+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Repetidora

    Ola amigos, vamos ao tópico

    Eu tenho uma BASE hoje com MK na torre, 4 setoriais e 4 pci DWL-g510
    Preciso instalar uma pequena repetidora á 2km, com visada direta na minha BASE.
    Vou usar um P3-500 e duas PCI DWL-G510, uma como AP BRIDGE, ligada em uma setorial, e a outra PCI, conectando na minha BASE, através de uma direcional de 25dbi

    A dúvida é:
    Tenho que setar essa PCI da repetidora como CLIENT ou como BRIDGE?
    Quero repassar tudo para a BASE, cache etc...

    Talvez controle o MAC e a Banda por lá e deixar o link full em 11mbps até a torre, talvez fique mais rápido.

    Abraços

  2. #2
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Coloque a placa onde está a direcional como Station...

    Se vc for atender muitos clientes nesta repetidora, seria interessante levar em 5.8 Ghz, mas daí obviamente vc teria q espetar mais 1 placa na sua base, um Dlink AG530, por exemplo...

  3. #3

    Padrão

    Montei uma repetidora recentemente.
    Também usei placas G-510. Coloquei as duas pontas em modo bridge e habilitei o WDS como dynamic.
    Tá funcionando beleza.

  4. #4

    Padrão

    Funcionou assim
    Base como AP Bridge, como estava, e é assim que atendo meus clientes
    A REPETIDORA com uma G510 como estation.
    Gateway da REPETIDORA é o IP da BASE
    Gateway do cliente conectado na REPETIDORA, é o IP da PCI que está como AP BRIDGE.
    Navegando filé, pinga a BASE se quiser etc..

    Problema:
    1-) Não vejo nas queues da BASE o ip cliente, mas sim somente o IP da REPETIDORA
    2-) Logo, se precisar redirecionar alguma porta, tenho que jogar pra lá na REPETIDORA e dela, redirecionar novamente para o cliente.

    Tem como passar o MAC direto não ? Poderia ser problema pois teria que liberar o MAC também na BASE, assim penso.

    Abraços e vlw mais uma vez pessoal.

  5. #5

    Padrão

    Mais uma coisa.

    No meu caso, ou vou usar uma setorial ou uma omni de 8dbi

    O que coloco em cima de que?
    Na ponta da pequena torre (predial) eu coloco a omni e á 1 metro abaixo eu coloco o direcional, ou ao contrário ?

    Abraços

  6. #6
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alamdias Ver Post
    Mais uma coisa.

    No meu caso, ou vou usar uma setorial ou uma omni de 8dbi

    O que coloco em cima de que?
    Na ponta da pequena torre (predial) eu coloco a omni e á 1 metro abaixo eu coloco o direcional, ou ao contrário ?

    Abraços
    Em instalações "padrão" a direcional fica em cima, pois o ângulo de propagação é menor e provavelmente não vai interferir nos lóbulos da omni. Mas isto é "apenas" recomendação técnica.

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por sergio Ver Post
    Em instalações "padrão" a direcional fica em cima, pois o ângulo de propagação é menor e provavelmente não vai interferir nos lóbulos da omni. Mas isto é "apenas" recomendação técnica.
    Mas se eu por ao contrário, a direcional em baixo, será que vai piorar muito o sinal ? Pq é mais fácil e prático.

    Abraços e obrigado pessoal

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alamdias Ver Post
    Mas se eu por ao contrário, a direcional em baixo, será que vai piorar muito o sinal ? Pq é mais fácil e prático.

    Abraços e obrigado pessoal
    Na prática, você pode ter perdas pequenas ou moderadas... somente testando das duas formas na prática para confirmar !

    Particularmente, sempre executo qualquer trabalho da melhor maneira possível - até mesmo extrapolando os limites do bom senso - sempre buscando a perfeição nos mínimos detalhes, mesmo que o ganho em rendimento seja mínimo ou discutível (sou perfeccionista...).

    Assim, sempre tenho o máximo resultado; tornando meu trabalho gratificante, livre de críticas ou correções por parte de outros que possam achar que o trabalho poderia ser melhorado. É minha opinião pessoal...

  9. #9
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alamdias Ver Post
    Mas se eu por ao contrário, a direcional em baixo, será que vai piorar muito o sinal ? Pq é mais fácil e prático.

    Abraços e obrigado pessoal
    Eu tenho 1 repetidora com ap2000, a omni em cima e a direcional (WDS) em baixo... Não tenho problemas, mas como o pessoal citou... Mas é uma repetidora pequena, devo ter apenas uns 10 clientes ligados a ela.

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por w4rh4ck3r Ver Post
    Na prática, você pode ter perdas pequenas ou moderadas... somente testando das duas formas na prática para confirmar !

    Particularmente, sempre executo qualquer trabalho da melhor maneira possível - até mesmo extrapolando os limites do bom senso - sempre buscando a perfeição nos mínimos detalhes, mesmo que o ganho em rendimento seja mínimo ou discutível (sou perfeccionista...).

    Assim, sempre tenho o máximo resultado; tornando meu trabalho gratificante, livre de críticas ou correções por parte de outros que possam achar que o trabalho poderia ser melhorado. É minha opinião pessoal...
    Penso assim também... não está errado.. vou ver e depois posto os resultados..

    No mais, parece tudo resolvido.. abraços pessoal, agora vou terminar de montar o Box.. e depois.. como sempre, tem fotinhas !

    Alam Dias