+ Responder ao Tópico



  1. #1
    blahh
    Visitante

    Padrão Problema na inicialização

    Estou com um problema durante a inicializacao onde é interrompida durante a checagem do sistema de arquivos (checking all filesystems) e fica por ali durante vários minutos:

    O problema começa após a checagem do hda2 , que aparece de forma diferente: /dev/enms/hda2


    Segue meu fstab:

    # <file system> <mount point> <type> <options> <dump> <pass>
    proc /proc proc defaults 0 0
    /dev/hda6 /media/hda6 vfat defaults,rw 0 0
    # /dev/hda5 -- converted during upgrade to edgy
    UUID=74a09f6d-b4ff-4d18-b1b3-59a9634dc3ee / ext3 defaults,errors=remount-ro 0 1
    # /dev/hda2 -- converted during upgrade to edgy
    UUID=630fe99b-dc0b-4ad4-9419-5bb0c267ec93 /media/hda2 ext3 defaults 0 2
    # /dev/hda1 -- converted during upgrade to edgy
    UUID=2a3a3036-ed88-47ab-af27-e5e981582776 none swap sw 0 0
    /dev/hdc /media/cdrom0 udf,iso9660 user,noauto 0 0

  2. #2

    Padrão

    Você recompilou o seu kernel ultimamente? Atualizou sua distrbuição de alguma forma? Tu utilizava RAID antes?


    Abraços!

  3. #3

    Padrão

    Aliás, qual é a sua distribuição? ocorreu algum desligamento súbito ou coisa semelhante? existe alguma mensagem antes do erro, e qual é exatamente a mensagem de erro?

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por evandrofisico Ver Post
    Aliás, qual é a sua distribuição? ocorreu algum desligamento súbito ou coisa semelhante? existe alguma mensagem antes do erro, e qual é exatamente a mensagem de erro?
    Pelo visto é Ubuntu.

  5. #5

    Padrão

    cara...

    particularmente, nunca vi fstab mais estranho... (ainda sou bem leigo)... já experimentou editar seu fstab manualmente e ajustar de acordo com seu cenário?? faça um backup do fstab, ajuste conforme seu particionamento, e faça teste, não existe perigo em perda de dados, o que pode acontecer é não inicializar...

    valeu

  6. #6
    blahh
    Visitante

    Padrão

    Modifiquei o fstab e ele ficou assim:

    # <file system> <mount point> <type> <options> <dump> <pass>
    proc /proc proc defaults 0 0
    /dev/hda6 /media/hda6 vfat defaults,rw 0 0
    /dev/hda5 / ext3 defaults,errors=remount-ro 0 0
    /dev/hda2 /media/hda2 ext3 defaults 0 0
    /dev/hda1 none swap sw 0 0
    /dev/hdc /media/cdrom0 udf,iso9660 user,noauto 0 0



    Com isso algumas mensagens de erro sumiram, mas o problema de ficar parado ainda fica... ele para no:


    Checking FileSystems...
    Fsck 1.39 [OK]


    e fica uns 2 minutos nisso, ai depois inicializa!!!


    Alguem tem alguma ideia do q pode ser? Outro problema eh q nao tenho permissao para escrita no /media/hda6(vfat), acho q deve ser alguma das opções do fstab...

  7. #7

    Padrão

    cara...

    com relação a leitura e gravação na partição vfat, você pode colocar a opção umask=0000, desta forma você terá acesso ilimitado a patição, tanto para leitura quanto gravação...

    com relação a demora na inicialização, é bem estranho isso... não aparece nenhum tipo de erro??? simplesmente para na mensagem "Checking FileSystems" e depois passa sem nenhuma mensagem???

    dá uma olhadinha nas mensagens do dmesg pra ver se encontra alguma coisa..

    valeu

  8. #8
    blahh
    Visitante

    Padrão

    Cara, realmente não da nenhuma outra mensagem de erro...somente isso!!! isso q eh estranho

  9. #9

    Padrão

    cara...

    instale o smartmontools para fazer ma análise de seu HD...

    depois de instalado, execute o comando:
    # smartctl -t long /dev/hdX
    onde hdX é o HD a ser testado...

    depois de uma hora mais o menos, execute:
    # smartctl -a /dev/hdX
    e veja se aparece algum erro..

    valeu

  10. #10
    blahh
    Visitante

    Padrão

    Na verdade o problema passou a ocorrer depois que configurei a maquina para logar no ldap da empresa, e desde entao ocorrem 2 situações:

    Se estiver com o cabo de rede conectado (rede da empresa) no momento em q a maquina estiver ligando ela fica naquela tela do Checking Filesystems, demora mais passa, agora se nao tiver ligado na rede da empresa, nao passa NUNCA dali...ou seja, eu nao consigo entrar com usuario local na maquina:


    Segue a linhas adicionada no fstab pra conectar no ldap:

    10.100.2.1:/var/homes /var/homes nfs defaults 0 0

  11. #11

    Padrão

    uhmm...

    cara... o que pode acontecer é o seguinte, estar demorando pra montar essa partição nfs...

    o servidor nfs tem firewall ativado??

  12. #12
    blahh
    Visitante

    Padrão

    ai q ta....to usando o Ubuntu Edgy, mais no Dapper o problema nao ocorre !!! deve ser algum bug da versao @!

  13. #13

    Padrão

    uhmm..

    qual tá instalado, o nfs-kernel-server ou o nfs-user-server?

  14. #14
    blahh
    Visitante

    Padrão

    Cara, seguinte...o problema de Checking FileSystems resolvido instalando o nfs-user-server... entretando so resolveu quando a maquina esta sendo ligada com o cabo de rede conectadona rede da empresa (pois ele tenta se conectar ao ldap)

    se eu tento ligar a maquina para uso local(sem estar conectado a rede da empresa) o problema acontece, acredito ser bug do Edgy, pois no Dapper ele funcionava beleza !!!

  15. #15

    Padrão

    você tem outra máquina configurada desta maneira e que esteje rodando também?

    você pode comparar as cofigurações...

    acredito que seja no fstab mesmo, mas não me lembro exatamente qual é...

  16. #16
    blahh
    Visitante

    Padrão

    chequei e as configurações estão iguais: o meu problema agora eh que so consigo usar meu linux se for conectado a rede, através do ldap, fora isso nao consigo

  17. #17

    Padrão

    cara..

    não sei se dá pra ter essa opção depois que configura o micro pra usar uma base LDAP remota, tipo, ou você loga no ldap ou localmente....

  18. #18

    Padrão

    Citação Postado originalmente por blahh Ver Post
    chequei e as configurações estão iguais: o meu problema agora eh que so consigo usar meu linux se for conectado a rede, através do ldap, fora isso nao consigo
    Dá uma olhada no seu arquivo /etc/nsswitch.conf para ver se ele só está procurando usuários no LDAP. Fora isso, pode ser algum problema do PAM.


    Abraços!

  19. #19
    blahh
    Visitante

    Padrão

    bom...meu /etc/nsswitch.conf está desta forma.

    Seria nesse primeiro bloco que ele diz para buscar usuários somente do ldap ?

    passwd: files ldap
    group: files ldap
    shadow: files ldap

    hosts: files dns mdns
    networks: files

    protocols: db files
    services: db files
    ethers: db files
    rpc: db files

    netgroup: nis

  20. #20

    Padrão

    Tenta trocar o "files" das três primeiras linhas para "compat".


    Abraços!