+ Responder ao Tópico



  1. #1
    Camacho
    Visitante

    Padrão XDMCP sem som nas estações

    Boa tarde amigos,

    este é meu primeiro tópico aqui neste forum e gostaria de tirar uma dúvida.

    configurei um servidor xdmcp (slackware 11) e está rodando certinho, o único problema é que as estações não escuta som

    já tentei:

    chmod +666 /dev/dsp e chmod +666 /dev/mixer e chmod 666 /dev/sound/*
    porém nenhum desses funcionou, o som só sai no servidor

    alguém sabe como fazer o som funcionar nas estações?

    obrigado desde já

  2. #2

    Padrão

    cara..

    a coisa não é tão simples assim, para que o som saia nas estações você precisará fazer mais configurações...

    não sei se somente com o XDMCP será possível, mas já vi configurações para LTSP..

    dê uma procurada sobre "som estações ltsp" e veja o que encontra..

    valeu

  3. #3

    Padrão

    o XDMCP é um protocolo de anuncio do X, ou seja, ele simplesmente permite a máquinas de uma rede obterem acesso a um servidor X. O X propriamente dito é não oferece acesso a sim ou sistemas de arquivos, já que o seu objetivo é permitir que aplicações (clientes X) acessem um servidor (servidor X) que poderá estar conectado a um terminal físico.

    Para o compartilhamento e acesso ao som você vai precisar de algum outro Daemon de som distribuido, como por exemplo o jack. Siga o conselho do lucianogf e pesquise sobre como o LTSP faz o compartilhamento de som (na versão 3 eles usavam o esound, que era MUITO probelmático, mas hj devem ter melhorado). Além disso eles tem a infra-estrutura para utilização de dispositivos no terminal local como pen-drives, disquetes e cd-roms por meio do FUSE.

  4. #4
    Camacho
    Visitante

    Padrão

    valew pessoal mas LTSP é diferente, ele não precisa ter um sistema instalado em cada cliente, apenas um disquete ou boot pela placa de rede

    o XDMCP precisa de um sistema instalado em cada cliente mas agradeço a força

  5. #5

    Padrão

    Ainda não entendi...
    Você quer que os usuários acessem então apenas uma aplicação em um servidor remoto, e no caso dessas aplicações gerarem eventos de som vc quer que o som seja transportado até o cliente?

    como eu disse (e acho que vc não entendeu) procure saber o que o pessoal do LTSP usa pra transportar somm (e não usar o LTSP, entendeu?)

  6. #6

    Padrão

    isso mesmo, o LTSP não precisa de sistema instalado, você vai precisar apenas de um boot no cliente para que este carregue o kernel via tftp..

    quando os micros clientes são obsoletos o ganho de performance é altamente perceptível...

  7. #7
    Camacho
    Visitante

    Padrão

    Citação Postado originalmente por evandrofisico Ver Post
    Ainda não entendi...
    Você quer que os usuários acessem então apenas uma aplicação em um servidor remoto, e no caso dessas aplicações gerarem eventos de som vc quer que o som seja transportado até o cliente?

    como eu disse (e acho que vc não entendeu) procure saber o que o pessoal do LTSP usa pra transportar somm (e não usar o LTSP, entendeu?)
    entendi sim fisico (acho que você não entendeu uma coisa) a configuração do LTSP é diferente do XDMCP e o que eu quero é simples de entender, apenas que as estações saia som. Já pensou 3 pessoas na rede logar xdmcp e ver um clipe ao mesmo tempo? o som sairá todos ao mesmo tempo no servidor!

    só to perguntando se alguém sabe ou já fez, pesquisar foi o que eu mais fiz até agora e ninguém sabe fazer, mas valeu pela "ajuda"

  8. #8
    Camacho
    Visitante

    Padrão

    Citação Postado originalmente por lucianogf Ver Post
    isso mesmo, o LTSP não precisa de sistema instalado, você vai precisar apenas de um boot no cliente para que este carregue o kernel via tftp..

    quando os micros clientes são obsoletos o ganho de performance é altamente perceptível...
    valew amigo mas vou continuar pesquisando sobre xdmcp, LTSP não me interessa no momento...