Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Exclamation 17 dBi x 15 dBi

    Ola pessoal seguinte estou em duvidas entra colocar

    2 Antenas setoriais de 180 Graus de 15 dbi ou
    3 Antenas setoriais de 120 graus 17 dBi ????


    ambas elas Hyperlink

    minha opniao e colocar 2 antenas de 180 graus e 15 dBi por motivos de interferencia de sinal.... minha cidade esta meia poluida... se eu estive errodo me avisa...


    falow ai pessoal.

  2. #2

    Padrão

    Pq vc nao coloca duas setoriais de 180° de 17 dbi??? É o que eu uso aki na minha cidade. Com duas antenas dessas e um cartão para cada antena com 200 mw vc vai ver que nao vai dar problema. Foi vc num outro fórum que falou sobre os rádios linkpower? Eu uso um aki na minha torre e achei excelente.

    Espero ter ajudado.

  3. #3

    Red face

    Citação Postado originalmente por Pantanero2006 Ver Post
    Pq vc nao coloca duas setoriais de 180° de 17 dbi??? É o que eu uso aki na minha cidade. Com duas antenas dessas e um cartão para cada antena com 200 mw vc vai ver que nao vai dar problema. Foi vc num outro fórum que falou sobre os rádios linkpower? Eu uso um aki na minha torre e achei excelente.

    Espero ter ajudado.

    O unico problema é que nao achei antena Hyperlink de 180° de 17 dbi....

  4. #4

    Padrão

    acho melhor deixa uma quantidade maior para acesso, pois com 3 antenas você vai usar em 3 radios ou 3 placas ou 3 cartões, sendo assim conseguir colocar mais clientes e não força tanto os radios.
    use 3 antenas de 120

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por tuxbrasil Ver Post
    acho melhor deixa uma quantidade maior para acesso, pois com 3 antenas você vai usar em 3 radios ou 3 placas ou 3 cartões, sendo assim conseguir colocar mais clientes e não força tanto os radios.
    use 3 antenas de 120
    Problema e só como eu falei é as interferencia de sinal.... isso me prejudica pois em minha cidade esta muito cheia de interferencia de sinal.....

    Abaixo vou anexar um arquivo do netsubler mostrando os sinais que eu capturei em cima de um predio no centro da cidade....

    http://www.vlnet.com.br/public/wirel...o-02-03-07.ns1

    valeu ai...
    Arquivos Anexos Arquivos Anexos

  6. #6

    Padrão

    Rapaz, quase tive um troço quando vi seu arquivo do netstubler... só Jesus pra te salvar.. hehehe

    Como dá para trabalhar assim ?

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alamdias Ver Post
    Rapaz, quase tive um troço quando vi seu arquivo do netstubler... só Jesus pra te salvar.. hehehe

    Como dá para trabalhar assim ?
    na verdade muitos daqueles sao radio de usuario com wireless dentro de casa nao sao provedores de internet.... mais mesmo assim gera interferencia... complicado mais falando bem a verdade ate esta funcionando bem !!! o unico problema é uns caras na cidade que colocam Radio de qualquer ADSL para distribuir pra os vissinho deles ....

  8. #8

    Padrão

    Aquí vai minha humilde opinião, mas se for possível implantá-la, creio ser a melhor opção...

    4 antenas setoriais de 90° surtem melhor efeito quanto em locais com muita interferência. Melhor do que 2 de 180° e do que 3 de 120 °.

    Com um ângulo menor, de 90°, concentra-se todo o sinal do rádio em 1 direção, ao mesmo tempo que recebe sinal apenas dessa área limitada à 90°; diminuindo a captação de interferências indesejadas das laterais! Isso é altamente benéfico e melhora e muito todo o desempenho de sua rede!

    Nesse sentido, 6 antenas de 60° surtiriam efeito ainda melhor... mas tal alternativa deve ser muito bem estudada, devido a disponibilidade de canais livres no local.

    Quanto ao Hardware de RF utilizado, temos vários colegas desse fórum que defendem como a melhor opção, a placa PCMCIA Senao NL-2511CD PLUS EXT2 com adaptadores PCI x PCMCIA numa placa mãe com Mikrotik .

    Segundo quem as utiliza, afirmam ser possível 80 a 100 clientes em cada cartão - impossível com qualquer outro placa. Além disso, é a menos susceptível a interferências - melhor até mesmo do que qualquer outra com chipset Atheros, nesses dois quesitos !

    Se quiserem mais informações, procurem os posts do "David Marcondes" - catvbrasil (ele é o cara !) - neste fórum, ou enviem uma mensagem privada ao mesmo e peça a opinião dele neste post aquí - para que nós e outros possam usufruir das informações!

    Qualquer dúvida, estamos a disposição...
    -

  9. #9
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    w4rh4ck3r, está correto em quase tudo que disse. Só não concordo que o SENAO seja a melhor opção. Este cartão "grita muito mas ouve pouco", ou seja, em ambientes de espectro poluído, você precisa de mais sensibilidade, além das configurações, conforme você mesmo citou acima.

    O SENAO ainda possui um outro problema, se quem utilizá-lo seguir as normas da Anatel; foi homolgado para uso com antena de ganho máximo de 13,8 dbi, então neste caso, se possuir uma antena de maior ganho associada ao mesmo, estará em desacordo com as normas.

    Já fiz testes com SENAO e sinceramente nunca vi o mesmo trabalhar bem com muitos clientes simultâneos, mas não sei como o pessoal que utiliiza o mesmo opera e quanto de banda libera aos clientes. Para ambientes de espectro poluido um cartão orinoco 802.11b Silver ou Gold funciona 10 vezes melhor que o SENAO.

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por sergio Ver Post
    w4rh4ck3r, está correto em quase tudo que disse. Só não concordo que o SENAO seja a melhor opção. Este cartão "grita muito mas ouve pouco", ou seja, em ambientes de espectro poluído, você precisa de mais sensibilidade, além das configurações, conforme você mesmo citou acima.

    O SENAO ainda possui um outro problema, se quem utilizá-lo seguir as normas da Anatel; foi homolgado para uso com antena de ganho máximo de 13,8 dbi, então neste caso, se possuir uma antena de maior ganho associada ao mesmo, estará em desacordo com as normas.

    Já fiz testes com SENAO e sinceramente nunca vi o mesmo trabalhar bem com muitos clientes simultâneos, mas não sei como o pessoal que utiliiza o mesmo opera e quanto de banda libera aos clientes. Para ambientes de espectro poluido um cartão orinoco 802.11b Silver ou Gold funciona 10 vezes melhor que o SENAO.
    Ola pessoal seguinte eu estava pensando em colocar 3 setoriais de 120 graus e 3 placas DLink G520 pois como eu estou montandoo provedor novo seria minha melhor opcao em custo beneficio.... mais a ideia de 4 de 90 graus vai encarecer um pouco meu projeto.... alias uma outra pergunta to afim de usar Hyperlink tem alguma mais barata que substitua?????

    valeu a dica ai..
    w4rh4ck3r
    e sergio

  11. #11
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por leonardosimas Ver Post
    Ola pessoal seguinte eu estava pensando em colocar 3 setoriais de 120 graus e 3 placas DLink G520 pois como eu estou montandoo provedor novo seria minha melhor opcao em custo beneficio.... mais a ideia de 4 de 90 graus vai encarecer um pouco meu projeto.... alias uma outra pergunta to afim de usar Hyperlink tem alguma mais barata que substitua?????

    valeu a dica ai..
    w4rh4ck3r
    e sergio
    Se o material que tem disponível neste momento é este, monte assim. Antes pingar do que secar. À medida que os recursos ficarem disponíveis altere a infraestrutura, de acordo com as necessidades.
    Lembrando que G520 não é homologada para uso com antena que não seja original e essas antenas Hyper também não são homologadas, e praticamente são as peças mais caras que vai comprar.

    Antenas que possuem qualidade comparável, ou até melhor que as hyper, são as TSM Antennas, mas não sei os preços; faz uma consulta lá.

    Existe também as antenas setoriais da .::Ideal Antenas Profissionais::. que até pouco tempo atrás tinham bons preços. Não são um colosso, mas em termos de transmissão executam bem o seu papel.

    Essas duas marcas de antenas que mencionei são homologadas pela Anatel.

  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por sergio Ver Post
    Se o material que tem disponível neste momento é este, monte assim. Antes pingar do que secar. À medida que os recursos ficarem disponíveis altere a infraestrutura, de acordo com as necessidades.
    Lembrando que G520 não é homologada para uso com antena que não seja original e essas antenas Hyper também não são homologadas, e praticamente são as peças mais caras que vai comprar.

    Antenas que possuem qualidade comparável, ou até melhor que as hyper, são as TSM Antennas, mas não sei os preços; faz uma consulta lá.

    Existe também as antenas setoriais da .::Ideal Antenas Profissionais::. que até pouco tempo atrás tinham bons preços. Não são um colosso, mas em termos de transmissão executam bem o seu papel.

    Essas duas marcas de antenas que mencionei são homologadas pela Anatel.

    blz... tive ja cotando as TSM mais o pessoal ainda nao respondeu.... com relacao os radio quais os indicado e homologados pela anatel????? para trabalhar com MK...

  13. #13

    Padrão

    Desculpe, Sérgio, não quiz causar polêmica - concordo plenamente com vossa opinião! Além do mais, não possuo vossa experiência no assunto, e nem tenho experiência na prática quanto a isso (interferência e clientes simultâneos).

    Tudo que apresentei, foi baseado em opinião minha, baseada principalmente baseada em posts do catvbrasil (que eu admiro e respeito muito, pela competência e experiência).

    Ele utiliza a placa citada e outras no provedor do Rio, onde trabalha - com muitos clientes e muita interferencia - além de dar suporte e consultoria a vários outros provedores com diversos tipos de placas; possuindo vasta experiência nesses quesitos.

    Portanto, encontro-me na dúvida de qual placa é melhor nessas situações, frente a opinição divergente desses dois "feras" em wireless...

    Sergio, que placa você utilizaria nessa situação, com uma potência razoável - uma vez que, mesmo havendo interferência, o sinal deveria abranger uma grande área?
    -

  14. #14

    Padrão

    rapaz quando for ver o custo dessas antenas que você quer usar vai acabar usando as 90 graus 14dbi que hoje ta em torno de R$ 450, e as TSM de 15 90 graus ta R$ 705, muito mais caras que a hyperlink, melhor solução é as 14 hyperlink, o problemas com os radios para interferir no seu sinal ai só sentando com os donos deles o negociando, compre as hyperlink na polarização que esteja em menos uso ai na sua cidade.

  15. #15

    Padrão

    Citação Postado originalmente por tuxbrasil Ver Post
    rapaz quando for ver o custo dessas antenas que você quer usar vai acabar usando as 90 graus 14dbi que hoje ta em torno de R$ 450, e as TSM de 15 90 graus ta R$ 705, muito mais caras que a hyperlink, melhor solução é as 14 hyperlink, o problemas com os radios para interferir no seu sinal ai só sentando com os donos deles o negociando, compre as hyperlink na polarização que esteja em menos uso ai na sua cidade.
    Tenho um outro grando problema na cidade é que tem que ser homologado meus equipementos pois tem um provedor na cidade que qualquer coisa ele denuciam para anatel entao alem de tudo isso tenho que me encomodar com os cara que ficam denuncinando os sem autorga...claro que tem que ter a licenca mais e complicado.... os que me deixa na duvida e se eu colocar os Hyperlink nao vai dar problema com a anatel???

  16. #16

    Padrão

    Dependendo da distancia, vc pode usar 3 de 90 que da para fechar 360o quanto ao cartao a g520 e homologada apenas para uso com antena que vem junto com ela, procure a ag530 que e mais facil de achar ou g510 com um custo igual a g520.



    Citação Postado originalmente por leonardosimas Ver Post
    Ola pessoal seguinte eu estava pensando em colocar 3 setoriais de 120 graus e 3 placas DLink G520 pois como eu estou montandoo provedor novo seria minha melhor opcao em custo beneficio.... mais a ideia de 4 de 90 graus vai encarecer um pouco meu projeto.... alias uma outra pergunta to afim de usar Hyperlink tem alguma mais barata que substitua?????

    valeu a dica ai..
    w4rh4ck3r
    e sergio

  17. #17

    Padrão

    mais ela e boa quanto a g520???? valeu

    Citação Postado originalmente por oyama Ver Post
    Dependendo da distancia, vc pode usar 3 de 90 que da para fechar 360o quanto ao cartao a g520 e homologada apenas para uso com antena que vem junto com ela, procure a ag530 que e mais facil de achar ou g510 com um custo igual a g520.

  18. #18

    Padrão

    opa mais a g530 nao e 5.8????

    Citação Postado originalmente por oyama Ver Post
    Dependendo da distancia, vc pode usar 3 de 90 que da para fechar 360o quanto ao cartao a g520 e homologada apenas para uso com antena que vem junto com ela, procure a ag530 que e mais facil de achar ou g510 com um custo igual a g520.

  19. #19

    Padrão

    Citação Postado originalmente por oyama Ver Post
    Dependendo da distancia, vc pode usar 3 de 90 que da para fechar 360o quanto ao cartao a g520 e homologada apenas para uso com antena que vem junto com ela, procure a ag530 que e mais facil de achar ou g510 com um custo igual a g520.
    a g 510 funciona no MK????? valeu

  20. #20
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por w4rh4ck3r Ver Post
    Desculpe, Sérgio, não quiz causar polêmica - concordo plenamente com vossa opinião! Além do mais, não possuo vossa experiência no assunto, e nem tenho experiência na prática quanto a isso (interferência e clientes simultâneos).
    sem desculpas... meu intuito não é polêmica também, só uma visão diferente sobre o assunto, com base em experiência própria.

    Citação Postado originalmente por w4rh4ck3r Ver Post
    Tudo que apresentei, foi baseado em opinião minha, baseada principalmente baseada em posts do catvbrasil (que eu admiro e respeito muito, pela competência e experiência).

    Ele utiliza a placa citada e outras no provedor do Rio, onde trabalha - com muitos clientes e muita interferencia - além de dar suporte e consultoria a vários outros provedores com diversos tipos de placas; possuindo vasta experiência nesses quesitos.
    Não conheço a cidade do Rio, mas imagino que é poluído o espectro, uma vez que em outra lista que participo, sempre vejo provedores de lá.

    Citação Postado originalmente por w4rh4ck3r Ver Post
    Portanto, encontro-me na dúvida de qual placa é melhor nessas situações, frente a opinião divergente desses dois "feras" em wireless...

    Sergio, que placa você utilizaria nessa situação, com uma potência razoável - uma vez que, mesmo havendo interferência, o sinal deveria abranger uma grande área?
    -
    Numa situação de interferência, faria o que melhor pode ser feito: montaria vários pequenos POPs com cartões de baixa potência e boa sensibilidade e antenas de baixo ganho, como setoriais de 10 dbi ou 12 dbi, com número menor de usuários simultâneos quanto possível. Garantiria a qualidade e estabilidade do serviço.

    Caso a opção não seja possível devido ao baixo poder de investimento, usaria os cartões orinocos, mesmo obsoletos atualmente, com antenas setoriais de 17 dbi e 90° hyperlink (homologadas) com AP 2000, star0s ou HermesAP
    Última edição por sergio; 03-03-2007 às 19:49.