Página 2 de 3 PrimeiroPrimeiro 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Citação Postado originalmente por jjoyce Ver Post
    De 80 a 120 clientes simultâneos nas placas SENAO?? Assim, perdão a ignorância, mas possuíamos, há muito tempo atrás, modelos de AP SENAO (NL-2611CB3 PLUS) ele não aguentava nem um pouco a carga de clientes. Vivia com latências absurdas, ao ponto de ser obrigado (antes de substituí-lo) a limitar o acesso p2p/streaming audio e video de todos os clientes do AP ...
    Desculpe me intrometer, sei que a indagação se direciona ao nosso amigo David (catvbrasil); mas se me permitir, vou adiantando o que posso esclarecer...

O rádio Senao citado possui um processamento limitado , chipset lento e pouquíssima memória. Se colocar esse mesmo cartão num AP Samsung SWL-3300, melhora muito a quantidade de clientes simultâneos, devido ao maior poder de processamento da SWL.

O cartão Senao é ótimo, segundo a experiência profissional na prática de vários amigos aquí do fórum. São os que suportam a maior quantidade de clientes, e os menos sucesptíveis a interferências (superando até os Atheros em locais com muita interferência!)

Usando o mesmo cartão num Linux AP, a coisa muda completamente: grande poder de processamento, muita RAM e o fantastico gerenciamento do Mikrotik!Não tem nem como comparar com o AP Senao, que é fraquinho nesse quesito.

Por favor, David, me corrija no que estiver errado, e complemente o que deixei de explanar !!!

2. AP das senao, particularmente o 2611 que é o que conheço, são excelentes somente para ponto a ponto. Tenho 3 ptp, 1 de 9 km, outro de 17 km e outro de uns 10 km, são muito estáveis, rodando há mais de ano, com o mínimo de travamento. Mas vou migrar pra 5.8 por causa da largura de banda, está entrando muitos clientes e nessas distâncias acho q o troughput deve ser muito baixo... vou testar ainda pra ver, mas quando fiz o ponto a ponto esse de 17 km, dava 2,4 mbits...

3. Citação Postado originalmente por jjoyce Ver Post
    De 80 a 120 clientes simultâneos nas placas SENAO?? Assim, perdão a ignorância, mas possuíamos, há muito tempo atrás, modelos de AP SENAO (NL-2611CB3 PLUS) ele não aguentava nem um pouco a carga de clientes. Vivia com latências absurdas, ao ponto de ser obrigado (antes de substituí-lo) a limitar o acesso p2p/streaming audio e video de todos os clientes do AP.

Minha área de abrangência é de 180 graus, os outros 180 são o morro. A geografia daqui não ajuda nem um pouco. Por isso possuo apenas 2 setoriais.

Seria viável umas 4 parabólicas em 4 cartões? Os canais não overlapping seriam o 1, 6 e o 11. Se utilizasse o 1, 4, 7, 11, o espectro ficaria poluído, não?

Hoje, o novo AP com mikrotik, utiliza um 2.4Ghz, com 512Mb de RAM. Até julho ele receberá mais 2 setorias e 2 placas DWL-G520, ou qualquer outra que venha ter conhecimento (Fiquei interessado por esses Cartoes SENAO).

Pô... AP nem chega perto de Cartões Mini-pci... Como sabemos, um AP (de qualquer marca), geralmente possue baixo processamento, pouca memória e um firware limitado... Num MK da vida, você pode colocar 3GHz de processamento, 2GB de memória e um software hiper poderoso, com qusae recursos ilimitados (Mikrotik)... O Desempenho será hiper-superior.... Normalmente nestes APs ocê consegue chegar em no máximo 30 clientes +-....

4. Citação Postado originalmente por w4rh4ck3r Ver Post
    Desculpe me intrometer, sei que a indagação se direciona ao nosso amigo David (catvbrasil); mas se me permitir, vou adiantando o que posso esclarecer...

O rádio Senao citado possui um processamento limitado , chipset lento e pouquíssima memória. Se colocar esse mesmo cartão num AP Samsung SWL-3300, melhora muito a quantidade de clientes simultâneos, devido ao maior poder de processamento da SWL.

O cartão Senao é ótimo, segundo a experiência profissional na prática de vários amigos aquí do fórum. São os que suportam a maior quantidade de clientes, e os menos sucesptíveis a interferências (superando até os Atheros em locais com muita interferência!)

Usando o mesmo cartão num Linux AP, a coisa muda completamente: grande poder de processamento, muita RAM e o fantastico gerenciamento do Mikrotik!Não tem nem como comparar com o AP Senao, que é fraquinho nesse quesito.

Por favor, David, me corrija no que estiver errado, e complemente o que deixei de explanar !!!
    Explicação perfeitamente correta!!! Valeu!!

5. Senhores,

Muitíssimo grato por todas as respostas.

Farei o seguinte, o próximo hardware que colocarei no novo AP mikrotik será um cartão senao (dica de algum modelo específico?). Assim já testarei a capacidade dele no MKT.

Quanto a idéia de substituir as setoriais por parabólicas, os senhores acreditam ser viável? De 2 APs, teríamos 4, suportando no total, aproximadamente, 400 clientes. Meu único medo é a interferência do sinal. Alguém já optou por alguma solução parecida?

A sugestão da utilização de sobrados, e prédios empaca num problema rotineiro: dinheiro. A administração de minha empresa é murrinha ao extremo, há meses venho implorando por soluções descentralizadas utilizando 5.8, mas empacam no custo do equipamento.

Acredito ser a última vez que encho o saco de todos,

Muito Obrigado.

Tópicos Similares

1. sou iniciante e preciso de ajuda
    Por no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 1
    Último Post: 11-10-2002, 06:12
  2. Ajuda..Travo tudo.. Help!!
    Por joe_fox no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 2
    Último Post: 27-09-2002, 08:12
  3. Ajuda PCMCIA