+ Responder ao Tópico



  1. #1
    CeGo
    Visitante

    Padrão Projeto wireless - Antena Hyperlink - Dúvidas

    E ai pessoal, tudo bem?

    Estou querendo fazer um projeto de distribuição da rede interna na empresa por alguns pontos da cidade. O que eu tenho a princípio é um router D-link wi-fi DI-624, e uma antena HYPERLINK Omni 15DB, (GTNet.com.br :: eShopping - Antena Omni 15Dbi 2,4 GHz HyperGain 360º - Hyperlink >> Equipamentos Wireless: Roteadores, pontos de acesso, antenas, bridges, conectores, pigtails, cabos rgc, centelhadores... Informática: mídias CD-R, CD-RW, DVD-R, cabos.

    Liguei ela direto na saida do meu roteador, mas não consegui emissão de um bom sinal, ficou igual ao da antena convencional do modem.

    A dúvida é o seguinte, alguém poderia me informar qual distância eu consigo alcançar com bom sinal com esse equipamento. É necessário o uso de amplificador ou de algum AP?

    Precisaria de transmitir esse sinal por um raio de 25 km aproximadamente. Essa antena seria a melhor solução?

    Aguardo uma ajuda... Obrigado por enquanto

  2. #2
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Se ligou essa antena e fez teste próximo não terá bons resultados, devido ao ângulo de propagação.

    Essa é uma das melhores, senão a melhor, omni, desde que seja original (atualmente vendem uns produtos clones por ai).

    Quanto ao rádio arrume um melhor, pois esse, para ambiente outdoor, não acredito que seja bom.

    Com essa antena bem posicionada (altura, visada, relevo) e bem instalada (cabos, conectores) e um bom rádio alcançará em torno de 10 KM com bom sinal. Para os 25 KM que deseja pense em montar mais POPs.

  3. #3
    CeGo
    Visitante

    Padrão

    O que seria um bom rádio? Como essa antena tem um pequeno angulo de propagação na vertical, creio que não deva fixá-la em um local muito alto.

    O que eu preciso é de uma área de atuação com um bom sinal de 12km aproximadamente.

    Nas bases receptoras uso qual placa, uma de 54 mpbs resolveria o problema?Tenho umas DWL-G150 da Dlink

    Obrigado

  4. #4
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por CeGo Ver Post
    O que seria um bom rádio?
    um que suporte pelo menos uns 40 simultâneos, permita ajuste de potência, tenha boa sensibilidade.

    Citação Postado originalmente por CeGo Ver Post
    Como essa antena tem um pequeno angulo de propagação na vertical, creio que não deva fixá-la em um local muito alto.
    Errado. Você precisa atingir uma área enorme, se colocar essa antena baixo, esqueça.

    Citação Postado originalmente por CeGo Ver Post
    O que eu preciso é de uma área de atuação com um bom sinal de 12km aproximadamente.
    Leia acima

    Citação Postado originalmente por CeGo Ver Post
    Nas bases receptoras uso qual placa, uma de 54 mpbs resolveria o problema?Tenho umas DWL-G150 da Dlink
    Pelas características de potência dessa placa (se for chipset atheros), deve atingir a área que pretende. Para isso deverá possuir um bom gerenciamento no sistema. Não conheço a funcionalidade desta placa como AP na prática. O pessoal do forum, que usam a mesma, deverá responder com mais propriedade.

  5. #5
    CeGo
    Visitante

    Padrão

    Errado. Você precisa atingir uma área enorme, se colocar essa antena baixo,
    Então você me sugere que eu coloque essa antena em um local alto? Qual a altura?

    Um ap2000 como ap emissor resolveria meu problema?

    Obrigado pela ajuda amigo

  6. #6
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por CeGo Ver Post
    Então você me sugere que eu coloque essa antena em um local alto? Qual a altura?

    Um ap2000 como ap emissor resolveria meu problema?

    Obrigado pela ajuda amigo
    Para definir altura só com projeto completo, com detalhes do relevo e linha de visada.

    Sim, um AP2000 resolveria, mas não para a área que pretende... uns 6 KM com boa qualidade.

    No primeiro post eu falei em 10 KM, mas estrapolei esses valores. Uma antena como a Hyperlink 15 dbi e um bom rádio, para se obter bom sinal nos clientes é interessante trabalhar com distãncias entre 4 e 6 KM.
    Quando mencionei esses 10 KM estava pensando em um rádio da wi-lan, o VIP-124, que atinge esta marca com bom sinal, mas definitivamente este não é o tipo de equipamento que você pretende usar.

  7. #7
    CeGo
    Visitante

    Padrão

    O que preciso mesmo é atingir as bases, que são aproximadamente 50, em um raio de atuação de 12km. Para que possa atingir toda essa distância seria legal usar repetidores. Você acha que usando um ap2000 mais essa mesma antena e repetidores nas 4 direções (Norte, Sul, Leste e Oeste) conseguiria os 12km de raio?

  8. #8
    CeGo
    Visitante

    Padrão

    Sobe, ainda estou precisando de uma solução...

    Obrigado