Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Ovislink WLA 5000AP = 100 clientes simultâneos

    E ai Pessoal, estava pensando estes dias e perguntei para a propria fabricante do wla 5000 ap a airlive(ovislink) sobre a capacidade de segurar clientes simultaneos em modo ap. ja que o este modelo de radio tem chipset atheros abg que é famoso por sua qualidade e tem processador mips r4000 64bits de 180 mhz e 32mb de memoria ram.. como as routerboards tem processador mips tambem a frequencia um pouco maior apenas . pensei , sera que esse wla5000 ap nao serve como um excelente access point em 2.4ghz? entao mandei um email para o suporte da airlive em taiwan e me responderam prontamente. veja o email e comentem o que acham disto?

    Data: Mon, 5 Mar 2007 13:18:21 +0800 [02:18:21 BRT]
    De: Airlive Support Team <[email protected]>
    Para: [email protected]
    Assunto: RE: Important Question about WLA 5000 AP
    Cabeçalhos: Exibir Todos os Cabeçalhos

    Dear Sir

    How are you,

    WLA5000AP are support 100 simultaneous user.

    Thanks for choosing AirLive products, any comment or feedback will be
    appreciated.

    Best Regards

    John Lai
    AirLive Support Team

    -----Original Message-----
    From: gustavo@xxxxxxx [mailto:gustavo@xxxxxxx]
    Sent: Saturday, March 03, 2007 9:29 PM
    To: [email protected]
    Subject: Important Question about WLA 5000 AP

    Hi i really would like to know how many simultaneous associations the
    wla 5000 ap v2 can handle?

    thanks!

  2. #2
    Avatar de marcelomg
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    São Lourenço do Sul, Brazil
    Posts
    1.471

    Padrão

    Qulaquer radio pode suportar esse numero de clientes, mas isso não quer dizer que vc terá qualidade no seu serviço, não tem muita importancia a marca ou chipset na velocidade em 2.4 ghz, Claro que Atheros é mais robusto e tolerante a falhas. imagina 2 megabits divididos por 100? a garantia de banda do seu cliente é 20 kbps, sim; nessa frequencia 2 mb real é uma velocidade mediana para esse protocolo! isso se todos se conectarem a 11 mb com sinal superior a 60 dbm.

  3. #3

    Padrão

    mesmo que ele funcione com 100 clientes não acho legal um setup com apenas 1 radio e uma omini, sempre do preferência em usar setorial e mais radios, tem lugares pequeno que tenho internet que eu coloco a torre em um lugar para uma setorial só cobrir para não usar omini, quando cresce a clientelas coloca 2 de 90 para dividir a quantidade por radio, por causa dessas garantias de trafego que realmente passa, rodar com o radio no extremo não é bom, sempre deixe um margem livre para melhor desenpenho, mesmo send com chipset que for ou cartão

  4. #4

    Padrão

    eu vou utilizar 4 radios desse em 4 paineis de 90 graus ..

    tou falando sobre isso devido a o pessoal usar linux ap em routerboard com processador equivalente usando 2 cartoes e nao 1 so e garantir 100 clientes conectados por cartao , obvio que nao daria certo devido a banda e etc.. mas suportando mais clientes que ap 2000 como este parece que suporta usando 1 cartao só ou swl 3300, vale a pena testar

    depois posto resultados!

  5. #5

    Padrão

    Agora fiquei bastante curioso
    para saber como vai se comportar
    o Ovislink WLA 5000AP como AP 2.4

    Mantem o forum informado da performance
    e se puder tirar umas fotos da implementação seria legal

    Abraços

  6. #6

    Padrão

    nao se preocupem vou manter informado pq pode ser uma solucao interessante

    hj deve estar chegando os 4 radios, ate o final da semana ja estarao nas caixas hermeticas com as hyperlink!

  7. #7

    Padrão

    estamos esperando o resultado ai que pode ser uma boa solução de setup

  8. #8

    Padrão

    Tem tudo para ser uma boa solução

    tem o dobro da memoria do AP2000 - 32 mb
    tem chipset Atheros
    vamos ver se o firmaware
    esta sólido o suficiente para aguentar bastantes clientes


    Abraços
    Última edição por iceboxrj; 05-03-2007 às 12:29.

  9. #9

    Padrão

    atheros tem um diferencial de TODOS os outros.. ele faz quase milagre...

    mas suporta essa margem sim.. e acho que ateh com qualidade..

  10. #10
    Leonardo Brazilian Sat
    Visitante

    Padrão

    Bom dia!

    Bom eu também aguardo o resultado, pois em 5,8GHZ como ap não teve muito sucesso.


    Grato...

  11. #11

    Padrão

    Leonardo Brazilian Sat

    como chegou essa info ate vc
    do WLA 5000 como AP em 5,8GHZ não ter funcionado bem??

    Abraços

  12. #12
    Avenger
    Visitante

    Padrão

    É... a distância entre ele 'aguentar' 100 clientes 'segundo o que diz o suporte técnico' e 'ele aguentar na prática', pode ser beem longa... E também que nem o pessoal já falou 'funcionar funciona, mas despenca a qualidade'.

    Se bem que sou meio suspeito prá falar desse AP... Eu tentei fazer um enlace ponto-a-ponto com ele (com duas direcionais, uma apontando prá a outra, fazendo o que já vi aqui ser referido como 'backbone'), e ao testar um do lado do outro, funciona beleza, quando subimos os prédios e colocamos os aparelhos lá... nem sinal de vida. (sim, as antenas são 5.8GHz)

  13. #13

    Padrão

    Avenger, procure insformações aqui no forum sobre esse radio, são exelentes radios desde que configurados da forma correta, tenho deles aqui e gosto muito tem gente aqui com 27km passando 4mb como o marcelovoax (acho que eh ele), provavel que você não tenha feitas as modificações que ele precisa para funcionamento pleno.

  14. #14

    Padrão

    Avenger, voce apenas esqueceu de ajustar o ACK !! apanhei uma manha inteira de um ponto a ponto... quando estava desistindo.. lembreo do ACK !!

    fiz o calculo correto para a distancia.. e funcionou mto bem ... nunca caiu.. tem uns 4 meses que ta up.. sem cair

  15. #15

    Padrão

    eu vou testar ele tambem como ap em 5.8 com antena setorial de 17db 5.8 pra testar tambem essa semana ou no proximo.

  16. #16

    Padrão

    Ola atualizando o topico

    este fds me bati com ele usando setorial hyperlink 17db polarizacao vertical( unica que tem da hyper pra 5.8 de 17db) e nao tive bons resultados..

    distancia de 1km , utilizando como cliente antenas zirok wll455 snr de 30db

    consegui pingar o radio so que nao transferia nada ou quando transferia era extremamente lento, perdendo pacotes. achei muito estranho e lembrei que um ptp que eu fiz com 19 de snr o radio transferia a uma velocidade muito boa com ping baixo. o que me leva acreditar que se o radio esta pegando 30 de snr distancia curta, com tudo configurado direitinho, ack , canal e etc. so pode ser problema de polarizacao das antenas.. a antena da zirok é segundo manual , polarizacao LINEAR: ( nao entendi este termo) e a hyper é 17db.. devo estar devolvendo a setorial amanha. isto se alguem nao der alguma luz ou confirmar que é incompativel a zirok com polarizacao vertical. saiu do predio as 2 da manha sem resultados bons.

    é isso ai , breve teste em 2.4

  17. #17

    Padrão

    tentaste rodar o polarizador /alimentador
    da zirok para outras posições
    para alem da original?


    verificaste o pigtail?
    ta 100%?


    Abraços

  18. #18

    Padrão

    valeu icebox! nao me toquei que poderia mudar a polarização mechendo ali na frente, vou fazer isto amanha cedo e comunico ao pessoal se resolveu!

  19. #19

    Padrão

    ta com cara mesmo de ser polarizaçõa

    tenho essas wla rodando aqui.. 3km em linha reta... funcionando showwwwwwwwwwwww

  20. #20

    Padrão

    alo, eu estou com um 5000AP V2 como clinete de um MK con ag530 em 5.8 em teste na bancada, so que estou com um problema, quando eu consigo conectar e navegar atraves do 5000AP , se eu reiniciar o 5000ap ele nao navega mais , mas continua conectado no MK.ja fiz teste de tudo que e tipo, inclusive tenho um dlink 7100 e ligo como cliente do MK ,igual ao 5000ap , com o dlink funciona tudo perfeito, posos reiniciar sem problemas,alguem ja usou como clinte do mk ou so como ptp entre eles.