+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Exclamation Dúvidas na compra do Mikrotik AP wireless

    Olá pessoal seguinte sou novo no esquema de mikrotik, minha duvida é a seguinte.... tenho um provedor com

    2 Link dedicados, um de 2 MB e outro de 1MB com router Cisco.

    Link 2MB Servidor Centro da cidade
    1 Servidor em FreeBSD = Controle de banda e proxy, Firewall
    1 AP 2000 com 2 Cartoes = Bridge pura , e controle de MAC nelas
    e nos clintes radios com Linux C3

    Link de 1 MB Bairro mais distante.
    1 Servidor em FreeBSD = Controle de banda e proxy, Firewall
    1 AP 4000 Orinoco = Bridge pura , e controle de MAC nelas

    Tenho em Media de 35 clientes por cartão orinoco. e me falaram que com mikrotik consigo colocar mais clintes , no meu caso eu teria que trocar meus servidores em FreeBSD por mikrotik tbm ou so trocar as APs por Mikrotik????

    e se funciona mesmo eles achei muito interesante mais ate agora não vi nenhum funcionando. Alguem ai poderia da ma ideia com eu montaria uma estrutura nova com os Mikrotik???

    Se inves de eu ter 2 link eupoderia ter uma link dedicado de 4 MB e jogar via antena para o outro ponto de distribuicao em 5.8????? qual e velocidade deste enlace?? numa distancia de 4 Km?

    Valeu ai pessoal, desde ja muito grato.
    Leonardo Simas
    [email protected]

  2. #2
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    olha naum tenho nada contra o mikrotik como servidor mais prefiro ele como ap

    eu uso ele em modo de ap bridge tenho 90 clientes em cada placa

    muito bom

  3. #3
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por leonardosimas Ver Post
    Olá pessoal seguinte sou novo no esquema de mikrotik, minha duvida é a seguinte.... tenho um provedor com

    2 Link dedicados, um de 2 MB e outro de 1MB com router Cisco.

    Link 2MB Servidor Centro da cidade
    1 Servidor em FreeBSD = Controle de banda e proxy, Firewall
    1 AP 2000 com 2 Cartoes = Bridge pura , e controle de MAC nelas
    e nos clintes radios com Linux C3

    Link de 1 MB Bairro mais distante.
    1 Servidor em FreeBSD = Controle de banda e proxy, Firewall
    1 AP 4000 Orinoco = Bridge pura , e controle de MAC nelas

    Tenho em Media de 35 clientes por cartão orinoco. e me falaram que com mikrotik consigo colocar mais clintes , no meu caso eu teria que trocar meus servidores em FreeBSD por mikrotik tbm ou so trocar as APs por Mikrotik????

    e se funciona mesmo eles achei muito interesante mais ate agora não vi nenhum funcionando. Alguem ai poderia da ma ideia com eu montaria uma estrutura nova com os Mikrotik???

    Se inves de eu ter 2 link eupoderia ter uma link dedicado de 4 MB e jogar via antena para o outro ponto de distribuicao em 5.8????? qual e velocidade deste enlace?? numa distancia de 4 Km?

    Valeu ai pessoal, desde ja muito grato.
    Leonardo Simas
    [email protected]
    Vc pode manter seus servidores e simplesmente substituir os AP2000 e 4000 por Mikrotik. O interessante seria fazer o controle de banda no Mikrotik. Nesse ponto aponto em 5.8 q vc sugere fazer, chuto por baixo uns 9 mbps, com visada...

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Benatto Ver Post
    olha naum tenho nada contra o mikrotik como servidor mais prefiro ele como ap

    eu uso ele em modo de ap bridge tenho 90 clientes em cada placa

    muito bom
    Só pra registro... Qual placa vc usa que rola 90 clientes em cada uma?

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por leonardosimas Ver Post
    Olá pessoal seguinte sou novo no esquema de mikrotik, minha duvida é a seguinte.... tenho um provedor com

    2 Link dedicados, um de 2 MB e outro de 1MB com router Cisco.

    Link 2MB Servidor Centro da cidade
    1 Servidor em FreeBSD = Controle de banda e proxy, Firewall
    1 AP 2000 com 2 Cartoes = Bridge pura , e controle de MAC nelas
    e nos clintes radios com Linux C3

    Link de 1 MB Bairro mais distante.
    1 Servidor em FreeBSD = Controle de banda e proxy, Firewall
    1 AP 4000 Orinoco = Bridge pura , e controle de MAC nelas

    Tenho em Media de 35 clientes por cartão orinoco. e me falaram que com mikrotik consigo colocar mais clintes , no meu caso eu teria que trocar meus servidores em FreeBSD por mikrotik tbm ou so trocar as APs por Mikrotik????

    e se funciona mesmo eles achei muito interesante mais ate agora não vi nenhum funcionando. Alguem ai poderia da ma ideia com eu montaria uma estrutura nova com os Mikrotik???

    Se inves de eu ter 2 link eupoderia ter uma link dedicado de 4 MB e jogar via antena para o outro ponto de distribuicao em 5.8????? qual e velocidade deste enlace?? numa distancia de 4 Km?

    Valeu ai pessoal, desde ja muito grato.
    Leonardo Simas
    [email protected]
    Como foi dito abaixo, você pode manter os servidores e trabalhar também com o MK ou pode colocar o MK pra fazer controle de banda, firewall, web-cache, etc etc;;;; Ele é ótimo para fazer todas estas funções e bem fácil de utilizar... Só seria viável você manter estes servidores, se você estivesse rodando alguma coisa que o MK não dá suporte....

  6. #6

    Smile

    Legal pessoal....

    Estive dando uma olhada no na compra de uma AP Mikrotik no site turbolink.com.br mais é melhor eu instalar um servidor com placas wireless ou comprar um aparelho destes????

    Minha idéia hoje e manter meus servidores em FreeBSD e substituir minhas AP 2000 e 4000 da orinoco por mikrotik, a AP que eu to querendo comprar é esta aquiwww.turbolink.com.br ou e melhor eu montar um PC com mikrotik e placa wireless para trabalhar com AP ??? e e eu montar um PC qual é o melhor e qual placa e a indicada para melhor performance???


    Valeu ai pessoal...
    Abraços a todos.

    Leonardo Simas
    Última edição por leonardosimas; 25-02-2007 às 14:22.

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por leonardosimas Ver Post
    Legal pessoal....

    Estive dando uma olhada no na compra de uma AP Mikrotik no site turbolink.com.br mais é melhor eu instalar um servidor com placas wireless ou comprar um aparelho destes????

    Minha idéia hoje e manter meus servidores em FreeBSD e substituir minhas AP 2000 e 4000 da orinoco por mikrotik, a AP que eu to querendo comprar é esta aquiwww.turbolink.com.br ou e melhor eu montar um PC com mikrotik e placa wireless para trabalhar com AP ??? e e eu montar um PC qual é o melhor e qual placa e a indicada para melhor performance???


    Valeu ai pessoal...
    Abraços a todos.

    Leonardo Simas
    Vamos dizer que as "melhores" placas, são baseadas nas melhores para PC... INTEL, ASUS, ABIT são ótimas, mas tem as +- que são muito boas também....

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por catvbrasil Ver Post
    Vamos dizer que as "melhores" placas, são baseadas nas melhores para PC... INTEL, ASUS, ABIT são ótimas, mas tem as +- que são muito boas também....
    Mais acho que eu devo comprar um aparelho pronto MK ou montar um PC???? a AP pronta é
    # Hardware:
    # 266 MHz AMD Geode
    # 128 MB SDRAM
    #
    128 MB cf card

    Valei a pena por 1.400 , por que com R$1.400 eu compro umamaquina bem melhor que o Geode , so nao sei das compactibilidade. dos PCs

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por leonardosimas Ver Post
    Mais acho que eu devo comprar um aparelho pronto MK ou montar um PC???? a AP pronta é
    # Hardware:
    # 266 MHz AMD Geode
    # 128 MB SDRAM
    #
    128 MB cf card

    Valei a pena por 1.400 , por que com R$1.400 eu compro umamaquina bem melhor que o Geode , so nao sei das compactibilidade. dos PCs
    Acho q com R$1.400 vc monta uns 2 PCs MK;;;;; Melhor verificar isso ae!!

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por catvbrasil Ver Post
    Acho q com R$1.400 vc monta uns 2 PCs MK;;;;; Melhor verificar isso ae!!
    Por acaso vc sabe que maquina seria boa pra eu montar montr uma AP com Mikrotik???? nao sendo chato né mais é bom saber com que funciona....

    Valeu ai catvbrasil

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por leonardosimas Ver Post
    Por acaso vc sabe que maquina seria boa pra eu montar montr uma AP com Mikrotik???? nao sendo chato né mais é bom saber com que funciona....

    Valeu ai catvbrasil
    Depende... Se você for fazer proxy, recomendo mínimo de 1,5ghz de processador, 512 de ram e HD de 40.... Utilize um P4 com placa mãe INTEL (é a mais compatível);....

    Se não for rolar proxy, CELERON ou ATHON 1,0 Ghz ou mais, com 256 de ram.... Na verdade a configuração é mais ou menos esta.... vai depender de quanto vc vai investir em cada torre....

  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por catvbrasil Ver Post
    Depende... Se você for fazer proxy, recomendo mínimo de 1,5ghz de processador, 512 de ram e HD de 40.... Utilize um P4 com placa mãe INTEL (é a mais compatível);....

    Se não for rolar proxy, CELERON ou ATHON 1,0 Ghz ou mais, com 256 de ram.... Na verdade a configuração é mais ou menos esta.... vai depender de quanto vc vai investir em cada torre....

    Novamente ....

    Mais eu compro as placas Mini PCI??? ou adptados PCMCIA para os micros????

    Valeu

  13. #13

    Padrão

    Citação Postado originalmente por leonardosimas Ver Post
    Novamente ....

    Mais eu compro as placas Mini PCI??? ou adptados PCMCIA para os micros????

    Valeu
    Se vc trabalha com cartões C9 ( (mini-pci) precisará de adaptadores Mini-PCI x PCI, se for usar cartões SENAO 2511 EXT2 que são PCMCIA, precisará de adaptadores PCMCIA x PCI....

  14. #14

    Padrão

    Particularmente acho melhor voce usar cartões mini-pci.

  15. #15

    Padrão

    Citação Postado originalmente por hideout Ver Post
    Particularmente acho melhor voce usar cartões mini-pci.
    Ambos são ótimos!!

  16. #16
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    vale lembrar que os mini pci CM9 da atheros não são homologados, vc pode usar uma placa Dlink AG530, que usa o mesmo chipset Atheros 5213, tem suporte no MK e é homogada pela Anatel

  17. #17

    Padrão

    Citação Postado originalmente por xandemartini Ver Post
    vale lembrar que os mini pci CM9 da atheros não são homologados, vc pode usar uma placa Dlink AG530, que usa o mesmo chipset Atheros 5213, tem suporte no MK e é homogada pela Anatel
    A SENAO (pcmcia) 2511 EXT2 é homologada!! Versão PLUS é 200mw no cartão!!

  18. #18

    Padrão

    Leonardosimas,

    eu comprei um rádio da linkpower com dois cartoes senao de 200mW cada e to usando antenas setoriais da hyperlink de 90° e 17 dbi cada. Particularmente não troco isso por nada. Eu tava tendo muito problema com trafego e congestionamento. Esse rádio da linkpower da pra cadastrar 200 clientes por cartao. Hj em horário de pico eu tenho uns 50 clientes no cartao 1 e 30 no cartao 2, sem nenhum problema. Eu tentei o Mare 400 antes e nao deu nem pro cheiro. Qto ao servidor eu uso o mikrotik e gosto muito. Minha rede tava um caos, e esse radio linkpower solucionou 90% dos problemas.

    Abraços