+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Unhappy Mirotik desconecta a cada 5 minutos

    Amigos Experts,

    Estou tendo problemas com um cliente situado a 600m da torre. A conecção dele cai em períodos que não chegam a 6 minutos; reconecta e cai novamente, sempre dentro do mesmo prazo.

    No LOG, aparece a seguinte mensagem "extensive data loss". Procurei essa frase no Google, mas nada achei que pudesse ajudar.

    O sinal para esse cliente fica na faixa de -60 dbi.

    Este cliente acessa por meio de um APROUTER no modo cliente. Quando eu usava um AP SWL3300 na torre, a conecção dele era estável.

    Uso placas D-LINK G510 e uma omni homologada de 15 dbi no Mikrotik 2.9.7.

    Já troquei frequência, alterei o preamble para long, o ACK-Timeout para indoor, mas nada resolveu.

    Assim, peço a ajuda dos nobres amigos.

    Del*.*

  2. #2

    Padrão

    Pode estar relacionado a desconfiguração no AP dele.... Dê uma verificada nas configurações wireless desta AP e nas configurações LAN da mesma.;;;; Quando o cliente cai, o sinal da AP cai no servidor também, ou mantém-se conectado??? Verificque também lá na AP se o servidor DHCP está com alguma coisa como "keeplive timeout" ou "time out" definido....

  3. #3

    Padrão

    Exatamente como disse o catvbrasil, o problema pode estar relacionado ao ap.
    Faça um teste: quando o sinal lá cair, tenta pingar do mk pro ap e veja se há comunicação entre o mk e o ap. Se não houver o problema tá no mk.
    Posta ae os resultados .....

  4. #4

    Padrão

    Na verdade quem está caindo e o AP e o cliente vai junto pro buraco. Os pings para esse AP são estáveis, ficando entre 1e 3, quando conectado.
    O AP está configurado para fazer DHCP-RELAY, pois centralizei o DHCP em um servidor rodando o Slackware.
    O mais intrigante é que este AP funcionava perfeitamente com o SWL3300, na mesma frequência e banda.

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Del*.* Ver Post
    Na verdade quem está caindo e o AP e o cliente vai junto pro buraco. Os pings para esse AP são estáveis, ficando entre 1e 3, quando conectado.
    O AP está configurado para fazer DHCP-RELAY, pois centralizei o DHCP em um servidor rodando o Slackware.
    O mais intrigante é que este AP funcionava perfeitamente com o SWL3300, na mesma frequência e banda.
    Provavelmente é problema nas configurações do AP.... Este ap se conecta por pppoe no MK??? Como é a conexão dele? Quala versão do firm??

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Del*.* Ver Post
    Na verdade quem está caindo e o AP e o cliente vai junto pro buraco. Os pings para esse AP são estáveis, ficando entre 1e 3, quando conectado.
    O AP está configurado para fazer DHCP-RELAY, pois centralizei o DHCP em um servidor rodando o Slackware.
    O mais intrigante é que este AP funcionava perfeitamente com o SWL3300, na mesma frequência e banda.
    A versão do firmware é v6.1-ptbr.
    O APROUTER está no modo Bridge / cliente / infraestrutura. É um access point predial que recebe o sinal via wireless e distribui para clientes cabeados.

  7. #7

    Padrão

    Não sei se este SWL acontece isso, mas aqui utilizo 5460 da ovislink e uns GI-LINK que ocorre isso em bridge... Se o cliente está discando PPPoE, quando mais gente conecta, ele cai....... Isso é um problema no próprio AP.... O ideal seria você passá-lo para cliente e logo controlar acesso e banda nele mesmo (esta versão de firm, aceita)....... Tenta também deixar em "wireless" "advanced" marcado "Ativar gerenciamento pela WAN" e também as opções "PPPoE Relay" e tenta manter marcado ou desmarcado "DHCP Server Relay",,,,,,,,,,

  8. #8

    Padrão Humm Caindo de 5 em 5 minutos

    Você já tentou verifidar o watchdog do ap router, vai no menu gerenciamento watchdog por ip coloque 0.0.0.0 ou sete o watchdog para o gw da sua rede mas certifique-se de que não tem nenhum filtro de ping para o ip que vc vai setar no watchdog.

    Pode ser que seja isso.

    Abraços.

  9. #9

    Padrão

    Opaaa, bem lembrado pelo amigo Gilmar...
    verifique ae o watchdog ....
    se não for acate a idéia do catvbrasil, passe ela para cliente e verifique se continua

  10. #10

    Padrão

    Putz!!!! Vai ser isso mesmo!!!
    O wathdog está setado para fazer checagem a cada 5 minutos.
    Amanhã voltarei a atender o cliente pelo MK novamente. Em seguida postarei aqui o resultado.
    Valeu mesmo!!!!

  11. #11

    Padrão

    Amigos,
    Foi isso mesmo. Configurei o APROUTER para o gateway correto e o MK parou de reiniciar.
    Esse forum é algo fantásticos. Pessoas se ajudam sem nem mesmo se conhecerem. Deixo aqui meu muito obrigado a todos que me ajudaram.

  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Del*.* Ver Post
    Amigos,
    Foi isso mesmo. Configurei o APROUTER para o gateway correto e o MK parou de reiniciar.
    Esse forum é algo fantásticos. Pessoas se ajudam sem nem mesmo se conhecerem. Deixo aqui meu muito obrigado a todos que me ajudaram.
    Qualquer coisa estamos ae pra isso mesmo!!! O forum serve pra isso mesmo!! E a cada dia tá ficando melhor!!! hehehehe