+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Up grade no Mikrotik

    Olá pessoal,
    Tenho lido bastante esse forum, aprendi muito e ainda vejo que tenho muito pra aprender.
    Gostaria da opinião de vocês qual a melhor opção para um up grade de meu sistema. Vou tentar descriminá-lo para que vocês possa entende-lo melhor.
    Tenho um linkde 1mb, tenho um servidor com processador celeron 2,13 com 1gb de memória e hd de 80, nele está instalado linux e servidor pppoe, do servidor tenho um ponto-a-ponto para a torre onde tem um mk, estou utilizando 2 zinwell g120 para esse ponto-a-ponto. Na torre tenho a zinwell que se conecta a um switch que por sua vez se conecta ao mk, que tem um processador pentium 4 2,4 com 512mb e um cartão de 256mb, no mk tenho duas dlink A520, onde uma está ligada a uma omini de 15dbi, pois a torre fica fora da cidade, em cima de uma serra. E a outra A520, está fazendo um ponto-a-ponto com outro mk que fica numa cidade próxima (14km). Lá na outra cidade tenho esse mk com 2 dlink também A520, uma que faz o ponto-a-ponto e outra conectada a omini de 8dbi.
    Além desses ptp´s, tenho outros através de zinwell g120, na primeira torre que mencionei anteriormente.
    Bom, em alguns momentos, alguns clientes reclamam de queda na velocidade de navegação. Então, conversando com uns amigos que tem também provedor, achamos melhor mudar todos os ptp´s de 2,4 para 5,8. Como a verba é pouca, iremos fazer passo a passo.
    Ai vem as minhas dúvidas.
    1 - Eu devo colocar um mk no servidor também? Para fazer o ptp, do servidor para torre ?
    2 - No mk que fica na primeira torre a placa-mãe tem apenas 3 slots pci, pois tinha uma com 4, mas queimou, e só consegui de última hora essa. Como está difícil conseguir placa-mãe para intel com mais de 4 pci, ví no forum que o pessoal utiliza processadores AMD. A minha dúvida nessa questão é:
    2a - Não tem problemas de aquecimento com esse processadores, não tem problema de instabilidades?
    3 - Quais as placas que devo usar no mk para substituir as Dlink A520, para usar no ptp de 5,8. Eu achei umas mini pci CM9 com chipset Atheros, só que ela só tem 63mv, esta serve ou só a atheros de 400mv?
    4 - Que placa-mãe que vocês indicariam para substituir a que tenho na torre. Se os processadores AMD funcionarem bem, podem me indicar também para eles.
    Outra coisa que gostaria de mensionar que logo logo, pretendo aumentar meu link para 2 mb e assim por diante.
    Gostaria de lembrar a vocês, que iremos fazer essas mudanças gradativamente, por falta da verba, então gostaria que vocês me indicassem equipamentos que funcionam bem e que não fossem caros.
    Desde já agradeço a todos pela atenção.

  2. #2

    Padrão

    Citação Postado originalmente por endnet Ver Post
    Ai vem as minhas dúvidas.
    2 - No mk que fica na primeira torre a placa-mãe tem apenas 3 slots pci, pois tinha uma com 4, mas queimou, e só consegui de última hora essa. Como está difícil conseguir placa-mãe para intel com mais de 4 pci, ví no forum que o pessoal utiliza processadores AMD. A minha dúvida nessa questão é:
    2a - Não tem problemas de aquecimento com esse processadores, não tem problema de instabilidades?
    (...)
    4 - Que placa-mãe que vocês indicariam para substituir a que tenho na torre. Se os processadores AMD funcionarem bem, podem me indicar também para eles.
    Em relação ao processador AMD e placas compatíveis, não terá problemas. Os processadores Socket 754 e AM2, não dispensam cooler, mas são bem resistentes e sem instabilidades.

    Existem n variedades de placas mãe, Gigabyte, MSI e outras. Acho importante checar detalhes de configurações das placas que escolher, slots, capacidade de ligar sozinha após falta de energia e outras próprias da função que exercerá em sua torres.

    Espero ter ajudado.