket
    Dimension
    197 x 197 x 20 mm
    Weight
    0,5 kg
    Mounting
    fi 38÷51

    Pequeño y ligero panel para uso en interiores y exteriores. Ideal como antena cliente con una ganancia más que aceptable, fácil de instalar y orientar.


    Características físicas
    • Pequeña, ligera y discreta
    • Fácil de orientar
    Recomendada para
    • Usar como antena cliente
    • Creación de pequeñas zonas de cobertura
    Detalhes completos neste link: Calabozo Wireless / zona Wi-Fi - Antena Planar de 14 dBi's

    Não desmerecendo a intenção de ajuda de nosso amigo marcelo.

    By Marcos