+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Problemas com Sinal

    Boa tarde galera;

    Tenho experimentado nos últimos dias uma degradação do meu sinal para meus clientes;

    Meu cenário:

    Servidor Mikrotik 2.9.6
    DWL-G510 com data rates e basic rates setadas em 1, 2, 5,5 e 11mbs canal 7
    Cabo RGC-213 (10 metros) até a antena
    Antena de 12 Dbi
    Clientes distantes de 600 metros a 4Km

    O que tem ocorrido é que tudo funcionava perfeitamente, so que nos ultimos tempos o sinal tem se degradado bastante, tenho operado a DWL-G510 com 24Db de TX Power, e o sinal entre os assinantes tem variado entre -73 para alguns mais distantes e -81 para alguns mais próximos...

    Alguém poderia me informar qual antena seria mais adequada para este cenário ?

    PS: Água no sistema, conectores, conexões,,, tudo esta normal checado e re-checado.

    Preciso de alguma dica a respeito deste problema, visto que começa a me causar transtornos !!!

    Uso nos clientes um misto de AP's D-link 900+ AP, D-link 2000AP, ovislink 1120, placas PCI Encore e LG. sendo que tenho experimentado também, travamento constante dos APs D-link 900+, que acredito ser por deficiência do sinal.

    Alguém da uma luz por caridade ?? to ficando desesperado ja !!!

  2. #2

    Padrão

    Citação Postado originalmente por lsoliveira Ver Post
    Boa tarde galera;

    Tenho experimentado nos últimos dias uma degradação do meu sinal para meus clientes;

    Meu cenário:

    Servidor Mikrotik 2.9.6
    DWL-G510 com data rates e basic rates setadas em 1, 2, 5,5 e 11mbs canal 7
    Cabo RGC-213 (10 metros) até a antena
    Antena de 12 Dbi
    Clientes distantes de 600 metros a 4Km

    O que tem ocorrido é que tudo funcionava perfeitamente, so que nos ultimos tempos o sinal tem se degradado bastante, tenho operado a DWL-G510 com 24Db de TX Power, e o sinal entre os assinantes tem variado entre -73 para alguns mais distantes e -81 para alguns mais próximos...

    Alguém poderia me informar qual antena seria mais adequada para este cenário ?

    PS: Água no sistema, conectores, conexões,,, tudo esta normal checado e re-checado.

    Preciso de alguma dica a respeito deste problema, visto que começa a me causar transtornos !!!

    Uso nos clientes um misto de AP's D-link 900+ AP, D-link 2000AP, ovislink 1120, placas PCI Encore e LG. sendo que tenho experimentado também, travamento constante dos APs D-link 900+, que acredito ser por deficiência do sinal.

    Alguém da uma luz por caridade ?? to ficando desesperado ja !!!
    Você usa controle de conexões? Se não, coloque... Verificar se na sua placa wireless a opção "pre-amble mode" está em long... Verifica também aquecimento... Mais um porém... Quantos clientes você tem nesta placa wireless???

  3. #3
    Avatar de marcelomg
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    São Lourenço do Sul, Brazil
    Posts
    1.471

    Padrão

    Citação Postado originalmente por lsoliveira Ver Post
    Boa tarde galera;

    Tenho experimentado nos últimos dias uma degradação do meu sinal para meus clientes;

    Meu cenário:

    Servidor Mikrotik 2.9.6
    DWL-G510 com data rates e basic rates setadas em 1, 2, 5,5 e 11mbs canal 7
    Cabo RGC-213 (10 metros) até a antena
    Antena de 12 Dbi
    Clientes distantes de 600 metros a 4Km

    O que tem ocorrido é que tudo funcionava perfeitamente, so que nos ultimos tempos o sinal tem se degradado bastante, tenho operado a DWL-G510 com 24Db de TX Power, e o sinal entre os assinantes tem variado entre -73 para alguns mais distantes e -81 para alguns mais próximos...

    Alguém poderia me informar qual antena seria mais adequada para este cenário ?

    PS: Água no sistema, conectores, conexões,,, tudo esta normal checado e re-checado.

    Preciso de alguma dica a respeito deste problema, visto que começa a me causar transtornos !!!

    Uso nos clientes um misto de AP's D-link 900+ AP, D-link 2000AP, ovislink 1120, placas PCI Encore e LG. sendo que tenho experimentado também, travamento constante dos APs D-link 900+, que acredito ser por deficiência do sinal.

    Alguém da uma luz por caridade ?? to ficando desesperado ja !!!
    Tenho um cenário muito parecido com o seu, só a omni que a minha é de 8 dbi hyperlink.
    Média de 50-60 simultâneos nesse cartão setado em 26 dbm.
    Tive um probleminha com o aumento da demanda, tive que subir o data rate para 5.5, meu cliente com sinal mais baixo está com -81 a 3.5 km da Omni, sem visada limpa, tudo funciona como relógio.
    Posta suas configurações pra que eu possa dar uma analisada e ver o que pode estar ocorrendo.

  4. #4

    Padrão

    Controle de conexões ?? como seria não faço idéia do que seria ou não entendi !!!
    Controle de banda faço sim.

    Aquecimento, normal, dentro dos padrões, ou seja, geladinha !!!
    Clientes, cerca de 25
    Preamble setei agora para long, estava em ambos

    grato, mas o sinal continua baixo !!

    Qual antena seria o ideal para este cenário ??

    bração com doi braço !!

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por lsoliveira Ver Post
    Controle de conexões ?? como seria não faço idéia do que seria ou não entendi !!!
    Controle de banda faço sim.

    Aquecimento, normal, dentro dos padrões, ou seja, geladinha !!!
    Clientes, cerca de 25
    Preamble setei agora para long, estava em ambos

    grato, mas o sinal continua baixo !!

    Qual antena seria o ideal para este cenário ??

    bração com doi braço !!
    Controle de conexão encontra-se no manual passo-a-passo... Sobre a antena, a onmi é recomendada quando você aplica apenas 1 cartão wireless. Você poderia aumentar o ganho da antena para 15dbi. Em quanto está setado a potência do seu cartão wireless?

  6. #6
    Avatar de marcelomg
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    São Lourenço do Sul, Brazil
    Posts
    1.471

    Padrão

    Citação Postado originalmente por lsoliveira Ver Post
    Controle de conexões ?? como seria não faço idéia do que seria ou não entendi !!!
    Controle de banda faço sim.

    Aquecimento, normal, dentro dos padrões, ou seja, geladinha !!!
    Clientes, cerca de 25
    Preamble setei agora para long, estava em ambos

    grato, mas o sinal continua baixo !!

    Qual antena seria o ideal para este cenário ??

    bração com doi braço !!
    Pode ser sua antena, já tentou trocar ? se vc estava com o preamble em both e trocou para long já vai sentir uma diferença melhor no desempenho.
    Qual a marca dessa antena Omni?

  7. #7

    Padrão

    Amigao na verdade nao acho que o teu sinal ta tao ruim assim !!!

    Quanto a antena o que vc deve levar em consideraçao e de que a omini de 8db serve para iluminar clientes em curtas distancias.
    E a omini de 15db longas distancias, pra vc ter ideia do que falo e so ter uma omini de 15db na sua estrutura e colocar um cliente que ta embaixo da torre e ver do que estou falando, com o passar do tempo vc sentira a diferença.

    A ideia seria duas antenas uma de 8db pra quem ta perto e uma de 15db pra quem ta longe.

    Uma outra coisa que posso te dizer e que a unica coisa que presta da d-link sao os cartoes e as bridges 810+, o resto e uma porcaria so, nao da pra ter base pelos niveis de sinal que esses aps apresentam .


    Valeu

  8. #8

    Padrão

    Meu cartão esta setado para 24dm de tx power com basic rates e data rates de 1 a 11mb

    Quanto a antena é uma (build in home) ou seja, eu a construí com base em materiais na internet !
    Estes dias atrás quando comecei a suspeitar dela, troquei-a por uma de 12db da aquarios, resultado, ai que o troço ficou ruim mermo !!!

    Não sei onde esta o pró dessa quizumba !! to ficando loucoooooo

  9. #9

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por gatoseco Ver Post
    Amigao na verdade nao acho que o teu sinal ta tao ruim assim !!!

    Quanto a antena o que vc deve levar em consideraçao e de que a omini de 8db serve para iluminar clientes em curtas distancias.
    E a omini de 15db longas distancias, pra vc ter ideia do que falo e so ter uma omini de 15db na sua estrutura e colocar um cliente que ta embaixo da torre e ver do que estou falando, com o passar do tempo vc sentira a diferença.

    A ideia seria duas antenas uma de 8db pra quem ta perto e uma de 15db pra quem ta longe.

    Uma outra coisa que posso te dizer e que a unica coisa que presta da d-link sao os cartoes e as bridges 810+, o resto e uma porcaria so, nao da pra ter base pelos niveis de sinal que esses aps apresentam .


    Valeu
    Duas antenas omni ?? uma para perto e outra longe ?
    Isso que eu chamo de self-destruction, o cara polui o próprio espectro.

    Verifica sua antena e não se esqueça que 10 metros de cabo RGC-213, até a antena, gera perda e sua antena não chega aos 12db, sem contar os conectores e pigtails.

    Abraços e boa sorte.
    Alam Dias

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por hideout Ver Post
    concerteza é a antena!
    Concordo... Há uma grande chance nesta afirmação......

  12. #12

    Padrão Duvidas.

    Pessoal tenho lido bastante e tentando buscar entender qual eh a melhor configuração para os cartões eu uso os DWLAG-530, a pouco descobri que tenho que colocar em long e estava utilizando both. eu tenho tido problemas com o ping muito alto tempo de 200 ms e as vezes baixando para 2ms 4 ms, Tenho duvidas quanto como configurar melhor estes cartões pois tenho a maioria das opções utilizadas como default. Ex: Tx Power,Tx power Mode, date rates. Outra duvida e quanto ao Antenna Mode, como me baseio em antenas a, b. Utilizo as placas ligadas a paineis de 90º TSM 12,5 dbi uso apenas 2 metros de RGC 213. A potencia das placas é de 15db. Fico grato pelo auxilio dos colegas.
    Última edição por dougmoraes; 22-02-2007 às 13:59.

  13. #13
    Avatar de marcelomg
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    São Lourenço do Sul, Brazil
    Posts
    1.471

    Padrão

    Ping alto significa enlace no limite, quanto vc esta usando o máximo do enlace (cliente x base) é normal dar ping alto principalmente se vc usar pci nos clientes.
    Não podemos confundir isso.
    O enlace pode estar no limite quando é usada toda a banda, sinal baixo que diminui a velocidade ou cartão desconfigurado, mas sempre é o enlace lento que gera ping altos!!!!