+ Responder ao Tópico



  1. #1
    salimas
    Visitante

    Padrão Soluções de TI

    Pessoal,
    Gostaria de adotar uma solução free para administrar a rede da universidade que trabalho, preciso de ajudas/sugestões de vocês, ok?
    -------------------
    Situação Atual:
    A internet chega via rádio e é distribuída por um roteador para 3 switches (laboratório, biblioteca e administração). Não há controle nenhum de restrição de acesso à sites, execução de aplicativos, instalações de softwares, etc. Além disso, os usuários 'logam' localmente e, não há uma pasta compartilhada para um determinado usuário.
    -------------------
    Situação Desejada:
    Primeiramente, gostaria de controlar o acesso à internet através de uma máquina servidora com filtros para os acessos. Preciso, também, de configurar um servidor para autenticação de usuários, controlando as permissões para cada grupo de usuários (por exemplo, alunos não poderão instalar softwares e nem executar alguns aplicativos). Por último, precisaria de criar no servidor pastas que cada usuário teria mapeada, para guardar arquivos pessoais (restringindo em 30MB o espaço para cada usuário). Lembrando que as máquinas cliente são Windows XP.
    -------------------
    Não tenho muita experiência com linux, mas vejo que será a melhor opção adotada para esta solução! Gostaria que vocês compartilhassem idéias comigo de como fazer isto, para eu pesquisar mais à respeito.
    Agradeço a todos desde já!

  2. #2

    Padrão vamos por partes:

    "Primeiramente, gostaria de controlar o acesso à internet através de uma máquina servidora com filtros para os acessos. "
    FreeBSD, squid e PF com contrôle de grupos e banda. O squid também faz contrôle de banda, pode ser útil.

    "Preciso, também, de configurar um servidor para autenticação de usuários, controlando as permissões para cada grupo de usuários (por exemplo, alunos não poderão instalar softwares e nem executar alguns aplicativos).
    Por último, precisaria de criar no servidor pastas que cada usuário teria mapeada, para guardar arquivos pessoais (restringindo em 30MB o espaço para cada usuário). Lembrando que as máquinas cliente são Windows XP."
    Samba com LDAP

    Então, resumindo tudo, vc pode apenas usar:

    FreeBSD com PF e controle de banda/grupos, squid (com ou sem controle de banda) e Samba com LDAP.

    Nada muito cavernoso.

    divirta-se
    Última edição por irado; 02-03-2007 às 10:30.

  3. #3

    Padrão

    Dá uma olhada neste link:

    Usando o Samba em um ambiente acadêmico

    Pode dar um help interessante pra você na parte da engenharia geral.


    Abraços!

  4. #4
    salimas
    Visitante

    Talking valeu

    ae pessoal, vejo que já tenho por onde começar com estas dicas!
    muito obrigado!