Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Ajuda Canopy

    Olá participantes da lista!

    Estive lendo outras msgs no forum sobre os Canopy da Motorola e fiquei muito interessado.

    Estou numa cidade de 800mil habitantes na qual posso colocar antenas bem no centro, onde tenho visada para praticamente 100% da cidade.

    Tenho muito interesse em levar banda garantida para empresas na regiao periferica, tanto para acesso a internet como para voip.

    Surgiram algumas dúvidas sobre a aplicacao dos canopy:

    - Para cobrir 360 graus tenho que ter quantos radios? Qual o custo disso?

    - A radio que fica no cliente é de 512 certo? Da pra ir colocando mais rádios a medida em que ele precise de mais banda?


    Muito obrigado!
    Fabrício

  2. #2

    Padrão

    para cobrir 360 graus vc tem duas opções
    a primeira é utilizar como a motorola recomenda 6 APs cada um tem cobertura de 60 graus e o alcance medio utilizando no cliente com refletor ate 16km ou mais..
    alem disso vc tem que ter o modulo de gerenciamento de cluster para sincronizar os radios ja que eles trabalham por divisao de tempo e eles poderem trabalhar juntos na mesma torre.

    nesta opcao vc vai gastar em media para o ap simples que tem custo unitario medio de 4mil reais um pouco mais ou um pouco menos , istpo por ap..
    o modulo de gerenciamento de cluster custa em media 3mil ..
    resumindo . para montar um cluster 360 graus canopy simples ( 7mbits agregado por ap configuravel . vc pode esclher a banda por ap que quer pra upload e download dos clientes) vc vai gastar uns 30 mil reais facil..

    se for utilizar o ap advantage que é 14mbits agregado o custo sobe entre 2 e 3 mil reais por ap.
    cada ap suporta no maximo 200 clientes.

    para voip um whitepaper da propria motorola fala que cada access point suporta 37 ligacoes voip , devido a limitacoes de pps e o estudo é somente utilizando voip e nao contando trafego internet. ( 3mil pps).

    o radio cliente (sm) custa em media mil reais comprando pacote fechado de 25 clientes de uma vez só e o cliente é o mesmo esquema do ap suporta 6mbits agregado.valor unitario é em media 2 mil reais.

    agora existe radios cliente mais baratos que sao chamados canopy light so que pelo que li para utiliza-los vc precisa ter aps advantage( o ap mais caro de 14mbits) e ter um software de gerenciamento da motorola que custa entre 2 a 4mil se nao me engano. com isso vc pode comprar os clientes mais baratos que sao os de 512k que custam em media 800 reais unitario e em quantidade uns 600.
    mas precisando de mais banda vc pode comprar licenças de upgrade para atualizar via software a velocidade dos radios.

    acho que é isso
    o equipamento é muito bom praticamente é instalar e esquecer que existe!



    Citação Postado originalmente por FabricioViana Ver Post
    Olá participantes da lista!

    Estive lendo outras msgs no forum sobre os Canopy da Motorola e fiquei muito interessado.

    Estou numa cidade de 800mil habitantes na qual posso colocar antenas bem no centro, onde tenho visada para praticamente 100% da cidade.

    Tenho muito interesse em levar banda garantida para empresas na regiao periferica, tanto para acesso a internet como para voip.

    Surgiram algumas dúvidas sobre a aplicacao dos canopy:

    - Para cobrir 360 graus tenho que ter quantos radios? Qual o custo disso?

    - A radio que fica no cliente é de 512 certo? Da pra ir colocando mais rádios a medida em que ele precise de mais banda?


    Muito obrigado!
    Fabrício

  3. #3
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    e pra fazer ponto a ponto, somente, qual seria os equipamentos da canopy que precisaria? distância de 17 km.. é fácil de alinhar antenas?

  4. #4
    Avatar de marcelomg
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    São Lourenço do Sul, Brazil
    Posts
    1.471

    Padrão

    Citação Postado originalmente por xandemartini Ver Post
    e pra fazer ponto a ponto, somente, qual seria os equipamentos da canopy que precisaria? distância de 17 km.. é fácil de alinhar antenas?
    só duas cpes, cada uma tem 1 w, deve usar o disco refletor.

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por xandemartini Ver Post
    e pra fazer ponto a ponto, somente, qual seria os equipamentos da canopy que precisaria? distância de 17 km.. é fácil de alinhar antenas?
    vc precisa de 1 ap e uma cpe (sm) da 16km com refletor original motorola com refletor zirok da mais...

    com 2 bh ( backhaul) que custa em media o preço de 1 ap com troughput full duplex de 6mbits consegue ate 56km co refletor original em cada ponta.

    ps : tem bh ate de 300mbits agregegado de trafego.. bh comeca com 10mbits ( 6 real) 20mbits 60mbits 150mbits e 300mbits
    Última edição por gustkiller; 25-02-2007 às 23:41. Razão: complementar informacoes

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por marcelomg Ver Post
    só duas cpes, cada uma tem 1 w, deve usar o disco refletor.
    opa marcelo.

    cpe (sm ) nao fala com cpe(sm)

    cpe(sm) so fala com ap .

  7. #7

    Padrão

    Conhecem algum fornecedor com preco bom de Canopy?

  8. #8

    Padrão

    http://www.catsbm.com.br/


    foi o distribuidor que cotei os preços mais pra mim ainda esta inviavel utilizar..

    estou estudando outras tecnologias tambem tem a da Alvarion Breeze Access VL 4.0 que é bem mais robusto que canopy so que é mais caro tambem.

    esse ap da alvarion so pra terem uma ideia suporta 40mil PPS em quanto um ap canopy advantage suporta de 3000 e parece que com firmware novo suporta ate 4500pps

  9. #9
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por gustkiller Ver Post
    vc precisa de 1 ap e uma cpe (sm) da 16km com refletor original motorola com refletor zirok da mais...

    com 2 bh ( backhaul) que custa em media o preço de 1 ap com troughput full duplex de 6mbits consegue ate 56km co refletor original em cada ponta.

    ps : tem bh ate de 300mbits agregegado de trafego.. bh comeca com 10mbits ( 6 real) 20mbits 60mbits 150mbits e 300mbits
    Então eu precisaria somente de 2 backhaul? é fácil de alinhar esses refletores nesses 17 km? e de configurar os mesmos? Pq 6 mb tá mais do que suficiente pra mim, olha só por quanto encontrei:

    Motorola Backhaul de 5,7Ghz de 10Mbps com fonte e refletor - Produto Homologado $3.375,00

    Tá bom esse preço?

  10. #10
    Avatar de marcelomg
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    São Lourenço do Sul, Brazil
    Posts
    1.471

    Padrão

    Citação Postado originalmente por gustkiller Ver Post
    opa marcelo.

    cpe (sm ) nao fala com cpe(sm)

    cpe(sm) so fala com ap .
    Ok, obrigado pela correção.

  11. #11

    Padrão

    de onde voce encontrou canopy por esse preco?

    o site do fornecedor que passaram nao esta funcionando.

  12. #12
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    .:: WDC Networks ::.

    Desculpa, eu já deveria ter mostrado na outra mensagem...

  13. #13

    Thumbs up é isso aí !!!

    Bom saber que a Canopy está crescendo no Brasil.
    Estou trabalhando num projeto que contém vários clusters de Canopy, onde o que trafega em cima são somente Câmeras IP da COMTEX que consomem no máx. 3Mbits(depedendo da quantidade de Frames e a maneira que está configurada o Encoder) , está sendo muito prazeroso trabalhar com equipamentos da Motorola®.

    É uma pena ser tão caros, seria praticamente a solução de várias empresas. só pra ter um idéia : um par de Backhaul de 300Mbs é quase o preço de uma carro zero.

    A propósito, estou meio por fora da homologação: 5.7Ghz ja foi autorizado ?
    se sim, favor alguem sabe o Codigo de homologação.: obrigado.

  14. #14

    Talking e tem mais uma coisa

    Só completando aí para o nosso amigo Fabricioviana

    Para fazer tudo funcionar tem que comprar também a C.M.M. Micro ou C.M.M.2.
    A "C.M.M." é um Switch gerenciável da própria Motorola® que lhe dá suporte para fazer PoE (Power Over Ethernet), ou seja, os rádios são aos mesmo tempo estarão :::
    * Protegidos contra surto;
    * Alimentados pela C.M.M.( voce escolhe a porta RJ-45 que irá sair energia para alimentar o rádio);
    * Terá Fluxo Ethernet(dados) no mesmo cabo UTP que passa energia;
    * Estarão sincornizados com o GPS que é praticamente obrigatório instalar na C.M.M.;
    * Poderá usar a mesma frequencia para o rádio que está de costas pro outro (sem preocupação com RF, desde que os mesmo estejam sincronizados pela mesma "C.M.M.".

    obs.: Tendo a C.M.M. você elimina a fonte externa de 24V.

    e muitas outra mais vantagens que essa maravilha e equipamento faz;
    me corrijam se errei algo.

  15. #15
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por ulix Ver Post
    Só completando aí para o nosso amigo Fabricioviana

    Para fazer tudo funcionar tem que comprar também a C.M.M. Micro ou C.M.M.2.
    A "C.M.M." é um Switch gerenciável da própria Motorola® que lhe dá suporte para fazer PoE (Power Over Ethernet), ou seja, os rádios são aos mesmo tempo estarão :::
    * Protegidos contra surto;
    * Alimentados pela C.M.M.( voce escolhe a porta RJ-45 que irá sair energia para alimentar o rádio);
    * Terá Fluxo Ethernet(dados) no mesmo cabo UTP que passa energia;
    * Estarão sincornizados com o GPS que é praticamente obrigatório instalar na C.M.M.;
    * Poderá usar a mesma frequencia para o rádio que está de costas pro outro (sem preocupação com RF, desde que os mesmo estejam sincronizados pela mesma "C.M.M.".

    obs.: Tendo a C.M.M. você elimina a fonte externa de 24V.

    e muitas outra mais vantagens que essa maravilha e equipamento faz;
    me corrijam se errei algo.
    Agora fiquei com dúvida... se eu comprar só 2 Backhaul de 10 megabits, fecharia um enlace? Vem a fonte junto? Este equipamento que vc citou, seria para melhorar a performance e ter melhor gerenciamento? Se for pra fazer um ponto a ponto simples, 2 BH chegam?

  16. #16

    Padrão

    o cmm é para o seu canopy nao sofrer interferencia de outros canopys pois eles trabalham por divisao de tempo TDMA ai com este modulo com o gps se tiver radios proximos eles conseguem pelo que entendi se conversar e trabalharem em tempos diferentes evitando interferencias.

  17. #17

    Padrão

    Citação Postado originalmente por xandemartini Ver Post
    .:: WDC Networks ::.

    Desculpa, eu já deveria ter mostrado na outra mensagem...
    o preço ta otimo a cotacao que peguei custa 1000 reais a mais

  18. #18
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por gustkiller Ver Post
    o cmm é para o seu canopy nao sofrer interferencia de outros canopys pois eles trabalham por divisao de tempo TDMA ai com este modulo com o gps se tiver radios proximos eles conseguem pelo que entendi se conversar e trabalharem em tempos diferentes evitando interferencias.
    Então se não tiver mais nenhum canopy por perto, meu ou de terceiros, não precisaria desse cmm pelo que entendi né?

  19. #19

    Smile 2 rádios não precisa de CMM

    Citação Postado originalmente por xandemartini Ver Post
    Então se não tiver mais nenhum canopy por perto, meu ou de terceiros, não precisaria desse cmm pelo que entendi né?
    na verdade xandemartini, se for somente um enlace com 2 rádios não precisa de C.M.M.

    Os BH10 (BackHaul de 10Mbits) possuem 3 tipos de sincronia/Alimentação:
    1ª -> A gerada pela CMM (Power Port) - através da alimentação pela CMM;
    2ª -> A gerada pela CMM2 (Timming Port);
    3ª -> Através da fonte externa 24V "(Generate Sync Signal)" - pulso interno; esta opção somente poderá ser usada quando não se tem nenhum outro sistema nas proximidades.

    concluindo: se você acha que na sua região somente você tem Canopy, mãos à obra, não precisa de CMM.

    Mas amigos, não tem nada mais compensador do que ver 6 AP´s pulsando numa C.M.M. num ponto bem alto, e ao chegar do lado cliente basta apenas você erguer a SM nas mãos e ver o rádio dar um "REGISTRED" sem nem mesmo ter instalado a parábola. Você fica só imaginando como que essa porcaria ainda fecha com a outra ? coisa de doido mesmo!

  20. #20
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por ulix Ver Post
    na verdade xandemartini, se for somente um enlace com 2 rádios não precisa de C.M.M.

    Os BH10 (BackHaul de 10Mbits) possuem 3 tipos de sincronia/Alimentação:
    1ª -> A gerada pela CMM (Power Port) - através da alimentação pela CMM;
    2ª -> A gerada pela CMM2 (Timming Port);
    3ª -> Através da fonte externa 24V "(Generate Sync Signal)" - pulso interno; esta opção somente poderá ser usada quando não se tem nenhum outro sistema nas proximidades.

    concluindo: se você acha que na sua região somente você tem Canopy, mãos à obra, não precisa de CMM.

    Mas amigos, não tem nada mais compensador do que ver 6 AP´s pulsando numa C.M.M. num ponto bem alto, e ao chegar do lado cliente basta apenas você erguer a SM nas mãos e ver o rádio dar um "REGISTRED" sem nem mesmo ter instalado a parábola. Você fica só imaginando como que essa porcaria ainda fecha com a outra ? coisa de doido mesmo!
    Beleza amigão, obrigado pela resposta... essa CMM ajuda então no apontamento dos 2 refletores? Quanto custa essa CMM? E a configuração desse troço, é tranquilo?