Página 3 de 3 PrimeiroPrimeiro 123
+ Responder ao Tópico

1. Citação Postado originalmente por jjoyce Ver Post
    Senhores,

Muitíssimo grato por todas as respostas.

Farei o seguinte, o próximo hardware que colocarei no novo AP mikrotik será um cartão senao (dica de algum modelo específico?). Assim já testarei a capacidade dele no MKT.

Quanto a idéia de substituir as setoriais por parabólicas, os senhores acreditam ser viável? De 2 APs, teríamos 4, suportando no total, aproximadamente, 400 clientes. Meu único medo é a interferência do sinal. Alguém já optou por alguma solução parecida?

A sugestão da utilização de sobrados, e prédios empaca num problema rotineiro: dinheiro. A administração de minha empresa é murrinha ao extremo, há meses venho implorando por soluções descentralizadas utilizando 5.8, mas empacam no custo do equipamento.

Acredito ser a última vez que encho o saco de todos,

Muito Obrigado.
    Recomendaria a troca das antenas somente se o interesse fosse chegar com o sinal mais longe.... Antena não ajuda a ter mais ou menos clientes (a não ser pelo fato do longe ou perto)..... Sobre interferências, o problema seria se a interferência fosse muito forte e uma antena parabólica, que utiliza uma parábola, poderia sim ter mais problemas com interferências, devido a parabóla refletir quase todas as frequências (inclusive as interferências)... O ideal é utilizar antenas parabólicas apenas em links (devido ao alto ganho).... Sobre o cartão, um SENAO 2511 EXT2 PLUS (200mw) seria bem viável e interessante... Médias de 80 a 120 clientes....

2. Citação Postado originalmente por catvbrasil Ver Post
    Recomendaria a troca das antenas somente se o interesse fosse chegar com o sinal mais longe.... Antena não ajuda a ter mais ou menos clientes (a não ser pelo fato do longe ou perto)..... Sobre interferências, o problema seria se a interferência fosse muito forte e uma antena parabólica, que utiliza uma parábola, poderia sim ter mais problemas com interferências, devido a parabóla refletir quase todas as frequências (inclusive as interferências)... O ideal é utilizar antenas parabólicas apenas em links (devido ao alto ganho).... Sobre o cartão, um SENAO 2511 EXT2 PLUS (200mw) seria bem viável e interessante... Médias de 80 a 120 clientes....
    Muito Obrigado pela dica de cartão.

No caso, considero o uso de antenas com angulação menores apenas para povoar o mesmo angulo de abrangencia (180 graus) com mais antenas, e por consequencia, mais APs. Hoje temos 2 APs, cada um ligado a uma setorial de 90 graus. Supondo que fosse utilizar antenas de 45 graus de angulo (coisa que ainda nem pesquisei, nao sei se existem) ao inves de 2 APs, teria 4.

3. Citação Postado originalmente por jjoyce Ver Post
    Muito Obrigado pela dica de cartão.

No caso, considero o uso de antenas com angulação menores apenas para povoar o mesmo angulo de abrangencia (180 graus) com mais antenas, e por consequencia, mais APs. Hoje temos 2 APs, cada um ligado a uma setorial de 90 graus. Supondo que fosse utilizar antenas de 45 graus de angulo (coisa que ainda nem pesquisei, nao sei se existem) ao inves de 2 APs, teria 4.
    Acho que com 45º de abertura vc não encontrará direcionais... É bem menor o ângulo...

4. Citação Postado originalmente por xandemartini Ver Post
    Acho que com 45º de abertura vc não encontrará direcionais... É bem menor o ângulo...

Aqui em uma área pequena que eu queria abranger (2ª torre), mudei uma antena painel setorial 120ª 17dbi Hiperlink (800,00), por 2 antenas direcionais de grade.... Ficou melhor que com a setorial... É aquilo, devemos aplicar cada antena em cada situação.... Não devemos seguir regras... Cada antena é desenvolvida para uma aplicação, e deve ser analizada antes de aplicarmos no trabalho.......

5. Citação Postado originalmente por catvbrasil Ver Post
    Aqui em uma área pequena que eu queria abranger (2ª torre), mudei uma antena painel setorial 120ª 17dbi Hiperlink (800,00), por 2 antenas direcionais de grade.... Ficou melhor que com a setorial... É aquilo, devemos aplicar cada antena em cada situação.... Não devemos seguir regras... Cada antena é desenvolvida para uma aplicação, e deve ser analizada antes de aplicarmos no trabalho.......
    E vc consegue cobrir os mesmo 120° da setorial com 2 direcionais? Não to duvidando, só tou querendo me informar mesmo... Até pq atendo uma cidade a uns 7 ou 8 km da minha torre com 1 direcional só, tem uns 15 clientes pendurados e 1 direcional somente... Mas acho q bem perto, se não tiver no raio de irradiação não deve pegar né?

Tópicos Similares

1. sou iniciante e preciso de ajuda
    Por no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 1
    Último Post: 11-10-2002, 06:12
  2. Ajuda..Travo tudo.. Help!!
    Por joe_fox no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 2
    Último Post: 27-09-2002, 08:12
  3. Ajuda PCMCIA
    Por vandemberg no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 7